A leitura hipertextual como sistema complexo

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Transcrição da apresentação:

A leitura hipertextual como sistema complexo BOLSISTA: Diego Fagundes Pinheiro ORIENTADOR: Vicente Aguimar Parreiras

O que é? É a interação do leitor com o hipertexto vista como um sistema imprevisível, isto é, as diferentes possibilidades de caminhos cognitivos e de navegação que o leitor pode tomar no seu processo de construção de significados durante o processamento das informações contidas no hipertexto.

Objetivos: Descrever os caminhos percorridos pelos alunos de determinada classe na leitura de hipertextos, sob a perspectiva dos sistemas complexos; Discutir possibilidades de planejamento de atividades instrucionais e de abordagens pedagógicas para gerenciamento de leitura de hipertextos em língua inglesa . Identificar maneiras de explorar a potencialidade hipertextual dos recursos computacionais para facilitar a compreensão de textos escritos em língua inglesa.

    Justificativas: É razoável inferir que o hipertexto seja mais eficaz para facilitar a compreensão do texto escrito do que a linearidade do meio impresso; Poderemos idealizar materiais instrucionais com característica dos sistemas complexos de forma a facilitar a leitura de hipertextos em língua inglesa.

Problematização: Esse trabalho se propõe a descrever o processo de leitura de hipertextos em língua inglesa e as estratégias de construção ou reconstrução de significados utilizados por alunos do Ensino Médio do CEFET-MG.

Metodologia: Esta pesquisa enquadra-se nos parâmetros do estudo de caso, isto é, nós selecionaremos a classe de mecânica para investigar e averiguar como essa unidade se relaciona com o todo. Interpretar qualitativamente os dados coletados da classe escolhida a fim de compreender o processo de construção de sentidos via hipertexto.