Governança de TI no Governo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Contratações de TI na APF
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
NÚCLEOS DE ADMINISTRAÇÃO SISTÊMICA
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Avaliação do Plano Plurianual
FORPLAD POLÍTICA DE INFORMÁTICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Setembro/2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Processo de Elaboração do PLOA 2011
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
Gestão Estratégica.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Encontro Nacional de Tecnologia da Informação
Como o Governo formula sua Estratégia
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
6ª frente de trabalho do pmimf:
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Apresentação: Software de Gestão de Contratos Aplicado a Instrução Normativa nº 04/2008 SLTI/MP Realizada em: 28 de outubro de ª Semana CNEN de.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Programa Prevenir DER São Bernardo
Ministério da Cultura.
Reunião Inicial – Elaboração do PDTI
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Governo Eletrônico no Brasil
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão de Recursos Públicos na Contratação de Bens e Serviços e a Relação com o Mercado MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Ministro.
Realização e Coordenação: Execução:
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Fórum de Secretários Executivos
A Política de Gestão de Pessoas
Visão Geral sobre a STN/COSIS
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Governança de TI no Governo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Paulo Roberto Pinto

Agenda Agenda Contexto SISP IN SLTI 04/2008 EGTI Planejamento de TI

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP Órgão Central do SISP Secretaria-Executiva do Comitê do Governo Eletrônico SISP e e-Gov Normas relacionadas ao uso de Tecnologia da Informação no âmbito do SISP HW, SW, TI Verde, Telco, Infovia Regulamentação das aquisições e contratações

SISP Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática Decreto 99180, 15 de março de 1990 Decreto 1048, 21 de janeiro de 1994 A dministração Direta, Autarquias e Fundações do Poder Executivo Federal– 152 órgãos Comissão Coordenação = Órgãos setoriais + SLTI (órgão central)‏

SISP Organiza a TI em forma de sistema o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de informação e informática Assegurar o suporte de informação adequado, dinâmico, confiável e eficaz Estimular o uso racional dos recursos de informação e informática, visando à melhoria da qualidade e da produtividade do ciclo da informação Integração das áreas de TI, compartilhamento de soluções, estudos, práticas 20 anos – eram poucas realizações…

Decreto 2271/1997  Art . 1º No âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional poderão ser objeto de execução indireta as atividades materiais acessórias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem área de competência legal do órgão ou entidade.  § 1º As atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta New Public Management TI é meio, TI não importa

Decreto 2271/1997 e o Planejamento   ???

O problema: falta de Governança de TI Evolução dos acórdãos e decisões do TCU relacionados a contratações de serviços de TI Acórdão 786/06-P e criação da SEFTI 5º ano do Decreto 2.271/97 Acórdão 1558/03-P Decreto 2.271/97 Número de deliberações anuais 8

Modelo antigo de contratação Restrição à competitividade Risco estratégico – monopólio (guarda-chuva)‏ Segurança – todos os sistemas “na mão” de uma empresa privada. E se ela quebrar? Anti-economicidade – paradoxo da incompetência-lucro Não há planejamento Conseqüências Dependência do fornecedor Perda do conhecimento organizacional Riscos relativos à segurança da informação e descontinuidade dos serviços Fracasso de projetos estratégicos

Por quê se preocupar com Planejamento de TI no Governo? Motivação Por quê se preocupar com Planejamento de TI no Governo? Porque administra mais de R$ 6.000.000.000,00 por ano. Fonte: Siafi 2006

Acórdãos TCU Novo modelo de controle: Contas x Controle – embate SEFTI Acórdão 1603/2008 – 255 órgãos Governança e Gestão de TI Postura proativa Abrir aos órgãos Ameaça x Oportunidade SISP

Fonte: TCU

Instrução Normativa SLTI nº 04 / 2008 Agenda Acórdão 786/2006 Compilação da Legislação Federal (dispersa e por vezes contraditória)‏ Guia para a contratação de serviços de TI – caminho feliz Planejamento e Padrões de Governo Proteção aos órgãos e às áreas de TI

PDTI: IN 04 Planejamento de TI Planejamento da contratação de serviços de TU Seleção de fornecedores, licitação Gestão dos contratos

Planejamento e PDTI na IN 04 Art. 2º X - Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI: instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa a atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para um determinado período Art. 3º As contratações [...]deverão ser precedidas de planejamento, elaborado em harmonia com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI, alinhado à estratégia do órgão ou entidade Art. 4º … órgão central do SISP elaborará, em conjunto com os órgãos setoriais e seccionais do SISP, a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação [...] revisada anualmente, para subsídio à elaboração dos PDTI dos órgãos e entidades integrantes do SISP. I – proposta […] que contemple as demandas de recursos humanos das Áreas de Tecnologia da Informação necessárias para elaboração e gestão de seus PDTI II - plano de ação […] para viabilizar a capacitação dos servidores das Áreas de Tecnologia da Informação III - modelo para elaboração dos PDTI: necessidades de informação alinhadas à estratégia do órgão ou entidade, plano de investimentos, contratações de serviços, aquisição de equipamentos, quantitativo e capacitação de pessoal, gestão de risco IV - orientação para a formação de Comitês de Tecnologia da Informação que envolvam as diversas áreas dos órgãos e entidades, que se responsabilizem por alinhar os investimentos de Tecnologia da Informação com os objetivos do órgão ou entidade e apoiar a priorização de projetos a serem atendidos.

