FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Administração financeira
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
Técnicas de orçamento de capital
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO payback valor presente líquido
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Análise Financeira Hermano Perrelli
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
Universidade Federal Fluminense
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Terminologia de Capital de Giro.
Contabilidade para executivos
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
Objetivos de aprendizagem
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Administração de caixa
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
ENGENHARIA ECONÔMICA.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
FTAD - Formação técnica em Administração Módulo - Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira.
TAXA INTERNA DE RETORNO - TIR
Análise das Demonstrações Financeiras
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Macroeconomia do Desenvolvimento
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD – Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira.
Desafios gerenciais Aula 4.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD – Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Análise de Investimentos
Demonstrações Contábeis
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
Análise do fluxo de caixa da empresa
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
Integração das Demonstrações
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
André Amorim Site:
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Transcrição da apresentação:

FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira

Módulo Contabilidade e Finanças Planejamento Orçamentário Gestão financeira Contabilidade ACI : Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira

Gestão Financeira Estudo Viabilidade Econômica Financeiro Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Atividade Operacional Atividade Investimento Atividade Financeira

Gestão Financeira PLAYBACK VALOR PRESENTE LÍQUIDO TAXA INTERNA DE RETORNO

Gestão Financeira Estudo de Viabilidade Econômico Financeiro  Tem como objetivo avaliar o plano de investimento a ser realizado, demonstrando a viabilidade ou inviabilidade do projeto.

Gestão Financeira É pré-requisito para a obtenção de financiamento, resguardando a instituição financeira na tomada de decisão para a liberação de crédito.

Gestão Financeira Do ponto de vista da análise econômico financeira, um projeto de investimento é qualquer atividade produtiva de vida limitada, que implique na mobilização de alguns recursos na forma de bens de produção, em determinado momento, na expectativa de gerar recursos futuros oriundos da produção. Esse tipo de conceituação pressupõe a possibilidade de quantificação monetária dos insumos e produtos associados ao projeto. (NORONHA e DUARTE, 1995).

Gestão Financeira Um dos modelos dessa analise mais utilizado é a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). DFC – Se tornou obrigatória no Brasil com a criação da Lei n.º 11.638, desde então todos os profissionais que fazem parte do ambiente empresarial precisam conhecer. Seu principal objetivo é evidenciar variações ocorridas no disponível das empresas entre um determinado período de tempo.

Gestão Financeira Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

Gestão Financeira I - Atividades Operacionais; II - Atividades de Investimento; III - Atividades de Financiamento fonte: portadecontabilidade

Gestão Financeira Atividades Operacionais - são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.

Gestão Financeira Atividades de Investimento - são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

Gestão Financeira Atividade de Financiamento - são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

Gestão Financeira

Gestão Financeira PlayBack – corresponde ao periodo de recuperação do investimento, em geral em anos, através do fluxo de caixa gerado pelo projeto, considerando prioritário o período de recuperação do investimento.

FLUXO DE CAIXA DO INVESTIMENTO Gestão Financeira FLUXO DE CAIXA DO INVESTIMENTO ANO EMPRESA A EMPRESA B FLUXO DE CAIXA A RECUPERAR -1000 1000 1 500 100 900 2 400 200 700 3 300 4 5 600 PLAYBACK 2,5 ANOS 4 ANOS

Gestão Financeira Valor Presente Liquido (VPL) – Mede a riqueza gerada por um determinado ativo e valores atuais, utilizado para calcular atratividade de investimentos.

Gestão Financeira (VPL) - é o valor presente de retornos futuros de um projeto de investimento menos o custo dos investimentos, em termos de fluxo de caixa , descontados ao custo de capital da empresa. FORMULA : VPL= (-) Valor investimento + valo ano 1 + valo ano 2 + valo ano 3 (1+i) (1 + i )² (1 + i) ³

Gestão Financeira Ex: A empresa Fast Food está considerando dois tipos de investimento excludentes, ambos com um custo inicial de R$ 5.000, com os seguintes fluxo de caixa sendo custo de capital da empresa taxa 10%.

Gestão Financeira ANO PROJETO A PROJETO B 1 2.000 3.000 2 3 1.500

Gestão Financeira PROJETO A VPL = 5.000 = 2000 + 3.000 1.500 = 1.818,18+2.479,33+1.126,97= (1 + 0,10) (1 + 0,10)² (1 + 0,10)³ 5.424,78-5.000,00 = 424,78 PROJETO B VPL = 5000 = 3000 2.000 2.727,27+1.652,89+1.127,97 5.508,13-5.000,00 = 508,13

Gestão Financeira PROJETO A PROJETO B VPL 424,78 508,13 PLAY BACK 2 ANOS

Gestão Financeira Taxa Interna Retorno – é definida como taxa esperada de retorno sobre um investimento. Para aplicação do método devemos estimar os valores real das entradas e saídas de caixa.

Gestão Financeira 2000 + 3.000 1.500 = 14,92% (1 + TIR) (1 + TIR)² PROJETO A VPL = 5000 = 2000 + 3.000 1.500 = 14,92% (1 + TIR) (1 + TIR)² (1 + TIR)³ PROJETO B 3000 2.000 16,46%

Gestão Financeira Outras técnicas também são importantes, pois complementam as ferramentas do modelo DFC, como é o caso da Análise do Ponto de Equilíbrio (PE), que representa o ponto mínimo de operação de um negócio, empresa ou projeto.

Gestão Financeira Portanto concluímos que os dois projetos são aceitáveis, pois o TRI deles supera 10% do custo de capital da empresas, a TIR do projeto B e superior e melhor.

Gestão Financeira para saber o impacto desta variação nos indicadores de viabilidade, passando pela análise de pontos de mudança de decisão, até uma medida de risco representada pela probabilidade de viabilidade dos projetos.

Gestão Financeira A consideração de condições de incerteza na análise se faz necessária. Para isso, tem-se a possibilidade de fazer uma análise de sensibilidade, que vai desde a atribuição discreta de valores a certas variáveis.

ATIVIDADE 1 - O que determina que a análise de viabilidade seja favorável e desfavorável em um investimento? Explique: 2 - O que taxa interna de retorno? 3 – Defina valor presente líquido ?

ATIVIDADE Entrega: 23/11/2013 até às 23:00h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Chat dia no horário: 14/11/2013 das 19:00 às 20:30 Hrs