MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e métodos de observação em Psicologia
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Pesquisa em Serviços de Saúde
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes.
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Pesquisa de marketing em alimentos
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
Questionário Sociolinguístico
Práticas Investigativas
Quantitativo-Qualitativo:
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
Pesquisa Quantitativa x Pesquisa Qualitativa
Pesquisa em Comunicação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
Coletando informações
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
O trabalho de campo.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecer Conhecimento.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Técnicas de Coleta de Dados
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Prática Investigativa 2
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Metodologia Científica
Conhecimento Científico
Professora Michelle Luz
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
GMPE - AULA 08.
Coleta de dados Entrada no Campo.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Observação em pesquisa educacional
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Transcrição da apresentação:

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA PROFA.DRA. PATRÍCIA RAMIRO

DEFINIÇÃO DE MÉTODO: Método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos.

Principais características dos dois métodos: MÉTODO QUANTITATIVO: Quantificação da realidade Uso de técnicas estatísticas para análise Maior precisão nos resultados Menor distorção da análise e interpretação MÉTODO QUALITATIVO: Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas Maior profundidade dos resultados Pode ser quantificado em graus de intensidade Alto nível de complexidade dos fenômenos

Principais características dos dois métodos: MÉTODO QUANTITATIVO: Maior margem de segurança Comum em estudos descritivos Bom para estudos de relação de causalidade entre as variáveis Alta generabilidade (amostras representativas da realidade) MÉTODO QUALITATIVO: Alto nível de complexidade dos fenômenos Entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos Baixa generabilidade Estudos de caso

METODOLOGIA & TÉCNICA DE PESQUISA: MÉTODO QUANTITATIVO FONTES SECUNDÁRIAS FONTES SECUNDÁRIAS CRIAÇÃO, APLICAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS COLETADOS VIA QUESTIONÁRIO. (FONTES PRIMÁRIAS)

DEFINIÇÃO DE QUESTIONÁRIO: “ Pode-se definir questionário como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, etc..” (GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 124)

Tipos de perguntas de um questionário: Questões ABERTAS Questões FECHADAS Questões DUPLAS PESSOAS RESPONDEM COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS RESPOSTAS POSSÍVEIS FIXADAS DE ANTEMÃO. SEMPRE DEIXAR ESPAÇO PARA “OUTROS” E ESPECIFICAR. MISTURA DAS DUAS, GERALMENTE SENDO A SEGUNDA A PERGUNTA DO “POR QUÊ?”.

PRÉ-TESTING DE QUESTIONÁRIOS: DETECTAR POSSÍVEIS FALHAS DO QUESTIONÁRIO: COMPLEXIDADE, IMPRECISÃO, CONSTRANGIMENTO AO INFORMANTE, EXAUSTÃO. VERIFICAR TEMPO NECESSÁRIO PARA SUA APLICAÇÃO. CONVERSAR COM ENTREVISTADO SOBRE SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS PERGUNTAS FEITAS.

METODOLOGIA & TÉCNICA DE PESQUISA: MÉTODO QUALITATIVO OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS

DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA: “ Pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao entrevistado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção de dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma forma de interação social. Mais especificamente, é uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação”. (GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 113)

DICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA: O QUE DESEJO SABER EM MINHA PESQUISA? COMO DEVO PERGUNTAR PARA SER COMPREENDIDO DE MANEIRA ADEQUADA PELO ENTREVISTADO? QUANTO TEMPO O ENTREVISTADO DISPÕE PARA FALAR COMIGO? QUAL O LOCAL ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA?

ALGUNS TIPOS DE ENTREVISTA: ENTREVISTA INFORMAL FORMAL LIVRE PARA SE TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DO PROBLEMA HISTÓRIAS DE VIDA ESTRUTURADA OU SEMI-ESTRUTURADA

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Pesquisador, o problema de pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. In: LUCENA, C. T.; CAMPOS, M. C. S. de S.; DEMARTINI, Z. B. F. (orgs.). Pesquisa em Ciências Sociais: olhares de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: CERU, 2008. p. 15-34 PRINCIPAIS IDÉIAS

RELAÇÃO PESQUISADOR & TEMÁTICA: Existência de uma associação fundamental entre subjetividade e objetividade.

COMPLEMENTARIEDADE DAS TÉCNICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS: IDÉIA EQUIVOCADA DE QUE ERA PRECISO LIBERTAR O PESQUISADOS DAS ARMADILHAS DAS TÉCNICAS QUALITATIVAS (SUBJETIVIDADE) BUSCA PELA OBJETIVIDADE NOS MÉTODOS QUANTITATIVOS