caso Excelsior: Administrando uma Indústria Têxtil em Expansão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A cadeia de valores e a vantagem competitiva
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Unidade 2 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
CHECK LIST PARA SEMINARIO DE LOGISTICA
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
AGREGAÇÃO DE VALORES CUSTO & PREÇO
AGREGAÇÃO DE VALORES AGREGAÇÃO DE VALORES CUSTO & PREÇO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Prof. Érico Oda
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Controle de Estoques: o Lote Econômico
LOGÍSTICA Grupo 97..
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Repensando a Logística
Estudo de Caso PUC – Roupas infantis
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
O mecanismo de pedir.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Processamento de materiais
Sistemas e Processos Projeto URE.
Subgrupo 1 Cleber da Silveira Priscyla Rocha
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Perguntas Logística Grupo 19R.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Universidade de Brasília Logística Empresarial Grupo 19S SLIDES Júlio e Rafael.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Repensando da logística
Grupo: 19X. A logística é responsável por toda a movimentação (ambiente externo e interno). Abrange desde da chegada do matéria-prima até a entrega do.
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
Os mecanismos de pedir 19U061.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
UO3 – Grupo 14K Supply Chain Management
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Por que fazer gestão de estoques?
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Cadeia de Valor.
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
 Componentes do grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
Logística Planejamento e Programação Logística
LOGÍSTICA INTEGRADA PERGUNTAS
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
ERP.
Logística Integrada Engenharia de Produção
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Fluxograma “Nossa Empresa”
Cadeia de Valor.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Planejamento.
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº6 Professor.
Transcrição da apresentação:

caso Excelsior: Administrando uma Indústria Têxtil em Expansão SOLUÇÃO

Maximizar o Lucro Agora e no Futuro. Meta da Excelsior Maximizar o Lucro Agora e no Futuro.

Análise SWOT

Diagrama do Fluxo Atual

Cenário Atual - Pontos Observados 1 - Produção a) Mão de obra terceirizada e distribuída á empresas pequenas, quais eram bons na confecção, porém, não detém conhecimento e sistemas modernos de produção, inspeção ou controle. Isso impacta diretamente na produção. b) O aumento da quantidade de mão de obra não resolve a produção atual, chegando ao limite de capacidade de produção e devido à demanda crescente ameaça a qualidade dos produtos, ponto de honra da empresa.

Cenário Atual - Pontos Observados 2 – Matéria Prima e Aviamentos Matéria prima e aviamentos eram comprados pela Excelsior e causam custos e impactam no estoque em transito e de produtos acabados no Depósito Central;

Cenário Atual - Pontos Observados 3 – Planejamento e Controle de Produção O Planejamento e Controle de Produção coordenam a logística, porém, não consegue prever a demanda de produção. Devido a: Os novos produtos acabados produzidos por terceiros (devido ao maquinário específico) ,como: jeans, cintos, bolsas, mochilas e etc. b) Gerenciamento de produtos complexo, onde cada produto explode para 64 itens a serem controlados devido a variedade de cores e tamanhos.

Cenário Atual - Pontos Observados 4 - A operação de acabamento no Depósito Central gera estoque em transito = CUSTO 5 - O Estoque de embalagens no Depósito Central também gera CUSTO.

Cenário Atual - Pontos Observados 6 – Lojas As lojas possuem razões sociais e CNPJs distintas, o que gera impostos inerentes a uma operação de compra e venda. As lojas não têm grande área para estocagem de produtos acabados e embalagens. As lojas recebem mercadorias conforme o critério de distribuição adotado pela área comercial, porém esta área encontra dificuldades durante conferência e controle fiscal, não consegue fechar critério devido: As lojas nem sempre emitem notas fiscais, o que possibilita fraudes e desvios As lojas informam via formulário a quantidade de produtos em estoque, o que possibilita a imprecisão da informação sobe o estoque.

Cenário Atual – O que realmente limita a expansão da marca ? GARGALO 01: CAPACIDADE EM ATENDER AO MERCADO Problemas operacionais externos: dependência de fornecedores de Matéria-Prima e faccionistas (IMPACTA NO ESTOQUE GERA AUMENTO NO CAPITAL DE GIRO E NA DISPONIBILIZAÇÃO DE PRODUTOS PARA AS LOJAS). GARGALO 02: PRODUÇÃO X DEMANDA "SISTEMA DE PRODUÇÃO EMPURRAR" causa problemas operacionais internos: Estoques no Depósito Central e nas lojas devido: - falta de controle sobre as informações de vendas e de estoque; - as informações de vendas e de estoque ficavam nas lojas; - falta de controle sobre a distribuição/transporte nas lojas.

Cenário Proposto para a Solução dos gargalos GARGALO 01: CAPACIDADE EM ATENDER AO MERCADO Solução: Novas parcerias com fornecedores de produtos beneficiados e contratação de mão de obra de produção(faccionistas) para garantir a qualidade. GARGALO 02: PRODUÇÃO x DEMANDA Aplicar o "SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXAR" onde a demanda de venda comanda o processo de produção da EXCELSIOR + JIT.

Diagrama do Fluxo Proposto

Cenário Proposto - Onde o VALOR é CRIADO Áreas que passam a GERAR VALOR para EXCELSIOR: ∙ Criação / Design (Serviços); . Qualidade (Serviços); . Produção (Operações); . Planejamento e Controle de Produção (Operações);

Cenário Proposto – O que AGREGA VALOR Perfil das Empresas Parceiras que AGREGAM VALOR à EXCELSIOR, frente a este NOVO CENÁRIO: Estas empresas GANHARÃO ao fornecerem um Serviço CONFIANTE com: PREÇO ACESSÍVEL QUALIDADE AGILIDADE FLEXIBILIDADE ∙ Fornecedores de produtos beneficiados (Serviços); . Fornecedores de produtos acabados (Serviços); . Operadores logísticos (Logística Externa);.

Cenário Proposto – O que AGREGA VALOR Trabalhadores com Conhecimento e Competência em: Qualidade Inovação Marketing Operações da indústria têxtil

Cenário Proposto – Co mo Atingir o VALOR ∙ Execução das áreas de Atividade de Apoio: Infra Estrutura da Empresa Garantir que todos GANHEM nos ELOS da CADEIA (Fornecedores, Consumidores e Interessados). Garantir que os processos executem de forma ágil, flexível, com qualidade e baixo custo. Gestão de Pessoas Garantir que todos aprendam e compartilhem conhecimentos e, possibilite o desenvolvimentos de novas competências. Sistema de informações Gerenciais e Operacionais Implantação de Sistemas com ERP para garantir a gestão e o monitoramento dos Negócios e Desempenhos.

CONCLUSÃO

Fim Por: Anderson Christian Denise Mary Rafael Rodrigo Vitor