Diretrizes de um Modelo de Governança Novo momento Rearticulação da rede de gestores de TI, visando a consolidação de melhores práticas e otimização dos esforços Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br)‏ Comunidade Virtual de Aprendizagem Comunidade SISP (catir.softwarepublico.gov.br)‏ Encontros Técnicos, Governança de TI, Melhores Práticas CC SISP e Núcleos: Governança, Contratações, Padronização Tecnológica Cursos de Formação na ENAP e UniSerpro (métricas e pontos de função)

Modelo de Governança de TI do SISP GSISP e Concurso em Analistas de TI – foco em gestão de TI – governabilidade da TI Estratégia Geral de TI – 01/12/2008 Desenvolvida com o objetivo de estabelecer as bases para a transição entre a situação atual de gestão dos ambientes de informática do Executivo Federal – heterogênea, precária e em geral vulnerável (ver Acórdão 1603/2008 TCU) e o pleno cumprimento da IN 04/2008

EGTI Estratégia Geral de TI 2008/2009 Modelo de Governança de TI – maturidade Modelo mínimo de PDTI – planejar Comitê Estratégico de TI, em cada órgão Catálogo de Sistemas – racionalizar, compartilhar Padronização Tecnológica – interoperar Plano de Capacitação Alocação de Pessoal Padrões abertos e Software Livre – liberdade

EGTI Missão Existimos em razão da sociedade e o cidadão Uso racional do dinheiro público Estado e Governo

Estratégia Geral de TI 2008/2009 transição Autodiagnóstico 2008 – retrato das áreas de TI Governança Inventário Pessoas Plano de Metas 2009 - compromisso Comitê de TI PDTI Governança – processos formais Padrões de governo – integração Capacitação Contratações

Estratégia Geral de TI 2008/2009 Resultados: AD –equipes de TI operacionais, sem estrutura organizacional, quadro escasso de servidores de TI, sem qualificação, entregue a terceirizados PM – maioria dos órgãos sem condições de planejar e de estabelecer e atingir metas Fragilidade nos processos de trabalho Vulnerabilidade perante os orgãos de controle Pesquisa mais abrangente, mas confirma 1603

EGTI 2008/2009 Autodiagnóstico 2009/2010: 12% 718 novos gestores de TI 350 analistas

SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Comitê de TI Pergunta SLTI (2009) TCU (2007) Sim Não O Órgão setorial possui um comitê de TI ou alguma instância de articulação entre a(s) área(s) de TI e as áreas finalísticas? 62% 38% 67% Fonte: Autodiagnóstico de órgãos setoriais Instituído ou em processo 2010 96% Fonte: Planos de Metas de órgãos setoriais

SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Planejamento de TI Pergunta SLTI (2009) TCU (2007) Sim Não O Órgão possui planejamento de TI? 62% 38% 59% Fonte: Auto Diagnóstico de órgãos setoriais Realizado ou em processo 2010 96% Fonte: Planos de Metas de órgãos setoriais, ainda em consolidação

SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Orçamento de TI Pergunta SLTI (2009) TCU (2007) Sim Não O orçamento de TI do Órgão tem gestão centralizada e coordenada? 58% 42% ND Fonte: Autodiagnóstico de órgãos setoriais 2010 60% Fonte: Planos de Metas de órgãos setoriais

SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Contratações de TI Pergunta SLTI TCU 2009 2010 2007 A área de TI possui um processo formal de aquisição de bens e serviços? 23% 38% 54% Fonte: Autodiagnóstico de órgãos setoriais. IN4 (pelo menos parcialmente) Fonte: Planos de Metas de órgãos setoriais

Função Planejamento IN 04 transição “... formalizando assim sua própria trilha de transição, que certamente na maioria dos casos não estará completa já no início de 2009. Desta forma, o órgão central entende que a aplicação da IN SLTI 04/2008 pelos órgãos integrantes do SISP ocorrerá de forma gradual até o final do exercício de 2009, sendo implementada por etapas. Devendo os mesmos encaminharem a SLTI formalmente o seu plano de metas para contratualização, na forma e no prazo estabelecido por esta secretaria. De forma incipiente, esse material constitui as bases para o modelo de Governança do SISP e servirá como "contratualização“ entre as partes para alcançar a necessária maturidade do ambiente.”

EGTI 2010 agregar valor Elevar a maturidade da governança de TI Foco na integração e interação dos órgãos CC SISP processo de construção e decisão conjunta Adicionar valor às ações de Governo Agir estrategicamente Foco: TI estratégica no Governo Oficinas 22 Direcionadores estratégicos 4 eixos: fortalecimento, alinhamento, integração e capacidades 2 transversais: governança e ação política

EGTI 2010 agregar valor CC SISP Núcleos de Práticas: governança, contratações e padronização tecnológica – Participação ativa gestores, técnicos e academia AD 2009 PM 2010 Expectativas PDTI e CETI em todos os órgãos setoriais Aderência à IN 04 Consolidação do SISP via Comissão de Coordenação Maior maturidade nos processos de TI Melhores gestores

Necessidades de informação da organização Decorrem: dos processos de negócio dos objetivos estratégicos Fonte: Cláudio Cruz

PDTI

Planejamento de TI olhar futuro PDTI básico dos órgãos (maturidade 0) Refinar o processo - CETI Construção de um PDTI dos Setoriais, incluindo órgãos vinculados PDTI do SISP – estratégia de TI com plano de ação para o governo como um todo – PETI e EGTI TI estratégica? SERPRO, Caixa, BB, Judiciário, TCU/Legislativo, Grandes bancos e empresas EGTI 2010 – agregar valor

Pão de Açúcar

Outro Pão de Açúcar O Estado de São Paulo, 14/06/2009

Outro Pão de Açúcar

Obrigado! Paulo Roberto Pinto paulo-roberto.pinto@planejamento.gov.br 61 2020 1113 Coordenador-Geral de Inovações Tecnológicas DSI Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Comunidade SISP: catir.softwarepublico.gov.br Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Equipe SISP: sisp@planejamento.gov.br