Tomada de decisão Dr. Nicolas P. R. Ramaux NH Consultoria

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Transcrição da apresentação:

Tomada de decisão Dr. Nicolas P. R. Ramaux NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Plano do curso Aspectos interdisciplinares da tomada de decisão Psicológico, Cognitivo, Racional Aspectos sociológicos da tomada de decisão em empresa Etapas da tomada de decisão Tomada de decisão em grupo Vroom-Jager Leadership Model Fundamentos matemáticos da teoria da decisão Matrizes de decisão Esperança matemática Estimação de probabilidades Bayesianismo Decisão com incerteza / com ignorânça Métodos e técnicas de tomada de decisão em Management SWOT, AHP, Pareto, análise de riscos Simulações, Análise de custo – benefício Árvores de decisão, Noções de teoria dos jogos Programação linear IT e tomada de decisão : Sistemas de apoio à decisão Arquitecturas (OTLP, OLAP, DWH, Datamarts). Rentabilidade DataMining NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Análise SWOT Originalmente uma ferramenta de planejamento estratégico para avaliar Strenghts – Forças Weaknesses – Fraquezas Opportunities – Oportunidades Threats – Ameaças. Aplicado para projetos e/ou Business Ventures. Uso se generalizou Tomada de decisão (quando a situação desejada é perfeitamente conhecida). Gestão de crise. Avaliação de departamentos. Avaliação de indivíduos. Marketing. Etc. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Análise SWOT Processo Definição do objetivo estratégico Identificação dos SWOTs Avaliação da possibilidade de atingir o objetivo perante os SWOTs Se não possível, repetir a partir de 1. Estabelecimento da estratégia Como pode ser utilizada cada Força ? Como pode ser eliminada cada Fraqueza ? Como pode ser aproveitada cada Oportunidade ? Como pode-se defender contra cada Risco ? NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

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Análise SWOT Fatores internos Fatores externos Fatores internos são classificados em Força ou Fraqueza em função dos seus impactos nos objetivos da organização. Uma força para um objetivo pode ser uma fraqueza para outro ! Ex : Forte imagem de marca é bom para guardar clientes históricos, mas pode ser ruim para conquistar novos clientes com novos produtos. Incluir os 4P's (Marketing Mix) : Product - Produto Price – Preço Lugar – Place Promotion – Promoção Publicidade, Relações públicas, Pontos de venda. Incluir também Recursos humanos Finanças Capacidade de fabricação Sistema de informação Etc. Fatores externos Macro economia Mudanças tecnológicas Legislação Mudanças socias e culturais Mudanças de mercado e de concorrência. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Análise SWOT Exemplo Análise da posição no mercado de uma pequena empresa de consultoria especializada gestão de RH. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Deve-se lançar um projeto de off-shoring com França ? Análise SWOT Exercício Realizar uma análise SWOT da empresa E, para ajudá-la na decisão seguinte : Deve-se lançar um projeto de off-shoring com França ? NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Análise SWOT Empresa de tamanho médio – pequeno : Atividade Perfil 200 pessoas (15 administrativos). Em crescimento de 15% ao ano. Faturamento : R$ 25.000.000,00 por ano. Em crescimento de 10% ao ano. Taxa de margem operacional : 20%. Atividade Desenvolvimento de software. Perfil Funcionários jovens (18 – 25 anos). Alta taxa de rotatividade. Ninguém fala françês (nem o gerente de off-shoring). Funcionários com perfis "técnicos", poucas noções de gerenciamento de TI. As competências cobrem quase todo o escopo das técnologias de desenvolvimento Web (php, java, atc.), C/C++, .net, Oracle, DB2, telecom, SQL, SOA, etc. A empresa já está realizando com sucesso um trabalho de off-shoring para EEUU (28% do faturamento) NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Análise SWOT Outros dados A empresa é certificada CMMI. A empresa é certificada ISO 9000. A operação e a manutenção dos servidores é externalizada As tarefas de manutenção aplicativa (corretiva e evolutiva) são ainda muitas vezes realizadas pelos desenvolvidores / chefes de projeto. A empresa não têm processo formalizado de governânça. A empresa têm uma intranet bem desenvolvida e bastante utilizada. Pastas e documentos compartilhados na rede local. Ferramenta de Groupware. GED. Não existe processo formalizado de gestão das competências. O depto RH é composto de 2 pessoas. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Processo analítico hierarquico Thomas L Saaty (1970). Tecnica estruturada para ajudar na tomada de decisão complexa. Framework para : Modelar / estruturar o problema Representar e quantificar os elementos Relacionar os elementos com os objetivos Avaliar soluções alternativas NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Decomposição do problema em sub-problemas Através de uma hierarquia Sub-problemas analisados independentemente. Elementos da hierarquia podem ser relacionados com qualquer aspecto da tomada de decisão : Tangível ou intangível Medido precisamente ou com muita incerteza Bem ou pouco compreendido Etc. Avaliação dos elementos da hierarquia Baseada em comparações entre os elementos Dados concretos podem ser utilizados assim como julgamentos humanos. Conversão do resultado das comparações em valores numéricos Pesos são atribuidos para cada elemento (prioridade). O resultado aparece na forma de uma lista ordenada (priorizada) de alternativas. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Modelar a hierarquia Um objetivo global Um grupo de alternativas Um grupo de critérios (ou fatores) relacionando as alternativas ao objetivo. Os critérios podem ser decompostos em sub-critérios. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Exemplo de hierarquia – compra de um veículo NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Estabelecer prioridades AHP Estabelecer prioridades NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Estabelecer prioridades – 2 AHP Estabelecer prioridades – 2 Todos os itens são comparados 2 por 2 Cost/Safety, Cost/Style, Cost/Capacity, Safety/Style, Safety/Capacity, Style/Capacity. Cost sub-critérios Price/Fuel Cost, Price/Maint Cost, Price/Resale Value, Fuel Cost/Maint, Fuel Cost/Resale, Maint Cost/Resale. Etc. Comparação de Alternativas Comparação 2 a 2 perante os critérios do nível mais baixo. 15 comparações (6 carros)* 8 critérios = 120 comparações NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Comparando critérios NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Comparando critérios NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Comparando critérios NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Comparando critérios – prioridades locais NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Comparando critérios – prioridades globais NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Último passo : Classificar as alternativas de accordo com a média ponderada das suas avaliações perante as prioridades globais. Demonstração on-line : http://www.cci-icc.gc.ca/tools/ahp/index_e.asp NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

