O Planejamento das Dragagens no Porto do Rio Grande:

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Transcrição da apresentação:

O Planejamento das Dragagens no Porto do Rio Grande: Engenharia, Tecnologia e Áreas de Despejos III Seminário Nacional Sobre Dragagens Portuárias no Brasil Newton Quintas

Imagens obtidas do satélite Landsat7 Localização Rio Grande Brasil Imagens obtidas do satélite Landsat7

Principais Áreas do Porto Organizado Superporto Porto Novo São José do Norte Principais Áreas do Porto Organizado

Porto Organizado do Rio Grande Edição a partir de Imagem obtida do satélite Landsat7

Características Atuais dos Canais e Bacia de Evolução Profundidade 5,0 m (+0,5 m) Largura de 100 m Calado de 17’ Profundidade 10,5 m (+0,5 m) Largura de 200 m Calado de 31’ Profundidade 14,0 m (+0,5 m) Largura de 200 m Calado de 40’

Características do Solo Considerando-se o tamanho médio de grão, em amostras superficiais: 65,80 % Silte 20,27 % Argila 7,60 Areia Fina 5,06 % Areia Muito Fina 1,27 % Areia Média

Características do Solo Amostras obtidas via testemunhagem: 70,37 % Sedimentos classificados como Silte 27,17 % Sedimentos classificados como Argila Os sedimentos classificados como Areia foram pouco observados.

Condições Climáticas – Trecho A Clima de Ondas: O clima de ondas é fortemente dominado pelas ondas dos quadrantes ESSE-SSE. Alturas máximas: 47,46% = 2,3m a 3,8m. Alturas significativas: 45,91% = 1,7m a 3,6m.

Condições Climáticas – Trecho A Ventos: A ocorrência de ventos é predominante no quadrante NNE-ENE = 36%. Velocidades médias situadas entre 12 e 15 nós. Velocidades máximas registradas de 40 nós. Rajadas máximas de até 60 nós.

Condições Climáticas e a Dragagem A Barra do Rio Grande é historicamente considerada como uma das mais traiçoeiras e imprevisíveis entradas de portos da América do Sul. As características são especialíssimas nessa Barra: ali são encontradas, constantemente, correntes marítimas conflitantes, ventos fortes e ondas de alturas significativas.

Condições Climáticas e a Dragagem Essas são as condições a serem enfrentadas pelas dragas na realização dos serviços de dragagem no Canal de Acesso – parte dos serviços são executados em pleno oceano. A especificação da draga deverá levar em consideração tais condições de mar, de ventos e de correntes provenientes do fluxo de deságüe do canal, somadas a maré de enchente. Potência da embarcação para atender simultaneamente a propulsão e os serviços de dragagem.

As Condições Locais e a Draga As dragas a serem disponibilizadas e utilizadas nos serviços de dragagem devem ser, obrigatoriamente, do tipo Draga Autotransportadora (Hopper dredgers), dotada de sistema de posicionamento eletrônico tipo DGPS, com classificação de navegação irrestrita (Alto Mar / Off-shore), com capacidade mínima de cisterna de 4.800m3. Tais especificações são obrigatórias para os serviços a serem contratados, considerando que a que os serviços de dragagem serem de grande volume (em cada etapa) e a disposição do material dragado ser efetuada em alto mar, numa distância mínima de 12 milhas.

Tipos de equipamentos de dragagem O Porto do Rio Grande desenvolveu tradição nos serviços de dragagem desde 1907

Tipos de equipamentos de dragagem Draga Gov. Dornelles – draga de alcatruzes Construída na década de 50 e em operação

Tipos de equipamentos de dragagem Dragas Macapá e Boa Vista I Dragas Hopper ou Autotransportadoras Utilizadas na dragagem de Rio Grande no período 2000/2007

Tipos de equipamentos de dragagem Dragas Macapá e Boa Vista I Dragas hopper ou autotransportadoras Utilizadas na dragagem de Rio Grande no período 2000/2007

Tipos de equipamentos de dragagem Draga de Sucção e Recalque - Cutter Suction Dredger Parque de dragagem da SPH/Governo RS

Licenciamento Ambiental Licenciamento junto ao IBAMA (1997 a 2013): Licenciamentos ambientais (transf. LOD/LOP) A dragagem passou a ser uma atividade rotineira do porto e deixou de ser uma ação excepcional na gestão ambiental. Adoção de procedimentos padrões para a execução de serviços de dragagem (manutenção e aprofun.) - Termos de referência para licitações - Qualificação das empresas executoras - Método executivo - Procedimentos aprovados e condenados - Critérios de fiscalização - Medições dos serviços

As Dragagem do Porto do Rio Grande Ano Manutenção Valor Período 1998 2.626.743 6.025.438 Março/Junho 2000 2.005.159 5.202.562 Jul/Set-Nov/Dez 2001 767.631 2.199.441 Janeiro/Junho 2003 1.846.363 7.095.868 Junho/Setembro 2004 626.506 4.413.155 Abril/Julho 2006 1.630.591 11.287.286 Junho/Dezembro 2007 1.990.731 11.186.842 Janeiro/Junho Volume total:11.493.724 m3 Valor total : 47.410.588,00

Projetos em Desenvolvimento Atual bacia e canal Aprofundamento do Canal do Porto Novo de 31’ para 40’ Investimentos Previstos: 5,1 milhões m3 / R$ 61,2 milhões para recuperação da Bacia e 3,8 milhões m3 / R$ 45,6 milhões para aprofundamento Recuperação da Bacia do Porto Novo de 200m para 300 m

Construção dos Terminais de Celulose da ARACRUZ e de Carga Geral em São José do Norte Investimentos Previstos: R$ 21,6 milhões Volume : 1,80 milhões de m3 Projetos em Desenvolvimento Aprofundamento do Canal do Norte de 30’ para 40’

Projetos em Desenvolvimento Navios de até 200.000 TPB / 350 metros Projeto de ampliação dos Molhes da Barra para permitir o aprofundamento dos Canais de Acesso ao Porto para 18m. Projetos em Desenvolvimento Navios de até 200.000 TPB / 350 metros

Investimentos Previstos: Dragagem de aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande de 14m para 18m Investimentos Previstos: R$ 250 milhões Volume : 25 milhões de m3

Áreas de Despejo – Porto Novo

Áreas de Despejo – Superporto

O Porto do Rio Grande agradece pela sua atenção Newton Quintas – nquintas@portoriogrande.com.br