CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Disciplinaridade: Multi... / Pluri... Inter... / Trans...
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Avaliação Psicomotora
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Multi, Inter e Transdisciplinaridade
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
SÉCULO XX.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Questões metodológicas do Ensino Religioso
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
EDUCAÇÃO E CIDADANIA A educação para a cidadania constitui um conjunto complexo que abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a aquisição de conhecimentos.
Pacto do Ensino Médio e o REM
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalhando com Grupos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Atuais Propostas Curriculares.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
História nas atuais propostas curriculares
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Laboratório de Aprendizagem
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Tema central e eixos temáticos
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Prof. José Roberto Medina
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
TEMAS TRANSVERSAIS.
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
Projetos e Sequências Didáticas
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL Parâmetros Curriculares Nacionais PCN

Vamos relembrar nossas aulas dos outros períodos? PCN CAI NA PROVA? Vamos relembrar nossas aulas dos outros períodos? Quais são os blocos/eixos temáticos, propostos nos PCN para o ensino de Ciências no fundamental 1º e 2 ciclos? 1- AMBIENTE 2- SER HUMANO E SAÚDE 3- RECURSOS TECNOLÓGICOS

PCN - CARACTERÍSTICAS áreas de abordagem para o ensino de Ciências; metodologias que contemplassem a interdisciplinaridade; estudo integrado e repetido de diversos temas; conteúdos com diferentes abordagens e respeitando a maturidade dos alunos.

Estratégias para a abordagem dos blocos temáticos Os blocos temáticos indicam perspectivas de abordagem e dão organização aos conteúdos sem se configurarem como padrão rígido; Possibilitam estabelecer diferentes sequências internas aos ciclos; Permite fazer conexões entre conteúdos dos diferentes blocos, das demais áreas e dos temas transversais;

Os professores em busca de novas perspectivas A importância do papel do professor enquanto “agente” de mudança, favorecendo a compreensão mútua e a tolerância.

Modificação do Pensar, do Ensinar Século XXI, os preconceitos étnicos e culturais necessitam ser definitivamente eliminados; *a tolerância e a *compreensão adjetivos propulsores do ensino atual

Origem no latim, com três significados básicos: O QUE É ENTENDIDO POR DISCIPLINA? Origem no latim, com três significados básicos: Domínio particular do conhecimento; matéria de ensino = sentido comum de um campo específico de conhecimento. Conjunto de regras de conduta; obediência a essas regras = método de comportamento. Regra de conduta que o indivíduo se impõe = específica de certas coletividades.

TEMAS TRANSVERSAIS Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar: • Dignidade da pessoa humana Implica respeito aos direitos humanos; Repúdio à discriminação de qualquer tipo; Respeito mútuo nas relações interpessoais;

ÉTICA/SAÚDE/MEIO AMBIENTE/ORIENTAÇÃO SEXUAL/PLURALIDADE CULTURAL Igualdade de direitos O princípio da eqüidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.); Considerar as desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

ÉTICA/SAÚDE/MEIO AMBIENTE/ORIENTAÇÃO SEXUAL/PLURALIDADE CULTURAL Participação Princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa; Permitir a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc.

ÉTICA/SAÚDE/MEIO AMBIENTE/ORIENTAÇÃO SEXUAL/PLURALIDADE CULTURAL Co-responsabilidade pela vida social Implica partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.

Características da disciplinaridade: Aprofundamento e ampliação de conhecimentos de uma mesma área. Métodos próprios de investigação. Especialização cada vez maior. Limites bem estabelecidos pela área de conhecimento. Caminho normal para a evolução da ciência. Logo, a disciplinaridade refere-se, no máximo, a um nível de realidade. Na maioria dos casos está somente preocupada com os fragmentos de um nível de realidade.

PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO

OS CAMINHOS DE MULTI, PLURI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE JUSTIFICATIVA: “A linguagem disciplinar [...] não deu conta de provocar a interação entre os conhecimentos das várias disciplinas criadas pela ciência moderna.” (BARBOSA, 2001) MULTIDISCIPLINARIDADE: Ocorre quando “para a solução de um problema, torna-se necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento, sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas” (Piaget apud CHAVES, 1988, p. 5).

PLURIDISCIPLINARIDADE: Os caminhos da MULTI, PLURI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE PLURIDISCIPLINARIDADE: A diferença entre multi para pluri é ‘quase’ nula: Multi = conjunto de disciplinas trabalhadas simultaneamente, sem relações explícitas. Pluri = justaposição de várias disciplinas no mesmo nível hierárquico, cujas relações são aparentes. Ex.: Trabalhos de ecologia, especificamente para o estudo da biocenose, necessitam de várias disciplinas, como a botânica, zoologia e meteorologia. “

INTERDISCIPLINARIDADE: Transfere métodos de uma disciplina para outra. Os caminhos da MULTI, PLURI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE INTERDISCIPLINARIDADE: Transfere métodos de uma disciplina para outra. É o resultado da articulação entre duas ou mais disciplinas com objetivos pedagógicos comuns. Extravasa as disciplinas, mas sua meta ainda permanece dentro da estrutura da pesquisa disciplinar. Exemplos: os métodos da física nuclear são transferidos para a medicina e isso leva para o aparecimento de novos tratamentos para o câncer; os métodos da química transferidos para biologia, nasce a bioquímica; e da transferência de métodos computacionais para a arte, a arte computacional é gerada.

TRANSDISCIPLINARIDADE: Os caminhos da MULTI, PLURI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE TRANSDISCIPLINARIDADE: Refere-se à dinâmica engendrada pela ação simultânea de diversos níveis de realidade. Está entre as disciplinas, através de diferentes disciplinas e além de todas as disciplinas. É alimentada pela pesquisa disciplinar. O conceito envolve “não só as interações ou reciprocidade entre projetos especializados de pesquisa, mas a colocação dessas relações dentro de um sistema total, sem quaisquer limites rígidos entre as disciplinas”.(Piaget, apud CHAVES, 1988, p. 5). Exemplos: o entendimento do mundo atual - não pode ser realizado em uma estrutura de pesquisa disciplinar, por isso há que extravasar fronteiras. É uma forma de auto-transformação orientada para o auto-conhecimento. Reconcilia ciências exatas, humanas, arte, literatura, poesia, experiência anterior.