Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos

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Transcrição da apresentação:

Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos Educação Ambiental Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos Prof. Luiz Penna

Educação Ambiental Teria como Finalidade Promover a compreensão da existência e a importância da política social econômica interdependência sociedade ecológica

Atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental Proporcionar a todas as pessoas a possibilidades de: Adquirir: Conhecimentos – Valores - interesse ativo Atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental

Educação Ambiental Induzir novas formas de condutas nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em conjunto, tornando-a apta a agir em busca de alternativas de soluções para os problemas ambientais, como forma de elevação da suas qualidade de vida

Objetivos da Educação Ambiental 1-Consciência - Ajudar indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se e adquirirem consciência do meio ambiente global e suas questões; 2-Conhecimento – adquirirem diversidade de experiências e compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas; 3-Comportamento – a comprometerem com uma série de valores, e a sentirem interesse pelo meio ambiente, e participarem da melhoria e proteção do meio ambiente

Categorias e objetivos da Educação Ambiental 4- Habilidades- adquirirem habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas ambientais; 5- Participação – proporcionar a oportunidade de participarem ativamente das tarefas que têm por objetivo resolver problemas ambientais Categorias e objetivos da Educação Ambiental

Categorias e objetivos da Educação Ambiental É bom lembrar que os objetivos de um programa de EA devem sempre estar em sintonia com as diferentes realidades sociais, econômicas , políticas culturais e ecológicas de um região ou localidade. 

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Categorias de EA Formal – EA que deveria ser praticada nas escolas, ou seja, dentro do sistema escolar de forma transversal Não formal – EA que deveria ser praticada fora do ambiente escolar, em empresas Informal- EA – EA que deveria ser praticada pelos meios de comunicação de massa

Princípios Básicos da Educação Ambiental 1- Considerar o meio ambiente em sua totalidade, isto é, em seus aspectos naturais e criados pelo homem (político, social, econômico, científico tecnológico, histórico-cultural, moral e estético); 2- Construir um processo contínuo e permanente, através de todas as fases do ensino formal e não-formal

Princípios Básicos da Educação Ambiental 3-Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada 4- Examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional, de modo que o educando se identifique com as condições ambientais de outras regiões geográficas

Princípios Básicos da Educação Ambiental 5-Concentrar-se nas condições ambientais atuais tendo em conta também a perspectiva histórica 6-Insistir no valor e na necessidade de cooperação local, nacional e internacional, para prevenir e resolver os problemas ambientais

Princípios Básicos da Educação Ambiental 7- Considerar, de maneira explícita, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e de crescimento

Princípios Básicos da Educação Ambiental 8-Ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais 9-Destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em conseqüência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas A EA não é neutra. È uma ação cultural. O processo educativo resulta numa relação de domínio ou liberdade.

Princípios Básicos da Educação Ambiental 10- Utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades práticas e as experiências pessoais  Precisamos sair da posição de “sentantes” e passarmos para “pensantes” e atuantes

Nascem 92 milhões de pessoas/ano/1992