NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
Plano Nacional de Turismo
Prof. Ms. Vagner Custódio
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
Tendências para 2025 Djalma Rodrigues; Guilherme Porto; Rafael Durão;
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Conversando sobre Negócios no Turismo Rural
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
Planejamento de Campanha – A4
Uma atividade em expansão.
Turismo Atualmente, o Turismo mostra-se uma atividade consolidada e rentável, sendo, 900 milhões de viagens no mundo, registradas em 2007(World Tourism.
Cenário da Construção Civil
OPERADORA Aula 05.
Em time que está ganhando se mexe...
City Marketing em Sedes de Megaeventos Esportivos
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.
Economia Européia.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
REVISTA TURISMO Seu site de Turismo na Internet !
Japão uma nova tendência de mercado
 Intensa sazonalidade, notadamente nos municípios litorâneos agravada pela curtíssima “alta temporada”.  Procedência acentuada de turistas do próprio.
Instituto de Economia – UFRJ
CATEGORIAS DE.
Professor Luiz Felipe Geografia
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
PETRÓLEO E PETROQUÍMICO Fabiana D’Atri 28/nov/2006.
Perspectivas da Indústria Brasileira
CONCEITOS TURISMO.
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
MERCADO DE CONSUMO – LEITURA MACRO DAS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Segmentação em Turismo (Mtur)
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
Gestão de Turismo - IFSP Fundamentos do Turismo 1 Oferta turística
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO
TURISMO AULA 02.
Especificações Técnicas
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Análise Macroambiental
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Oreni Campêlo Braga da Silva
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
COMPONENTES DO SISTEMA:
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Transcrição da apresentação:

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Profa. Yoná da Silva Dalonso ComTur 2011

FLUXO AÉREO INTERNACIONAL NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Cenário Global NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Chegada de Turistas Internacionais País 2009 2010 Argentina 1.211.159 1.399.592 USA 603.674 641.337 Itália 253.545 245.491 Alemanha 215.595 226.630 França 205.860 199.719 Uruguai 189.412 228.545 Portugal 183.697 189.065 Paraguai 180.412 194.340 Espanha 174.526 179.340 Inglaterra 172.643 167.355 Desembarques: 2010 – 7,8 milhões 2011 – 9 milhões (perspectivas) (Mtur,2011) Receita: Março de 2011 se registrou uma entrada de US$ 630 milhões no Brasil (maior valor registrado em 10 anos). (Banco Central, 2011) NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Cenário Nacional: renda média NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Cenário Nacional: consumo das famílias NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Turismo no Brasil NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Cenário Nacional: transporte aéreo NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Turismo no Brasil: locação veículos NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Turismo no Brasil: transporte rodoviário NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

Perspectivas até 2016 ComTur 2011 O cenário para a economia brasileira no período entre 2008 e 2015 é muito positivo: Eventos mundiais que projetam o Brasil e injetam $$ em infra-estrutura: Copa das Confederações 2013 Copa do Mundo 2014 Olimpíadas 2016 indicadores maiores, volatilidade reduzida e maior previsibilidade reduzido espaço para rupturas internas no campo econômico e no campo político não deve haver pressões sobre a taxa de câmbio economia reformada e expectativa de que as reformas microeconômicas continuem caminhando projeções apontam para um cenário de crescimento do PIB potencial em torno de 5% para esta década NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011 FONTE: A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015. (Brasília: CNC; Sebrae, 2008. 328 p.)

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO O novo consumidor turístico… … classe C no mercado turístico* 53% dos componentes da Classe C nunca viajaram de avião Observar necessidades e hábitos da Classe C, que é diferente das classes A e B Responsável pelo faturamento do Turismo em 2010 Diminuição do desemprego mais elevação da renda = maior confiança da classe C no cenário econômico Aumento pacotes internacionais em 15 % Aumento na viagens domésticas em 20% Ampliação da oferta de vôos (aumento nos vôos regionais) Operadoras oferecendo parcelamentos em até 24 meses Restrito às viagens familiares Economizam em gastos extras de hotéis, utilizam transportes públicos e fazem poucos lanches entre as refeições principais. *Já representa 46% do consumo do País. NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO O novo consumidor… http://www.youtube.com/watch?v=c79nc6BiMFw NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

