Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODULO 4 - ESTRUTURA FINANCEIRA DA EMPRESA
Advertisements

Demonstrações Contábeis
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Margem de Contribuição
Administração Financeira e Orçamentária
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
6. Analisando o Endividamento
Prof. Fábio Kleine Albers
Análise Estratégica Especialização Prof. Hoss, O., Dr.
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Alavancagem e estrutura de capital
Universidade Federal Fluminense
Contabilidade para executivos
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
Matemática – Aula 4 Prof. Procópio Juros Simples Juros
Margem de Contribuição
Administração de caixa
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES
Departamento Jurídico-Financeiro
Cálculos Financeiros AULA 2 Profª Karine R. de Souza .
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 13 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
CMPC: CUSTO MÉDIO PODERADO DE CAPITAL
CMPC – CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL
Análise das Demonstrações Financeiras
TÓPICOS ESPECIAIS DE ANÁLISE
ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Objetivo Introduzir a avaliação do desempenho financeiro da empresa de forma integrada através da fórmula Dupont modificada.
TÓPICOS ESPECIAIS DE ANÁLISE  ANÁLISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO: Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e de Segurança.  ALAVANCAGEM OPERACIONAL – GAO:
São necessários controles financeiros eficientes
André Amorim. Vamos supor que uma empresa deseje fazer um investimento para um período de 4 anos, a perspectiva de inflação nos anos seguintes de 6%;
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Criação de Valor A Ciência Econômica é responsável pelo conceito base de adição ou agregação de valor. Produção deve ser vista como um processo contínuo.
GESTÃO FINANCEIRA 1 FARN Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Risco do Negócio e Risco Financeiro.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Prof. Ms Cesar Augusto Gaertner
GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis Eimar Machado.
Alavancagem operacional, financeira e total
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Quanto sobra para a empresa?
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
André Amorim. Representação Gráfica MÊS 0 MÊS 1 MÊS 1/2 MÊS 2 Fluxo Operacional Ciclo Econômico Rotação do Estoque Prazo Médio de Pagamento Prazo Médio.
Avaliação das Demonstrações Contábeis
GESTÃO DE CUSTOS II.
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Profº Enivaldo Faccin GRUPO ADRIANA FREIRE RODRIGUES CARLOS EDUARDO RODRIGUES PERES GISLENE LEITE SANTOS MARIA ISABEL DA SILVA FARIAS RENATA CRISTINA.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Alavancagem Alavancagem é o uso de ativos operacionais e/ou de recursos financeiros, com custos e despesas.
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Decisão de Investimento
Administração do Capital de Giro
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Análise pelo Método Dupont
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Estrutura de Capital.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração Administração Financeira e Orçamento Empresarial 2013.1

Valor do dinheiro no tempo Uma unidade monetária (R$ 1, US$ 1...) hoje vale mais do que a mesma unidade que será recebida no futuro. Isso ocorre porque essa unidade monetária pode ser aplicada e o ganho (juro) obtido na operação é agregado ao valor original. $ 10.000 Mês 0 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 $ 10.000, se aplicados a uma taxa de juros de x% ao mês, no mês 4 terá um poder aquisitivo maior do que no mês 0, caso o ganho seja maior do que a inflação do período.

Valor do dinheiro no tempo $ 10.406,04 $ 10.000 Mês 0 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Para uma taxa de juros de 1% ao mês, temos: n Valor Futuro = Capital x (1 + Taxa de Juros) Valor Futuro = 10.000 x (1 + 0,01) Valor Futuro = $ 10.406,04 4

Valor do dinheiro no tempo $ 10.406,04 $ 10.000 Mês 0 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Para uma taxa de juros de 1% ao mês, temos: n Valor Presente = Capital / (1 + Taxa de Juros) Valor Futuro = 10.406,04 / (1 + 0,01) Valor Futuro = $ 10.000,00 4

Alavancagem Alavancagem é um termo usual em finanças advindo da palavra ALAVANCA. Alavanca é uma ferramenta usada para erguer, levantar um(a) determinado(a) volume, peça etc. Finanças aproveitou esta palavra e a utilizou como um meio de expressar a elevação nos resultados operacionais, advindo de um aumento de suas atividades ( produção e vendas ), ou ainda pelo uso de capitais de terceiros elevando os resultados líquidos dos proprietários. Surgiu então uma nova palavra que é ALAVANCAGEM.

