Sociologia – Professor: Fernando

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
A FELICIDADE PARADOXAL
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Informações sobre Acidentes com Mãos & Braços e Prevenção
Marketing para EMPREENDORES
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
MUDANÇA TRIBUTÁRIA – UF SÃO PAULO Leite Longa. 1. Objetivos e envolvidos 2. Abrangência da lei 3. Custo, margem e preço de venda 4. Impactos no mercado.
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Você É Tudo Que Eu Quero Garotos da Rua.
Produto.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
10 Lições para a Educação Financeira
Palestra: EU CURTI A SUA EMPRESA A Influência das redes sociais
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Análise de Propostas III
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
Mercado de Moda - Comportamento
Danielle Sampaio Rossi
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
ATIVIDADES ECONOMICAS
Consultoria de Moda- parte 2
Obsolescência: Planejada e Perceptível
Obsolescência Planejada X Obsolescência Perceptiva
Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
O negócio precisa nascer (já) bem posicionado
Ciclo de vida do Produto
Mix de Marketing O Produto
Plano de Compensação GN NG desenvolveu o seu plano de compensação, pensando que cada parceiro seja um êxito, desenvolver um sistema que permite a você.
A esperança (Priscila Namiuti) Invisível, imprescindível, inabalável A esperança sobrevive Sua chama jamais se apaga: é o alívio, o abrigo, o refúgio numa.
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Introdução à Análise de Propostas
Escola Secundária da Ramada
Preparado por Dinis Bento
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Que posso desejar para você hoje?
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
A cadeia de comunicação
INF A dinâmica de mercado de inovação de valor
Obsolescência Planejada
CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO
PROJETO INTERDISCIPLINAR TRADE MARKETING E GESTÃO DE VAREJO
História da Comunicação:
Consumismo.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
PRODUÇÃO MULTIMÍDIA. Trabalho de benchmark do site concorrente direto.. “
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Canais de Distribuição
Danielle Sampaio Rossi. Histórico: Nasceu em 1977 em Porto Alegre. Começou como uma loja multimarca e em 1994 especializou-se no público feminino. O sucesso.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Disciplina de marketing
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Querida Diretora prepare sua Reunião de Unidade para um momento especial de lançamento do programa mais esperado por todos! DALLAS! Coloque uma música.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Bairro, 15 de Março de 2010 Maria das Dores Oliveira 1.
Transcrição da apresentação:

Sociologia – Professor: Fernando Sociologia Consumo & Consumidores Baseado no livro: Vida Líquida, de Zigmunt Bauman, 2007. Os consumidores na sociedade líquido-moderna Apresentação para aula de Sociologia, baseada no capítulo “Os consumidores na vida líquido-moderna”, de Zigmunt Bauman.

Abandonar valores conquistados Desvalorizar as conquistas Sociedade do Consumo 1 Satisfazer desejos 2 Abandonar valores conquistados 3 Desvalorizar as conquistas A sociedade do consumo tem por objetivo satisfazer os desejos humanos até que estes sejam alcançados Assim que os desejos são conquistados ou adquiridos, perdem o “valor”, transformam-se em “lixo” Um dos pilares dessa sociedade é a depreciação e a desvalorização de “conquistas” logo após terem sido conquistadas

Desejos que não são mais desejos!

As compras passaram a ser soluções para problemas, e o alívio para as dores e a ansiedade. Outras formas de consumo estão ligadas às terapias médicas. Não é exagero afirmar que doenças são “criadas” e “disseminadas” com o objetivo de favorecer laboratórios farmacêuticos. Sociedade do consumo

Vida de Consumo “A fama atinge rapidamente um ponto de ebulição e começa a evaporar rapidamente”. A vida de consumo é um jogo de sobe e desce, onde a distância entre o topo e a base é curta.

MÍDIA & CONSUMO As revistas de estilo de vida ditam os padrões, tanto de beleza (ditadura de beleza), como de comportamento e indumentária. Nas mesmas páginas, geralmente, aparece o que é in e o que é out.

MÍDIA & CONSUMO “Precisamos de coisas, consumidas, destruídas, gastas, substituídas e descartadas a uma taxa sempre crescente” Victor Leblow, analista do mercado varejista

MÍDIA & CONSUMO “Isso que você tem nas mãos é papel de parede enfeitado com ramos? Jogue fora agora! Rosas e margaridas agora são passé, fora de moda, exageradas. O look que devemos adotar é um tanto diferente – floral gráfico. Creiam-me, eu adotei e é fabuloso” Charlotte Abrahams, colunista do Guardian, em um artigo intitulado “Manual do Espaço”.

Mídia e Consumo O que você consome e coloca no seu corpo (roupas, joias, perfumes etc) são uma forma de reconhecimento mais conveniente e confortável de se manter em dia com esta nossa época de alta velocidade.

Mídia e consumo Quem não adere, torna-se, imediatamente estranho à sociedade (é alvo de chacotas, apontamentos, comentários grosseiros ou é taxado de brega ou antiquado).

O Consumismo e os relacionamentos E como ficam os relacionamentos em um mundo descartável? Para durarem, os relacionamentos precisam de atenção constante, carinho e, principalmente, cuidado com o próximo. O Consumismo e os relacionamentos

O consumismo e os relacionamentos Consumidores acostumados com produtos que envelhecem com rapidez e são prontamente substituídos , não acharão incômodo preocupar-se com uma coisa dessas?

A indústria já se adaptou O WALLMART já vende kits divórcio ao preço de US$ 15. Agências de casamento, busca de parceiros e detetives particulares etc se proliferam

REFERÊNCIAS BAUMAN, Z. Vida Líquida. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2007. _________. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias. Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2008. www.i-historia.com