Quero correr a São Silvestre! Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte, doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da Seção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Entendendo a Pressão Alta.
Advertisements

QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
MACRONUTRIENTES NECESSIDADES DIÁRIAS
Atividade Física e Qualidade de Vida
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
PROJETO SAÚDE.
Alimentação Equilibrada
João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado.
A MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA MUSCULAÇÃO FAZ MAL OU NÃO?
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física em UBS/PSF Rio Claro Departamento de Educação Física/UNESP Prefeitura Municipal de Rio Claro Secretaria Municipal de Saúde.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Professor Cristofer A. Masetti
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
“Nesse banco ... você deposita esperança”
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
OBJETIVO GERAL Avaliar o estado nutricional dos atletas da esgrima brasileira. Oferecer orientação nutricional para a melhoria do desempenho físico.
ATLETAS DE FIM DE SEMANA
1 EM
Exercícios Físicos.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
MEDICINA PREVENTIVA ORTOMOLECULAR NUTROLOGIA APRENDA MAIS ESSA!
UM ESTILO DE VIDA ATIVO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Fonte: Redação Meia Fina
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função
20 PASSOS PARA DEIXAR DE FUMAR 1-DECIDA NÃO FUMAR MAIS! GEISLER.
Clique para passagem de slides
Esse é um teste muito interessante.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
1 EM 1 MILHÃO
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White.
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)
DICA DE SAÚDE – dezembro 2010 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS (01/ 12)
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Entendendo a Pressão Alta.
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM
Diabetes Exercício físico na 1 1 Benefícios do exercício físico na diabetes 2 2 Reduz os níveis de açúcar, colesterol e outras gorduras no sangue Reduz.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
O julgamento.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Estilos de Vida Saudável
Prefeitura de PQP, está contratando médico para contrato imediato
Os Perigos do corpo perfeito
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Unidades de Operações Lógicas em Simuladores de Processos
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Aproveite as férias e o início do ano novo para treinar ao ar livre e manter a boa forma (04/01) Fonte: minhavida.com.br DICA DE SAÚDE – JANEIRO 2012 Metabolismo.
Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Entendendo a Pressão Alta.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
PROTOCOLO - CSE BUTATÃ.
PLANO WTA CAPACITAÇÃO: 2 ANOS PARA PT. 17H30-19H TREINAMENTO DE GRUPO (FECHADO) 19H-20H TREINAMENTO GERAL ABERTO A NOVOS CONSULTORES AGENDA DA CAPACITAÇÃO.
FILOSOFIA WTA CAPACITAÇÃO SÃO PAULO (OSASCO): 2 ANOS PARA PT.
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
ALONGAMENTO.
O que o Cardiologista não Deve Fazer ou Recomendar ao Indicar Tratamento Clínico ou Cirúrgico.
Transcrição da apresentação:

Quero correr a São Silvestre! Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte, doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da Seção Médica de Cardiologia do Exercício e Esporte do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, consultor Clínico do Sport Check-up do Hospital do Coração, responsável pelo Serviço de Cardiologia do Instituto Runner de Ensino e Pesquisa e editor do livro Ninguém Morre de Véspera (Editora Phorte).

Calor Pronto! Decidido, vamos correr a tradicional e eletrizante corrida de rua no último dia do ano, em São Paulo. Será novamente no meio da tarde, às 17 horas no horário de verão, quando o calor de verão deverá estar de plantão!

Roupas leves Pelos cálculos médicos, a recomendação de uma preparação 90 dias antes está em pleno vigor, afinal a corrida é para quem tem alguma experiência. Boné, vestimenta apropriada de tecido (algodão, tectel etc.) que favorece a boa transpiração, isto é, que ajuda a troca de calor entre a pele e o meio ambiente, facilitando que o corpo esfrie naturalmente, pois durante um exercício intenso a temperatura corporal pode chegar até os 40 graus centígrados, evitando assim a desidratação.

Reposição de líquidos Uma perda de mais de 1,5 quilo de peso, obriga a reposição com os conhecidos isotônicos e nunca só água pura. Conheça como funciona seu organismo e assim saberá o que escolher para a reposição de líquidos, sem esquecer dos famosos carboidratos, necessários nessas provas longas, como carbogel e maltodextrina.

Proporção diária de alimentos Em recentes exames de centenas de atletas selecionados para o PAN de 2007, que a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro, foram realizados no Sport Check-up do Hospital do Coração, detectou-se importantes erros alimentares, causados por desconhecimento do que é útil, inútil e prejudicial. A proporção diária é de 15% de proteínas, 65% de carboidratos e 20% de gorduras, até mais ou menos uma semana antes da corrida. Se quiser mais esclarecimentos, consulte um nutricionista.

Avaliação médica Faça as avaliações médicas prévias obrigatórias. Descobrindo algum problema, haverá tempo para diagnóstico e tratamento, com a posterior liberação para correr, depois de obtida a cura. Os exames: Consulta cardiológica do esporte. Eletrocardiograma. Teste ergométrico por médico. Ecocardiograma. Exames de laboratório para pesquisa de glicose, colesterol e outros.

Vou correr. Não deu para fazer a avaliação médica. E agora? O participante de uma prova popular pode usar o questionário PAR-Q (Questionário de Prontidão para Atividade Física) de avaliação clínica pré- participação esportiva sumária. Criado no Canadá, orienta quem ainda não procurou um médico para avaliação. Esse questionário serve como esclarecimento, mas não substitui o exame médico. As perguntas devem ser respondidas com um simples "sim" ou "não" com total sinceridade. 1. Algum médico já disse que você possui algum problema de coração e que só deveria realizar atividade física com supervisão por profissionais de saúde? 2. Você sente dores no peito quando pratica exercícios físicos? 3. No último mês, você sentiu dores no peito quando praticava atividade física? 4. Você apresenta desequilíbrio devido a tontura e/ou perda de consciência? 5. Você possui algum problema ósseo/articular/muscular que pode piorar pela atividade física? 6. Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou problema de coração? 7. Sabe de alguma outra razão pela qual você não deve realizar atividade física? Se responder "não" a todas as perguntas, a possibilidade de ter alguma condição clínica que ofereça risco, durante a atividade esportiva, é baixa. Caso haja alguma resposta "sim", procure imediatamente o médico.