FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Ceará
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Universidade Federal da Paraíba PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE TECNOLOGIA PENARUA PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NA RUA JOÃO PESSOA 2006.
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NÃO BANCARIZADA Regina Célia Monteiro Krogh Presidente.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
FESP – Fundação de Estudos Sociais do PR. MBA – Gestão de Projetos
FESP – Fundação de Estudos Sociais do PR. MBA – Gestão de Projetos
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Universitário Empreendedor
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Programa Trainee 2010.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prêmios Santander Universidades
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Profª Rosângela Araujo
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Promovendo Soluções Sociais
RMP Consultoria de Negócios
Apresentação Trainees FCAP Jr.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de profissionais diferenciados. Objetivo Alinhar um discurso sobre os profissionais diferenciados que formamos e os que pretendemos formar.
Capacitação de Produção e Tutoria de Cursos para EAD
Gestão Hospitalar Tatiana Dornelas de Oliveira
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Nivelamento Prof.ª Andréa César.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Transformando estratégia em ação
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Processos Administrativos Aula 1
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Capacitação presencial - Gestão da Inovação Universidade de São Paulo Local 04 a 08 de Novembro Data Inscrições Laboratório Gestão da Inovação (LGI) Realização.
PRODEL 2013 Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Empreendedorismo para mulheres de famílias em vulnerabilidade socioeconômica.
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Empreendedorismo Prof. Msc. João Neto. Apresentações e Expectativas.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO II – Deficiência Física : Definição/Conceito; Desenvolvimento Neuromotor.
Administração do Agronegócio Aula 3 História da Administração e sua contribuição ao Agronegócio e Fatores Limitantes Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

PROJETO DE EXTENSÃO Capacitação e Orientação de Gestão para Mulheres Empreendedoras do Bairro Alto da Brasília/Sobral-CE

Grande Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática: Principal: Trabalho Secundária: Educação Linha de Extensão: Empreendedorismo Palavras Chaves: Capacitação em Gestão; Empreendedorismo Social; Mulheres Empreendedoras.  

JUSTIFICATIVA É sabido que o crescimento de um país também depende da habilidade de sua população em criar, da capacidade de apreender e de gerar novos conhecimentos tecnológicos. Com isso, há clara interseção com o empreendedorismo. Compreende-se a temática empreendedorismo, como fenômeno social e econômico, constituindo um importante tema da gestão contemporânea

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA O empreendedorismo caracteriza-se por um prisma multidimencional, que envolve a empresa, o ambiente e o empreendedor. Assim, o empreendedorismo tem sido visto como uma forma criativa, diferenciada, e holística, relacionado a várias formas de mudança, superando a vinculação do empreendedorismo apenas às empresas. Percebe-se a tendência em colocar o empreendedor associado ao sucesso apresentando o empreendedor de forma elitista, excluindo as minorias, as mulheres e os empreendedores sociais.

Desenvolver uma visão empreendedora em mulheres do bairro Alto da Brasília, proporcionando conhecimentos formais na área de consultoria e gestão de pequenos negócios. OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver o conceito de empreendedorismo nas mulheres do bairro Alto da Brasília Capacitar mulheres empreendedoras do bairro Alto da Brasília. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

HIPÓTESES Espera-se que as mulheres empreendedoras apliquem os conhecimentos básicos adquiridos nos seus negócios com uma visão a pequeno, médio e longo prazo. Ao final da execução do projeto pretende-se que os empreendimentos estejam formalmente estruturados e com perspectivas de crescimento

METODOLOGIA O projeto foi desenvolvido na sede da instituição parceira denominado Centro Social Rosa Gatorno e através de diversas ações de recrutamento, o projeto captou 12 (doze) candidatas. Sendo marcado o primeiro encontro, nominado de palestra introdutória com a presença de 07 (sete) mulheres empreendedoras, com duração de 04 horas/aula contendo toda a explicação sobre o projeto, dias, horários e local de funcionamento do projeto. Sendo a capacitação dividida em 04 (quatro) módulos: O primeiro módulo que denominamos de noções básicas de Consultoria, Marketing e Finanças, facilitado pelo coordenador do projeto. No segundo encontro desenvolvemos o módulo de Marketing também facilitado pelo coordenador do projeto. No terceiro e quarto momentos o módulo de Finanças, facilitado pelo professor Paulo Michel Gomes. Os encontros resultaram no acúmulo de 01 hora/aula de Consultoria, 05 horas/aula de Marketing e 10 horas/aula de Finanças, somados a palestra introdutória. Totalizando 20 horas de capacitação para as mulheres empreendedoras.

Público Alvo: Mulheres Empreendedoras do Bairro Alto da Brasília Público Atingido: 07 (sete) Mulheres empreendedoras Abrangência: Interinstitucional

EQUIPE DE TRABALHO COORDENADOR: Sérgio Luiz Corrêa dos Santos Professor Especialista BOLSISTAS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO: Raimundo Saraiva Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

RESULTADOS Durante o projeto percebemos o desenvolvimento de novos conceitos por parte das participantes do projeto e com a intervenção observamos que as empreendedoras adquiriram uma postura proponente de mudança no processo de gestão de seus negócios, que resultará em ações planejadas e de impacto social.

BIBLIOGRAFIA BARRETO, L. P. Educação para o Empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo, Transformando Ideias em Negócios. São Paulo: Elsevier, 2008. RIFKIN, J. O fim do emprego:o contínuo crescimento do desemprego no mundo. São Paulo: Makron books, 2004.