AHP Exercícios Comparando com os fundamentos matemáticos da teoria da decisão, você acha que a AHP é um método de decisão Com Certeza ? Com Incerteza ? Com Ignorância ? Por que ? Realize uma modelagem hierárquica da decisão de comprar um apartamento. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Pareto A análise de Pareto é uma abordagem estatística usada para selecionar um número reduzido de tarefas quem vão produzir um efeito importante. O princípio de Pareto : Fazendo 20% do trabalho, consegue-se 80% dos resultados. Outra formulação : Uma grande quantidade de problemas (80%) têm poucas causas profundas (20%). NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Pareto Identificação das alternativas possíveis Estimativa dos benefícios produzidos por cada alternativa. Na forma da % do problema que é resolvido. Apresenta as alternativas ordenadas da mais efetiva até a menos efetiva. Calcula a % de resolução cumulada do problema. Corta a 80% do problema resolvido, e identifica o conjunto de ações (alternativas) que trazem 80% de benefício. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Pareto NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

O gerenciamento de risco para tomar decisões Alguns conceitos Um problema é: Um desvio das medições realizadas em relação às metas. Um risco é: Um problema potencial (possível no futuro). Existe então uma probabilidade do risco Um fator de risco é: Uma causa possível da passagem de risco para problema. O impacto do risco é: Uma medição das consequências da ocorrência do problema. A criticidade é: A combinação da probabilidade do risco e do seu impacto NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos ETAPA 1: Identificação dos riscos Atitude paranóica ! “Lei de Murphy” Exemplo: Em gerenciamento de projeto: Cada premissa pode gerar um risco A não verificação futura da premissa. Cada tarefa pode gerar vários riscos Não realização da tarefa, ou atraso, etc. Exemplos de fatores de risco: Disponibilidade ou competência dos recursos humanos, Disponibilidade de recursos financeiros, Riscos externos à empresa (mercado econômico, etc.), Lembrar do SWOT ! NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos ETAPA 2: Qualificação dos riscos Identificar os fatores dos riscos. Estimar as probabilidades dos riscos A partir do conhecimento dos fatores Cuidado com os desvios das probabilidades subjetivas ! Calcular os impactos dos riscos Calcular as criticidades dos riscos NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos ETAPA 3: Priorização dos riscos Ordenar os riscos por criticidade descendente Definir o nível abaixo do qual os riscos não serão gerenciados (assumidos). Aplicar um PARETO, por exemplo ! Já se decide de não cuidar de todos os riscos, mas somente alguns (identificados com o PARETO). NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos ETAPA 4: Elaborar respostas aos riscos Ação preventiva: Permite diminuir a probabilidade de acontecimento do risco. Exemplo: Uma tarefa pode dar errado (risco) por falta de recurso competente (fator) => Antecipar a capacitação do recurso ou contratar uma pessoa perita. Exemplo: Não beber antes de dirigir ! Ação corretiva: Permite diminuir o impacto do risco (qdo acontecer). Exemplo: Colocar uma rede de proteção num canteiro de obras para diminuir o impacto de uma caída. Exemplo: Instalar um air-bag no carro. Ação paliativa: Mudar de perímetro para “aproveitar o risco”. Exemplo: O seguro não diminui a probabilidade, nem o impacto ; mas “compensa” com dinheiro. NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos na tomada de decisão EXEMPLO Decisão: Viajar ou não para praia ? ¾ de chance de ter sol na praia... Mas, viajar para praia não é sem risco..... Como isto pode afetar a minha decisão ? NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos na tomada de decisão EXEMPLO Análise dos riscos As ações preventivas me “custam”. Por tanto, elas vão modificar as minhas utilidades. Utilidade subjetiva ! NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com

Gerenciamento de riscos na tomada de decisão EXEMPLO Com critério da EM Com critério da esperança de arrependimento NH Consultoria www.NHConsultoriaTI.com