SUS, SUAS....

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Saúde Mental Comunitária e Atenção Primária
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Outbreak Communication 2 Planning and Evaluation Meeting Panamá City – Panamá – 30 October – 1 November 2007Conquistas e Desafios do GT de Comunicação.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Políticas Sociais em Saúde Pública
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
O MÉTODO CIENTÍFICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. LEI Depois de constatado um fenômeno você poderá descrevê-lo em forma de enunciado, mas uma lei só pode ser.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Controle Social.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
REFORMA SANITÁRIA.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
TEMA 1: OS RUMOS DO ESTADO BRASILEIRO E O S.U.S.
Estratégia de Saúde da Família
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Psicologia e Saúde Pública Profª. Lédice L. Oliveira
10ª Reunião Plenária da CNPD
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

SUS, SUAS...

Apesar da grande semelhança entre si, ambas têm vida própria, finalidade e atuação peculiares. O SUS (Sistema Único de Saúde), anteriormente conhecido pelo SUDS (Sistema Único de Desenvolvimento Social), foi criado segundo os princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde, editado em 1990, com base no artigo198, da Constituição Federal de 1988.

Os princípios da universalidade - a saúde é um direito de todos, integralidade – a atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos, e da equidade – todos devem ter oportunidade de usar o sistema de saúde.

proporciona a muitos a execução O orçamento destinado à manutenção da saúde, mesmo considerado pela maioria dos gestores como restrito, proporciona a muitos a execução e desenvolvimento de um bom trabalho na assistência à saúde aos mais díspares lugares, distantes sertões e essencialmente aos pobres arrabaldes das periferias urbanas.

Indiscutivelmente a população está mais bem assistida, mais confiante Antes, o acesso a um especialista ou exame de autocusto era algo praticamente impossível. Indiscutivelmente a população está mais bem assistida, mais confiante e, sobremaneira, recebendo um tratamento muito mais digno e humano.

colocando o Brasil como um ator de destaque no cenário mundial”. A consolidação do SUS, de certa forma fortalece e credencia a criação do SUAS. No entendimento de Jorge Bermudez, diretor executivo do Unitaid, do fundo internacional “o SUS é um modelo para os demais países em processo de desenvolvimento, colocando o Brasil como um ator de destaque no cenário mundial”.

O Sistema Único da Assistência Social – SUAS, construído com os pés no chão, de forma consistente, descentralizado e integrante da rede pública constitui um marco de conquista da Assistência Social, carro-chefe a enfrentar desafios das mudanças pela melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Para D. Hélder Câmara, então arcebispo de Olinda, Apoio de grupos e instituições com alto poder de barganha fez com que o projeto tornasse uma realidade. Para D. Hélder Câmara, então arcebispo de Olinda, “a sociedade organizada torna-se melhor fortalecida nas suas lutas habituais”.

Para Churchill, “a democracia é um péssimo sistema de governo, com um agravante de que não há outro melhor”. É pois nesse regime de governo que se produzem projetos dessa genialidade.

No Brasil, pobre e rico, a população começa a sentir efeitos benéficos deste projeto ousado na esperança de construir um país menos desigual e mais promissor. “O SUAS, carece de uma atenção maior devido à sua importância na consolidação do sistema” e, não de uma visão míope do mundo.

foi algo pouco visto pelos paraibanos A VII Conferência Estadual da Assistência Social, realizada no Espaço Cultural, foi algo pouco visto pelos paraibanos no que se refere a organização, conhecimento e maturidade nas realizações de empreendimentos dessa natureza. As casas legislativas teriam muito que aprender com os debates durante a realização do profícuo evento.

Cumprimento a equipe na pessoa do professor José Flávio Barros, um “gentleman” no relacionamento humano, um grande gestor nas ações sociais e políticas públicas, principalmente, quando trata do resgate dos valores da família, da ética e da sociedade organizada.

“a mente humana tem que primeiro construir formas independentemente Para Albert Einstein “a mente humana tem que primeiro construir formas independentemente antes de poder encontrá-las nas coisas”. Parabéns, uni-vos.

Visite o site www.longevida.com Texto: “SUS, SUAS...” Autor: RAFAEL HOLANDA LINS Música: : “ CONTIGO APRENDI” Imagens: FINEARTE, 1000 imagens e outros. Formatação: Mercês Carvalho merces.cc@hotmail.com 19-07-2012 19/07/2012 20:43 Visite o site www.longevida.com RAFAEL HOLANDA LINS, é professor, psicólogo, com larga experiência na área de saúde e bem-estar do idoso. Um beijo no coração!