Avaliação Educacional Externa

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional

O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

Tipos de Avaliação Pequena escala Larga escala Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

Avaliação Interna/Escola Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Avaliação Interna/Escola Processo da aprendizagem AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Externa/Sistemas Testes de proficiência Questionários contextuais Desempenho dos alunos

A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia e no que podemos fazer com os resultados. Como avaliar? Especificação da ferramenta O que fazer com a avaliação? Uso da ferramenta

Contribuição da avaliação em larga escala 4. Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo. 3. 2. 1.

Vantagens de um sistema próprio de avaliação Por quê? - Objetivo - Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação)

Como funciona a avaliação em larga escala?

O que é avaliado?

INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES Matriz de Referência @@@@@ INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES

Como os testes são montados? Distribuídos em vários cadernos Itens Organizados em blocos

Alternativas de reposta O item e suas partes Enunciado Suporte Comando Gabarito Alternativas de reposta Distratores

Como os testes são corrigidos? Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

Uso da TRI na produção das medidas A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

Como os valores de proficiência são gerados? Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa... Dormir com pés para fora da cama Alcançar prateleira superior Alcançar malas no bagageiro 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m ... podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

A escala de proficiência: Cada item mede algo que o aluno sabe fazer, todos eles associados à proficiência. Isso permite colocar numa mesma “régua” – escala – todas as habilidades. Como há uma progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordenar estas habilidades segundo sua complexidade e ordená-las nessa “régua” comum para estimar o desempenho.

Escala de Proficiência A nossa “régua” para o desempenho @@@@@ INSERIR CÓPIA DA ESCALA

Como interpretar os resultados de proficiência? Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

Dimensões avaliadas

Atividade Relacione a imagem a seguir com as desigualdades sociais existentes na escola e responda: Como as medidas educacionais podem ser usadas para superar a situação representada pela figura?

Outras dimensões avaliadas Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares Fatores socioeconômicos Gestão e administração Fatores familiares Prática pedagógica Fatores individuais Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

Ilustrando o nosso desafio

Avaliação Educacional Externa www.caed.ufjf.br