O que oferecer a este mercado? Turismo infantil Turismo juvenil Turismo de meia-idade Turismo de terceira idade Turismo de quarta idade Turismo social Turismo popular Turismo de classe média Turismo de luxo Turismo de caminhada Cicloturismo Turismo aéreo Turismo rodoviário Turismo ferroviário Turismo marítimo Turismo fluvial/lacustre Turismo automobilístico Turismo náutico Turismo de curta duração ou itinerante Turismo de média duração Turismo de longa duração Turismo local Turismo regional Turismo nacional Turismo continental Turismo intercontinental Turismo single Turismo de casais Turismo de famílias Turismo de grupos Turismo emissivo Turismo receptivo Agroturismo Ecoturismo Turismo de praia Turismo de montanha Turismo de campo Turismo de neve Turismo ecológico Turismo climático/hidrotermal Turismo paisagístico ou cênico Turismo de habitação Turismo rural Turismo urbano  Turismo científico Turismo congressual Turismo cultural Turismo de estudos ou estudantil Turismo de intercâmbio Turismo de megaeventos Turismo ortonitológico Turismo educacional ou educativo Turismo esotérico, Turismo étnico Turismo folclórico e artesanal Turismo histórico Turismo Turismo religioso Turismo arqueológico Turismo comunitário Turismo de grandes metrópoles Turismo de pequenas cidades Turismo em áreas naturais Backpacker (mochileiro) Enoturismo Turismo alternativo Turismo ativo Turismo bariátrico Turismo bíblico (visita a lugares bíblicos) Turismo cervejeiro Turismo cinegético Turismo cívico institucional Turismo comercial Turismo criativo Turismo de aventura Turismo de contato social Turismo de esportes de inverno Turismo de eventos Turismo de excentricidades Turismo de golfe Turismo de incentivos Turismo de interesse especial Turismo de jogos ou cassinismo Turismo de lazer Turismo necrófilo  Turismo de negócios Turismo de patrimônio Turismo de pesca Turismo de recreação e entretenimento Turismo de repouso Turismo de ruínas ou de guerra Turismo de saúde Turismo ecológico Turismo espacial Turismo esportivo Turismo étnico-histórico-familiar Turismo filantrópico Turismo gastronômico Turismo hedonista Turismo industrial Turismo insular Turismo para deficientes físicos Turismo residencial Turismo romântico Turismo sociofamiliar Turismo de causas sociais Turismo surpresa Turismo temático Turismo urbano Turismo virtual Viagens coorporativas Turismo sertanejo Turismo futebolístico Turismo de Parques Temáticos Turismo GLS Turismo de Negócio

Perfil do viajante até 2020 Active Seniors - 50-75 anos em 2020 (nascidos entre 1945 e 1970) Enfoque específico (saúde, cultural, gastronomia) - BRIC. Preço, conforto e saúde. Global Clans – Visita a família e amigos. Procura por novas oportunidades de emprego; relativa abertura das fronteiras mundiais. Cosmopolitan Commuters Moram em um lugar, mas trabalham em outro. Morar em regiões com melhor qualidade de vida, mas trabalhar em regiões mais ricas e com qualidade de vida inferior. Global Executives - Executivos que fazem viagens para o exterior a negócio, de primeira classe ou de executiva. Os mercados emissores são os países mais desenvolvidos, mas em 2020 os países da região do BRIC terão altos índices desse público. NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO Envelhecimento da população. Mudanças no padrão de gastos – a vez da barganha. Mudanças no padrão de gastos – subindo de nível. A busca pela saúde e bem-estar. O desejo de personalização. Turismo sustentável. Vidas modulares. (As pessoas vivem e assumem diferentes papéis e por isso têm diferentes necessidades de viagens). A economia da experiência... NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011

NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO OBRIGADA! yona.dalonso@univille.br NOVAS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE TURISMO ComTur 2011