ÉTICA, RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE Profº André Maia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Regina Célia Baptista Belluzzo
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
POR QUE PLANEJAR!.
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Parâmetros Curriculares Nacionais
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
Público Escola.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Desenvolvimento sustentavel
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
A prática do psicologo no CRAS
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Carlos Visão Global Social
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
INTRODUÇÃO ..
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DEFINIÇÕES
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TEMAS TRANSVERSAIS.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
twitter.com/funasa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA, RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE Profº André Maia

O que é Educação Ambiental? Existem várias definições de educação ambiental. O Congresso de Belgrado, promovido pela UNESCO em 1975, definiu a Educação Ambiental como sendo um processo que visa: “(...) formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam (...)” (citado por SEARA FILHO, G. 1987).

O que é Ecologia?

Educação Ambiental No Capítulo 36 da Agenda 21, a Educação Ambiental é definida como o processo que busca: “(...) desenvolver uma população que seja consciente e bastante preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados. Uma população que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção dos novos (...)” (Capítulo 36 da Agenda 21).

Educação Ambiental “A educação, seja formal, informal, familiar ou ambiental, só é completa quando a pessoa pode chegar nos principais momentos de sua vida a pensar por si próprio, agir conforme os seus princípios, viver segundo seus critérios” (REIGOTA, 1997). Tendo essa premissa básica como referência, propõe-se que a Educação Ambiental seja um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando de forma ativa na busca de alternativas para a redução de impactos ambientais e para o controle social do uso dos recursos naturais.

Público Alvo? Considera-se como objetivo da educação ambiental atingir o público em geral. Parte-se do princípio de que todas as pessoas devem ter oportunidade de acesso às informações que lhes permitam participar ativamente na busca de soluções para os problemas ambientais atuais. Didaticamente, divide-se as demandas de Educação Ambiental em duas categorias básicas: Educação formal e Informal.

Categorias Educação Formal: Envolve estudantes em geral, desde a educação infantil até a fundamental, média e universitária, além de professores e demais profissionais envolvidos em cursos de treinamento em Educação Ambiental. Educação Informal: Envolve todos os segmentos da população, como por exemplo: grupos de mulheres, de jovens, trabalhadores, políticos, empresários, associações de moradores, profissionais liberais, dentre outros.

Características De acordo com a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, na Soviética, Educação Ambiental tem como principais características ser um processo: Dinâmico integrativo: processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente e resolver os problemas ambientais. Participativo: atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos.

Características Transformador: possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes. Objetiva a construção de uma nova visão das relações do ser humano com o seu meio e a adoção de novas posturas individuais e coletivas em relação ao meio ambiente. A consolidação de novos valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes refletirá na implantação de uma nova ordem ambientalmente sustentável.

Características Abrangente: extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser oferecida continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e toda a coletividade. A eficácia virá na medida em que sua abrangência atingir a totalidade dos grupos sociais. Globalizador - considera o ambiente em seus múltiplos aspectos: natural, tecnológico, social, econômico, político, histórico, cultural, moral, ético e estético. Deve atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.

Características Permanente: tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente e contínuo, não se justificando sua interrupção. Despertada a consciência, ganha-se um aliado para a melhoria das condições de vida do planeta. Contextualizador: atua diretamente na realidade de cada comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária (baseado no documento Educação Ambiental da Coordenação Ambiental do Ministério da Educação e Cultura, citado por CZAPSKI, 1998).

Características Além dessas sete características da Educação Ambiental definidas pela Conferência de Tbilisi, existe uma oitava, recentemente incorporada entre as características que a educação ambiental formal deve ter no Brasil: Transversal: propõe-se que as questões ambientais não sejam tratadas como uma disciplina específica, mas sim que permeie os conteúdos, objetivos e orientações didáticas em todas as disciplinas. A educação ambiental é um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura.

“Sustentabilidade” É a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras,e que precisou da vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.

Princípios básicos da sustentabilidade Nenhum ecossistema produz resíduos, já que os resíduos de uma espécie são o alimento de outra; A matéria circula continuamente pela teia da vida; A energia que sustenta estes dois ciclos ecológicos vem do Sol; A diversidade assegura a resiliência; A vida, desde o seu início há mais de três bilhões de anos, não conquistou o planeta pela força, e sim através de cooperação, parcerias e trabalho em rede.

Temas Abordados Elementos da História da Educação Ambiental Conceitos de Educação Ambiental Eventos importantes de Educação Ambiental e documentos gerados Agenda 21 Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento Os Estados Unidos da América e o Protocolo de Kyoto Seqüestro de carbono Conceitos importantíssimos na Ecologia Os Biomas Brasileiros Humanidade e Ambiente Poluição Ambiental Biocombustível

O que é Educação Ambiental?

O que é Educação Ambiental?

Ementa Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental, Ensino Formal e Não Formal; Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Alterações Ambientais e o Comportamento climático global; Setor Turístico e Meio Ambiente; Marketing sócio-ambiental e comunicação; Gestão Ambiental, Qualidade de Vida e Saúde Pública.