Painel METRÔ & Cidade Projeto Parque Habitacional Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife Maria José Marques Agência Estadual de Planejamento.

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Transcrição da apresentação:

Painel METRÔ & Cidade Projeto Parque Habitacional Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife Maria José Marques Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco - CONDEP/FIDEM

SEMINÁRIO METROREC - CBTU Transporte e Desenvolvimento Urbano RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano Recife, 21 de junho de 2005

SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano PROPOSTA METROPOLITANA PARQUE HABITACIONAL METROVIÁRIO

SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano POPULAÇÃO RMR - 42,1% da população de PE Dos 3.337.565 habitantes 96,9% - pop. em área urbana 3,1% - na área rural DESIGUALDADES INTRA REGIONAL Recife se destaca na RMR com 1.422.905 habitantes e Araçoiaba com apenas 12.447

SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano REDES PRIORITÁRIAS MOBILIDADE / COMPETITIVIDADE / CONECTIVIDADE 4.630 KM DE VIAS BR-101 - “ESPINHA DORSAL” DA RMR BR-232 - PRINCIPAL EIXO DE PENETRAÇÃO PARA O INTERIOR DO ESTADO LINHAS DE METRÔ - CONCENTRAÇÃO NA DIREÇÃO OESTE E SUL

SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano MACRO DIRETRIZ METROPOLITANA Dinamismo econômico com alta inclusão social e conservação ambiental

SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO PPA- 2004-2007 Seleção de intervenções que possam tirar o maior proveito das oportunidades, projetando o território para as escalas nacional e internacional, e; Promoção de alto percentual de inclusão social

SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano PACTO METROPOLITANO RESOLUÇÃO DO CONDERM / 2002/2003 PARTICIPANTES Estado + Prefeituras RMR + Sociedade FORMAÇÃO DE UM AMBIENTE DE INOVAÇÃO PARA QUE OCORRA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E MELHORIA DA HABITABILIDADE URBANA REQUISITO COMPETITIVIDADE HABITABILIDADE / EQUIDADE VETORES DE DESENVOLVIMENTO

PPA – 2004 - 2007 PLANO REGIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL ESTRATÉGIA: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: PRIORIZAR A FORMAÇÃO PARA O EMPREGO E LAZER DOS JOVENS MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS APTOS A PARTICIPAR DAS CADEIAS E ARRANJOS PRODUTIVOS EXISTENTES IMPLEMENTAR O METRÓPOLE ESTRATÉGICA: PROMETRÓPOLE, VIVA O MORRO, PLANO DE DEFESA AMPLIAR A LOGÍSTICA ATRAVÉS DA COMPLEMENTAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA PRINCIPAIS AÇÕES INCLUÍDAS NO PPA 2004/2007 DUPLICAÇÃO DA BR-101 SISTEMA ADUTOR DO PIRAPAMA CONCLUIR AEROPORTO DOS GUARARAPES EXPANSÃO DO METRÔ PRODETUR II PROMETRÓPOLE VIVA O MORRO

REBATIMENTO TERRITORIAL DOS PROJETOS 1. PORTO DIGITAL 2. PARQUE AEROPORTUÁRIO DOS GUARARAPES 3. PARQUE HABITACIONAL METROVIÁRIO 4. PARQUE TACARUNA 5. CONJUNTO NASCEDOURO DE PEIXINHOS / BEBERIBE 6. PORTO DE SUAPE 7. PARQUE DOS MANGUESAIS / LAGOA OLHO D’ÁGUA 8. ESTAÇÃO ECOLÓGICA TAPACURÁ 9. ESTUÁRIOS DO CANAL DE SANTA CRUZ E RIO TIMBÓ

Proposta Parque Habitacional Metroviário(1) CONTEÚDO DA AÇÃO Desenvolver o potencial dos investimentos nas áreas de entorno da rede metroviária para o uso habitacional, principalmente para grupos sociais de média e baixa renda. Orientar o crescimento, com geração de riquezas e oportunidades através da conversão das áreas de influência imediata das linhas de metrô, com operações que envolvam o planejamento e a construção de parques habitacionais com núcleos de comércio e serviços, principalmente sociais, no entorno das estações metroviárias (1) Conceito de parque - território metropolitano onde investimentos estratégicos possam atrair funções vinculadas ao empreendimento, sendo compatível e se beneficiando pela proximidade física.

