DESAFIOS PEDAGÓGICOS E GERENCIAIS

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Transcrição da apresentação:

DESAFIOS PEDAGÓGICOS E GERENCIAIS 22º ENCONTRO PEDAGÓGICO O CURSO MÉDICO: DESAFIOS PEDAGÓGICOS E GERENCIAIS

(DEPARTAMENTO OU UNIDADE DE EDUCAÇÃO MÉDICA) DIRETORIA FCM DEPARTAMENTOS ICB DISCIPLINAS SERVIÇOS FENSG CONSELHO DE GRADUAÇÃO (DEPARTAMENTO OU UNIDADE DE EDUCAÇÃO MÉDICA)

PRODUTOS APÓS O 21º ENCONTRO PEDAGÓGICO COMISSÃO DE PLANEJAMENTO ( cinco docentes fixos) – Responsáveis:Profª Analíria Pimentel e Profº Fernando Gusmão 11 REUNIÕES VERSANDO SOBRE A MELHOR INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS, EM COMPLEXIDADE CRESCENTE – FCM+ICB COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROCESSO (antiga CPA – cinco docentes fixos) – Responsáveis: Profº Luiz Gonzaga, Profª Eveline Samary e Profº Divaldo Sampaio 18 REUNIÕES AVALIANDO O CURSO MÉDICO SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DO SINAES Pontuação maior na avaliação da Coordenação do Curso Dificuldades na infra-estrutura e Avaliação Discente em todos os níveis

PRODUTOS APÓS O 21º ENCONTRO PEDAGÓGICO COMISSÃO ENSINO NA COMUNIDADE (todos os docentes envolvidos no ensino na comunidade) Responsáveis: Profª Bernadete Antunes e Profª Paulette Cavalcanti Representante da FCM no GT instituído por Portaria (GAB/SS/PCR nº 105/07) – normatização da Rede Municipal de Saúde como área de integração ensino-serviço com vistas à definição do campo de formação profissional de estudantes de graduação e pós-graduação em Medicina – projeto SUS-Escola ( 12 reuniões) Reuniões ordinárias semanais

PRODUTOS APÓS O 21º ENCONTRO PEDAGÓGICO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DISCENTE (cinco docentes fixos) – Responsáveis: Profº Luiz Eduardo Miranda, Profª Sônia Tavares Mantendo reuniões inicialmente semanais – atualmente quinzenais Regimento da CADIS

PRODUTOS APÓS O 21º ENCONTRO PEDAGÓGICO COMISSÃO DE INTERNATO – Responsáveis: Profª Fernanda Fernandez e Profº José Carneiro Leão – integrando Preceptores da Rede Sus Estadual Municipal Reuniões trimensais Inovações na Avaliação do Interno Aguarda a Tutoria Docente a Distância (Ambiente Virtual do Interno – AVI – EAD)

PRODUTOS APÓS O 21º ENCONTRO PEDAGÓGICO INTEGRAÇÃO COPLAN/CEC-SUS 4 OFICINAS: OBJETIVO: INTEGRAÇÃO VERTICAL “O QUE SE QUER QUE O ESTUDANTE ADQUIRA DE HABILIDADES, ATITUDES E CONHECIMENTOS NO FINAL DO PRIMEIRO ANO (1º E 2º PERÍODOS) DCN / PRINCÍPIOS DO ENADE

PRODUTOS APÓS O 21º ENCONTRO PEDAGÓGICO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOCENTE GRUPO FORMADO PROGRAD – AGUARDA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOCENTES ENVIADOS PELOS DEPARTAMENTOS AGUARDA A OFICINA DA PROGRAD CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOCENTE IMPLANTAÇÃO DO SIGA – AVALIAÇÃO ON LINE SEMINÁRIO UNIVERSIDADE CIÊNCIA E PRÁTICA DOCENTE 20 DE NOVEMBRO DE 2007 PROCAPE

Dificuldades Falta docente Valorização do docente na Graduação Competência Pedagógica Metodologias ativas de aprendizagem Avaliação: cognitiva (provas integradas), habilidades (MiniCex, OSCE,long case, short case, etc) e atitudes Competência Pedagógica do Estágio Obrigatório Linha de Pesquisa em Educação Médica

DESAFIOS PEDAGÓGICOS E GERENCIAIS 22º ENCONTRO PEDAGÓGICO O CURSO MÉDICO: DESAFIOS PEDAGÓGICOS E GERENCIAIS