Alavancagem Operacional A Alavancagem Operacional se dá quando ocorrer aumento no nível da atividade ( produção e vendas ) e os seus custos ( despesas ) fixos não se alterem ou variem em função do aumento da produção e vendas. Gitman define: “A Alavancagem Operacional resulta da existência de custos operacionais fixos no fluxo de lucros da empresa “. ( 7ª Edição p.422 ) .

Alavancagem Operacional Podemos então dizer se as vendas aumentam em um determinado percentual, os lucros operacionais terão um aumento percentualmente maior. Concluímos que o Grau de Alavancagem Operacional está assim formulada:

Alavancagem Operacional Variação % no Lucro operacional GAO = -------------------------------------------------------- Variação % no volume de atividade Poderemos também usar uma forma mais analítica que nos possibilite apurar o Grau de Alavancagem Operacional ( G.A.O ) mesmo sem apurar as variações percentuais no volume de atividade e de resultados.

Alavancagem Operacional Q(Pvu – Cdvu) GAO = -------------------------------- Q(Pvu – Cdvu) – CDFT Onde: Q = Quantidade no nível de atividade (Produção e Vendas) Pvu = Preço de vendas unitário Cdvu = Custo e despesas variáveis unitário CDFT = Custos e Despesas Fixas Totais

Alavancagem Operacional O uso do Grau de Alavancagem Operacional determina qual o lucro operacional em diversos níveis de atividade. É de extrema importância quando da avaliação da viabilidade econômica da empresa o uso do Grau de Alavancagem Operacional, sendo uma indispensável ferramenta na elaboração de projeções de resultados.

Alavancagem Operacional Exercício de Fixação Uma empresa vende seus produtos a $25,00 e seus custos/despesas variáveis unitários são de $12,00, e seus custos e despesas fixos totais são de $1.800,00. Sendo o nível de atividade em 300 unidades, qual o Grau de Alavancagem Operacional ? E se aumentar o seu nível de atividade de 300 para 450 unidades, qual será o incremento de lucro ao nível de 450 unidades ?

Alavancagem Financeira Alavancagem Financeira é o estudo onde o Administrador Financeiro decidirá se é vantagem à empresa captar recursos de terceiros ou não. A Alavancagem é medida pelo GRAU, ou seja, se maior que 1, o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro, que é levado para o acionista. A Alavancagem Financeira resulta da presença de encargos financeiros no fluxo de lucros da empresa.

Alavancagem Financeira Lucro Líquido ---------------------------- Patrimônio Líquido GAF = --------------------------------------------------- Lucro Líquido + Desp. Financeiras -------------------------------------------------- + Dívida que Gerou Desp. Financeiras

Alavancagem em termos de lucro por ação ordinária O G.A.F. pode ser definido como sendo a variação percentual nos lucros disponíveis para o acionista, associado com certa variação percentual nos lucros antes das despesas financeiras e do imposto de renda. Variação % no Lucro Disponível para o Acionista GAF = ----------------------------------------------------- Variação % no lucro antes das DFs e IR

Efeito combinado da alavancagem operacional e financeira A Alavancagem Operacional faz com que uma mudança no volume de vendas tenha um efeito aumentado nos lucros antes dos juros e impostos, e caso a alavancagem financeira seja superposta a alavancagem operacional, a mudança nos lucros antes dos juros e impostos terá um efeito aumentado sobre o lucro por ação. Se tivermos boa alavancagem financeira e operacional, pequenas mudanças no nível de vendas, produzirão grandes flutuações no lucro por ação.

Efeito combinado da alavancagem operacional e financeira Q(Pvu – Cdvu) ECA = -------------------------------------- Q(Pvu – Cdvu) – CDFT - DF Onde: Q = Quantidade no nível de atividade (Produção e Vendas) Pvu = Preço de vendas unitário Cdvu = Custo e despesas variáveis unitário CDFT = Custos e Despesas Fixas Totais DF = Despesas Financeiras

ECA = ------------------------------------------=2,1818 Exemplo Quantidade ( Q ) = 200 Preço Unitário de Venda ( Puv ) = $10,00 Custos e Despesas Variáveis Unitário ( Cdvu ) = $ 4,00 Custos e Despesas Fixos Totais ( CDFT ) = $ 400,00 Despesas Financeiras ( DF ) = $ 250,00 200 (10,00 – 4,00) ECA = ------------------------------------------=2,1818 200 (10,00 – 4,00) - 400 – 250 Se houver um aumento de 1% nas vendas, levará o lucro por ação a um aumento de 2,1818%. Assim o novo lucro por ação será 3,18 vezes o lucro por ação original.