Estratégia da Competitividade Parque Habitacional Metroviário CONTEÚDO DA AÇÃO: Articulação dos 3 níveis de governo para uma ação coordenada Empresários articulados para elaboração e implantação de plano de ocupação das áreas Instalação de usos que apóiam a economia de escala das atividades habitacionais nas estações metroviárias e no entorno imediato Acesso e conexão entre as áreas seccionadas pela linha do metrô, principalmente no que se refere à circulação de pedestres e ciclistas Áreas equipadas para novos usos, com capacidade de articulação urbana a partir das estações de metrô.

Estratégia da Competitividade Parque Habitacional Metroviário CONTEÚDO DA AÇÃO: Áreas destinadas à instalação de usos diretamente associados à atividade habitacional (pensões, albergues, hotéis, bibliotecas, feiras, espaços para cursos profissionalizantes, etc) Infra-estrutura complementar nas áreas selecionadas Projetos articulados aos programas de melhoria das habitações e regularização fundiária para as comunidades do parque habitacional Estações de metrô como locais de referência do exercício da cidadania, com serviços sociais Espaços destinados ao lazer comunitário e à prática de esportes Áreas habitacionais urbanizadas e regularizadas (baixa e média-baixa renda) Cursos de capacitação articulados com os agentes governamentais e não-governamentais

EXEMPLO DE UM ESTUDO ESPECÍFICO SEMINÁRIO RECIFE NOS TRILHOS Transporte e Desenvolvimento Urbano EXEMPLO DE UM ESTUDO ESPECÍFICO ELABORAÇÃO DE PLANO DE OCUPAÇÃO QUE INCORPORE PRINCIPIOS DA UMA CIDADE COMPACTA: MAIOR INTEGRAÇÃO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS À MALHA URBANA PRIORIZAÇÃO DAS ÁREAS POBRES A SEREM TRATADAS ESTÍMULO A ALTA DENSIDADE ESTÍMULO AOS USOS DIVERSIFICADOS REDE DE ESPAÇOS PÚBLICOS (IMPLANTAÇÃO DO PARQUE CAPIBARIBE) MELHORIA DA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES E CICLISTAS COEFICIENTES URBANÍSTICOS CAPAZES DE SUPRIR DEMANDAS

DESAFIOS ÁREA URBANIZADA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA EXPANSÃO URBANA ASPECTOS SOCIAIS DIMINUIR DESIGUALDADES INTERNAS PREPARAR JOVENS, PARA A PRODUÇÃO INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES FALTA DE CONTINUIDADE DE EIXOS VIÁRIOS NECESSIDADE DE UMA REVISÃO DA MOBILIADDE URBANA DISTRIBUIÇÃO DO TRÁFEGO COM MELHOR DIMENSIONAMENTO, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS VIAS CRISE DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO A DEPENDNCIA DE ALTOS INVESTIMENTOS EM TRANSPORTES EM CONTRAPOSIÇÃO AOS ORÇAMENTOS PÚBLICOS LIMITADOS

OPORTUNIDADES PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS - PDTU (em elaboração) APROVAÇÃO DO ESTATUTO DAS CIDADES – Lei Federal nº 10.257/01 Obrigatoriedade dos municípios elaborar PLANO DIRETOR MUNICIPAL, como instrumento básico do planejamento territorial PROJETOS TERRITORIAIS (Exemplo – Complexo Recife Olinda)

RESULTADOS DO PROJETO NAS ÁREAS POBRES EVOLUÇÃO DA HABITAÇÃO INFORMAL NA RMR – IPEA / BANCO MUNDIAL / AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM