Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
Encontro com professores
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Secretaria da Educação e Cultura
Consultor do Empreender ...
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
BIBLIOTECA ESCOLAR ANDRÉ SOARES (BEAS)
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOAVALIAÇÃO.
Jardim-de-Infância da Abelheira
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Escola EB 1/JI da Abelheira
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Procedimentos de referenciação e avaliação
Gabinete de Intervenção ao Aluno
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO
04 de dezembro de Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas Avaliação institucional de escolas (define orientações do.
Formação Contínua de Professores
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Serviço de Psicologia e Orientação
ORGANIZANDO E ANIMANDO AS CAMPANHAS 1. O QUE É UMA CAMPANHA  Atividade realizada com intensidade durante um certo período  Dimensões a)Educativa: tema.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Psicologia da Educação
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Projeto de Intervenção Elaborado por: Ariana Fulgêncio ( ) Diana Vieira ( ) Élia Teixeira ( ) Kelly Mendes ( ) Promoção.
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Conselheiro de Leo Clube
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Para tomar conhecimento dos programas Os técnicos vêm à escola.
(CON)VIVER NA ESCOLA Projeto de formação / intervenção da responsabilidade das docentes: Graça Carneiro Maria do Céu Leitão Maria da Conceição Sousa.
Revisita ao PPP.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Apresentação do novo modelo
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Transcrição da apresentação:

Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação Objetivos Missão: tornar as “escolas amigas da família” Objetivos: aumentar o envolvimento parental na dinâmica escolar e desta forma, fomentar o sucesso académico dos alunos; desenvolver medidas de apoio que fortaleçam a capacidade da família e as competências dos pais para preservarem o ambiente familiar e as condições suficientes e adequadas com vista a promover o desenvolvimento da criança/jovem. Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação

Estrutura da Equipa: Pais/ Encarregados de Educação Estratégia Municipal para a Promoção da Parentalidade Positiva no Agrupamento de Escolas de Pedome Estrutura da Equipa: Autora do Programa Mais Família e Consultora (Filomena Gaspar, Universidade Coimbra) kjiEquipa Municipal para a Parentalidade (Cláudia Costa, Isabel Marques e Mariana Pereira) Kjd Comissários Escolares para a Parentalidade Sandrina Fortes Kjd Conselheiros de Orientação Parental (COP) Céu Brandão, Elisa Carvalho, Julieta Cadeias e Ângela Rodrigues Pais/ Encarregados de Educação

Constituição da Equipa Escolar Comissária: Sandrine Fortes Conselheiras da parentalidade: Céu Brandão – Coordenadora dos Diretores de Turma Julieta Cadeias – Psicóloga Elisa Carvalho – Educadora Social Ângela Rodrigues - Animadora Trabalhar com os pais para melhorarem o comportamento dos filhos Trabalho coordenado com diretores de turma e professores titulares de turma/ coordenador de estabelecimento.

Modalidades de intervenção da equipa escolar para a parentalidade: Intervenção individualizada Equipa Intervenção em grupo, através da implementação do Programa Mais Família Técnicos da equipa detentores de formação específica - Desenvolver estratégias coletivas que fomentem o envolvimento parental na dinâmica escolar. São um serviço indicado baseado num contexto universal (escola) e, desta forma, representa um serviço não estigmatizante a que os pais podem recorrer.

Modalidade de intervenção PLANO DE AÇÃO 2012/2013 - Projeto Concelhio de Educação Parental Modalidade de intervenção AÇÕES/ATIVIDADES Data Divulgação do Projeto Concelhio de Educação Parental Informação no site da escola sobre o projeto e equipa; ação de apresentação do projeto ao pessoal docente, assistentes operacionais e administrativos e união das associações de pais do AE Pedome (UAP); entrega de flyer divulgativo do Projeto aos encarregados de educação Jan/13 Intervenção individualizada associada a um registo de aconselhamento Acompanhamento individualizado aos EE sinalizados/ que solicitem o apoio da equipa Ao longo do ano Intervenção em grupo: Intervenção em grupo, através da implementação do Programa Mais Família Divulgação do Programa Mais Família, Mais Criança através de folheto, implementação do Programa Mais Família, Mais Criança…) Abr/13 Estratégias coletivas mensagem positiva nas cadernetas/caderno do alunos; reconhecimento dos representantes dos EE e realização de uma atividade desportiva no Dia do Agrupamento; envio de mensagem nos aniversários dos encarregados de educação ao longo do ano letivo; maio 2013 Organização, planeamento, acompanhamento e avaliação do programa Reuniões de equipa quinzenalmente

Como ter acesso a este serviço Diretor de Turma/Professor Titular ativa o contato com a equipa de profissionais de orientação da Parentalidade ou então, através do contato direto desta equipa de profissionais de apoio parental que serão disponibilizados no site da escola.

Contatos E-mail: educacaoparental@aepedome.net Telm: 961038080