Posicionamento Al Ries & Jack Trout
Liderança É melhor ser o primeiro do ser o melhor. Se sua marca for líder em qualquer categoria, sempre será a primeira na mente do consumidor.
Categoria Quando não se pode ser o 1º, cria-se uma nova categoria. Só o que é novo consegue chamar a atenção. Como o seu produto é diferente dos outros. Quando você é o primeiro em uma nova categoria, promova a categoria.
Na mente das pessoas É melhor ser o primeiro na mente que primeiro no mercado. Ser o primeiro na mente é tudo em marketing. Se quiser chamar a atenção, não aproxime devagar; ataque. Não se pode mudar a mente, depois que ela decidiu.
Percepção Marketing não é uma batalha de produtos; é uma batalha de percepção travada na mente do consumidor. A percepção é a realidade, todo o resto é uma ilusão.
Enfoque Em marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente. Diminua o seu campo de ação. Concentre em um único foco Você não representará nada se quiser ter tudo.
Dualidade Nem todos podem ser um líder, mas em cada categoria há espaço para duas marcas. Com o passar do tempo, todo o mercado transforma-se em uma corrida de dois concorrentes. O terceiro lugar é a posição mais difícil e um mercado maduro.
Opostos Sua estratégia é determinada pelo líder, e terá de fazer o oposto do que faz o líder. Em grande forças sempre haverá uma fraqueza. Se você estiver ocupando uma segunda posição descubra qual é a fraqueza da marca do líder.
Extensão de linha Há uma pressão irresistível para expandir o patrimônio da marca. Pode funcionar a curto prazo, mas não a longo prazo. Quanto mais produtos e mercados uma empresa tiver, menos dinheiro ganhará.
Sinceridade Quando você admite o negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo. A honestidade é a melhor política.
Singularidade Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais. Com muita freqüência, há apenas um lugar onde o concorrente é vulnerável. E esse lugar deve ser o foco de toda a força invasora.
Imprevisibilidade Sem prever os planos do concorrente, é impossível prever o futuro.
Sucesso Com freqüência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso. O ego é o inimigo do marketing bem-sucedido. É preciso ter objetividade.
Bibliografia Ries, Al. & Trout, Jack. As 22 Consagradas Leis do Marketing. (Trad.) Barbara Theoto Lambert. São Paulo: MakronBooks, 1993.