OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Advertisements

Percepção em Mobile Learning
Para uma Educação no Século 21
A Escola pode resgatar a Cidadania?
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
PENSAMENTO SISTÊMICO 18 à 20.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Sociologia Contemporânea
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Roteiro do nosso diálogo:
Concepções de Aprendizagem.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
Propostas de layout Modelo 1
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Conceitos e Gerações de EAD
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Trabalhando com Grupos
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO,
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
SALA DE AULA INTERATIVA
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
Departamento de Comunicação Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da FELICIDADE. Charles Chaplin.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Um Novo Espaço para o Saber
Estágio Supervisionado II
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
Prática profissional do professor: uma questão de ética Profa. Rosália de Fátima e Silva DEPED / CCSA PAP, 2009.
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
Transcrição da apresentação:

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2 OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2.0 – DIÁLOGOS PROFÍCUOS Prof. Ivo da Costa do Rosário

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO Edgar Morin As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. Os princípios do conhecimento pertinente. Ensinar a condição humana. Ensinar a identidade terrena. Enfrentar as incertezas. Ensinar a compreensão. A ética do gênero humano.

1. A INCERTEZA HISTÓRICA O futuro chama-se incerteza. O devenir é doravante problematizado e o será para sempre. Como será a educação do futuro? Esse futuro já chegou?

2. A HISTÓRIA CRIADORA E DESTRUIDORA * O novo é imprevisível. A história avança não linearmente. * Grandes ideologias universais nascem de mentes marginais. * Evolução: fruto do desvio bem-sucedido. * A novidade advém da criatividade, da inovação, da coragem de fazer diferente. * É necessário romper com as Correntes do comodismo, da indiferença e da mesmice.

3. UM MUNDO INCERTO * A aventura incerta da humanidade não faz mais do que dar prosseguimento, em sua esfera, à aventura incerta do cosmo, nascida de um acidente impensável para nós, e que continua no devenir de criações e destruições. * A web 2.0 é mais uma das aventuras da humanidade a auxiliar na aprendizagem cooperativa e na construção do conhecimento. (COSTA; MARINS, 2011, p. 5)

4. ENFRENTAR AS INCERTEZAS * Educação do futuro: incertezas ligadas ao conhecimento. * A humanidade é conduzida para uma aventura desconhecida. * Considerando a aprendizagem como um fenômeno sociointeracional, faz-se necessário instaurar uma rede de interações sociais, capazes de provocar a colaboração, a inovação e a criatividade. (COSTA; MARINS, 2011).

4.1. A INCERTEZA DO REAL A realidade não é facilmente legível. Devemos procurar interpretar a realidade. Interfaces mais intuitivas e flexibilidade conceitual podem ser grandes aliadas, na web 2.0, na procura da realidade.

4.2. A INCERTEZA DO CONHECIMENTO * O conhecimento é uma aventura incerta que comporta em si mesma de forma permanente o risco de ilusão e de erro. * É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões. * O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas. * Segundo pesquisas educacionais mais recentes, a busca do conhecimento pode ter uma forte aliada na combinação de TICS com a aprendizagem colaborativa, especialmente no mundo da web 2.0. (COSTA; MARINS, 2011, p. 1)

CONSIDERAÇÕES FINAIS “ É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une” Morin “A simplificação não exprime a unidade e a diversidade presentes no todo” Morin “A educação a distância poderá dispor, gratuitamente, de ferramentas que ampliarão o potencial de comunicação e compartilhamento do conhecimento” Costa e Marins

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ambientes virtuais de aprendizagem. 2011 COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ferramentas da web 2.0 e as comunidades de prática. 2011 MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios, 4 ed. – São Paulo, Cortez, 2007.