AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

FASE - Conv. 060/2007 SEAGRI SUAF
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor - DGRAV
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Cooperação e Governança
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
Material Original SAF/MDA Adequado para Aula de Extensão Rural
OPERACIONALIZAÇÃO DA PNATER: :A LEI GERAL DE ATER, CHAMADAS PÚBLICAS E CONTRATOS DE ATER 1.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
AGRICULTURA FAMILIAR E AGROENERGIA
ATER & PESQUISA MDA EMBRAPA SAF DATER REDES DE ATER CONDRAF CONSAD
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Assessoria de Política Agrícola - IB PLANO SAFRA 2008/09.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Plano Safra da Agricultura Familiar
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Inclusão Produtiva Rural
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013. Aumento da renda com distribuição Classe média saltou de 37% para 50% da população total.
Pronaf Microcrédito Rural
Cenário Desejável  Leis Estaduais de ATER  Frentes Parlamentares nas AL dos Estados  Criação de uma Secretária de ATER no MDA  Extensionistas.
Segurança alimentar e mercados institucionais
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
ATER MARCO LEGAL.
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
1.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Curso de Formação para Compra e Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar BRASÍLIA, 03 E 04 DE MARÇO DE POLÍTICAS.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
Secretaria da Agricultura Familiar Curso de Formação de Capacitadores de Crédito Pronaf Brasília – 6 a 11 de agosto de 2007 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
I NSTITUTO N ACIONAL DE C OLONIZAÇÃO E R EFORMA A GRÁRIA - INCRA Brasília, maio de 2015.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009

FAO 1950

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF CRESCIMENTO: Disponibilização em crédito: 2,2bi/12bi Número de contratos: 950mi/2milhões Novas Linhas: mulher, jovem,semi-árido, agroecologia, agroindústria QUALITATIVO: Reinvenção do novo sistema de ATER - Entidades oficiais/ONG - PNATER - SEAF/PGPAF/PAA/ Alim. Escolar

Perspectiva de um Balanço Estratégico (2007-2010) CONTRIBUIR COM A SEGURANÇA ALIMENTAR “ESVERDEAMENTO” DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO REDUÇÃO DA POBREZA RURAL (PRONAF “B”, G.SAFRA, ATER...) GERAÇÃO DE RENDA E AGREGAÇÃO DE VALOR (AF E O ATUAL MERCADO)

POLÍTICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR Formação de Agentes de ATER Crédito PRONAF Seguro da Agricultura Familiar Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural Fomento à prestação de serviços de ATER Financiamento e Seguro da Produção Garantia-Safra Gestão do SIBRATER Comercialização: Compra direta Compra antecipada REDES Agregação de Valor e Geração de Renda Preços Mínimos Agroindústria Produtos Diferenciados Biodiesel Rendas Não-Agrícolas

Agricultura Familiar Sustentável requer uma ATER Sustentável Processo Educativo DATER/SAF/MDA CONATER/SIBRATER/CONDRAF PPA (2008-2011) – Passou a Programa (Pronater) DESAFIOS Abrangência aos agricultores Qualidade dos Serviços Fortalecimento das Organizações de ATER Gestão Social

PRINCÍPIOS: Gratuidade Sustentabilidade Exclusividade para AF PNATER 2003-2009 PRINCÍPIOS: Gratuidade Sustentabilidade Exclusividade para AF Diversidade do Público (gênero, raça e etnia) Gestão Democrática Transparência no uso dos recursos

SIBRATER CONDRAF MDA SAF Comitê de Ater Conselhos Municipais CONSELHOS ESTADUAIS DATER REDES DE ATER Conselhos Municipais

ESTRUTURA: Fomento à ATER - orçamento EXTENSÃO RURAL - DATER ESTRUTURA: Fomento à ATER - orçamento Formação – Agente de ATER Relações Institucionais (metodologia e comunicação) OPERACIONALIDADE: - Relação com CONDRAF Credenciamento Comitê de ATER Redes de ATER - Redes Temáticas Apoio Financeiro aos parceiros Monitoramento das Ações Articulação com Pesquisa

ORÇAMENTO ATER

Agricultores Atendidos

ATES 50% 350.000 8.000 700.000 GOVERN. FAMÍLIAS ATENDIDAS TECNICOS FAMILIAS ASSENT. RURAIS

AVANÇOS 530 Organizações Credenciadas 932 Contratos 12 Redes de Ater Redes Temáticas de Ater Portal Comunidades.mda.gov.br

AVANÇOS Pronater no PPA Editais Embrapa, Oepas, CNPq Formação de Agentes Territórios da Cidadania Seminário Nacional de Ater

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS POR MEIO DE CHAMADAS PÚBLICAS NOVAS INVESTIDAS (2009) PRONAF SUSTENTÁVEL: Decreto Presidencial nº6882 de 12 de Junho de 2009 LEI DA ATER: Projeto de Lei nº 5665-D de 2009. “Instituição da Política Nacional da ATER e o Programa Nacional da ATER para Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS POR MEIO DE CHAMADAS PÚBLICAS

?

OBRIGADO ! José Rui Ferreira jose.rui@mda.gov.br (61) 2020-0605