PROSPOSTA PEDAGÓGICA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, DO BULLYING E DAS DROGAS: A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA SOCIAL NA APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE.

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Transcrição da apresentação:

PROSPOSTA PEDAGÓGICA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, DO BULLYING E DAS DROGAS: A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA SOCIAL NA APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA EXISTENTES NA SER III FORTALEZA 2010

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E DO BULLYING NO ÂMBITO ESCOLAR: A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA SOCIAL NA APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA EXISTENTES NA SER III. Maria José Esmeraldo Rolim Email: mariajosesmeraldo@gmail.com FORTALEZA 2010 ASUNCIÓN - 2012

FORTALEZA – CE - BRASIL Orla

FORTALEZA – CE - BRASIL

FORTALEZA – CE - BRASIL População 2 447 409 hab. IDH 0,786 PIB per capita R$ 12 687,50/ano

A PERGUNTA DE PARTIDA DO ESTUDO: Como prevenir os atos de violência, do bullying e das drogas e qual a repercussão desses fatores na aprendizagem e como usar a inteligência social nas relações das escolas municipais de Fortaleza?

OBJETIVO DO ESTUDO OBJETO DO ESTUDO: OBJETIVO GERAL: A violência visualizada nas escolas públicas e os meios de minimizá-las. OBJETIVO GERAL: Procurar novas propostas pedagógicas e analisar como os professores orientam os alunos a desenvolver ferramentas que harmonizem a sala de aula, prevenindo e combatendo a violência, o bullying e as drogas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Prevenir as causas da violência na escola e sua repercussão social; visualizar na cultura familiar os seus problemas relacionados ao bullying e às drogas; identificar experiências da psicologia positiva em outras escolas que diminuíram a violência e o acesso dos alunos às drogas.

JUSTIFICATIVA: A pesquisa decorreu do interesse por oferecer um retorno à escola e aos alunos, levando-os a compreender a atual situação de violência e suas diferentes formas no âmbito das escolas, ajudando-os, ainda, a fazer uma reflexão crítica sobre este assunto, a partir das quais poderão organizar diretrizes que busquem solucionar ou, pelo menos, minimizar o problema, melhorando a convivência no contexto da escola. AUTORES CONSULTADOS: Alguns autores subsidiaram as várias teorias e enfoques apresentados a respeito do assunto, no decorrer do trabalho, dentre os quais se citam Mounier (1976) Bourdieu (2009), Silva (1997), Charlot (2005), Gadner (1995) Ferreiro (1993), Jersild (1973), Murad (1985), Sá (1997).

O PRESENTE TRABALHO ESTÁ ASSIM ESTRUTURADO: ENTENDENDO A VIOLÊNCIA 2 CAUSAS DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS 3 CAUSAS DA VIOLÊNCIA NOS DIAS ATUAIS 4 O PERCURSO METODOLÓGICO DO ESTUDO E A METODOLOGIA 5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7 SUGESTÕES DA PESQUISA

ENTENDENDO A VIOLÊNCIA TIPOS DE VIOLÊNCIA A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA A VIOLÊNCIA BRANCA A VIOLÊNCIA INDIRETA A VIOLÊNCIA FAMILIAR BULLYING MOBBING

CAUSAS DA VIOLÊNCIA NOS DIAS ATUAIS FALTA DE TRABALHAR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS FAMILIAS DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES DO ALUNO RESILIÊNCIA VIVÊNCIAS

METODOLOGIA: Pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, daí porque foram utilizados os instrumentos de coleta de dados mais frequentemente utilizados nas ciências comportamentais, como: questionário, entrevistas e pesquisa bibliográfica.

METODOLOGIA: Também se recorreu à pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, realizada em duas escolas públicas do Município de Fortaleza-CE, as quais foram escolhidas como locus da pesquisa por apresentarem um alto índice de carência e de violência.

METODOLOGIA: A pesquisa foi vivenciada na totalidade do social escolar (pais, alunos e professores) da comunidade pesquisada, mudando sempre de atitudes e o que conduziu à reflexão sobre como tratar essa problemática humana, por um enfoque científico. O universo pesquisado foi, portanto, constituído por alunos, pais e educadores vinculados às escolas de Ensino Fundamental do Município e Fortaleza – Ceará – Brasil. Foram entrevistados alunos com faixa de idade 10 a 17 anos.

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: Foi elaborado um questionário para uma amostra constituída por cem (100) professores, que responderam a 34 perguntas fechadas, apontando as fragilidades da sociedade capitalista que precisam ser enfrentadas e corrigidas. Também foram entrevistados duzentos (200) alunos da rede pública municipal de Fortaleza.

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: Foram, ainda, entrevistados pais e pessoas da comunidade, com a intenção de evidenciar a necessidade de realização de estudos diversos nessa área, para prevenir a violência nas escolas, por meio da estimulação da educação para a cidadania. Os instrumentos de pesquisa utilizados têm em comum o fato de poderem responder, de forma plena, às indagações e perguntas formuladas, dando ao pesquisador as informações que ele pretende obter.

A pesquisa de campo foi do tipo estudo de caso, cujos ambientes pesquisados foram duas escolas públicas do Município de Fortaleza-CE, as quais foram escolhidas como locus da pesquisa por apresentarem um alto índice de carência e de violência.

Idades dos estudantes pesquisados Fonte: Pesquisa direta

Estado civil dos pais dos estudantes pesquisados Fonte: Pesquisa direta

Ocupação dos pais dos estudantes pesquisados Fonte: Pesquisa direta

Renda familiar dos pais dos estudantes pesquisados Fonte: Pesquisa direta

Causas da violência, apontadas pelos estudantes pesquisados 1. Desgaste nas famílias: separações, mortes, consumo de drogas, falta ou inversão de valores morais e éticos, desprestígio da educação, carência afetiva dos filhos (40%); 2. Pais omissos: ausentes dos problemas escolares, coniventes com os erros dos filhos, não incentivando os estudos, não impondo limites aos filhos, jogando para a escola a responsabilidade da família (63%); 3. Carências múltiplas: desemprego, miséria, exclusão social, falta de tempo para os filhos (35%); 4. Falta de religião (18%); 5. Falta de apoio psicológico e assistência social (8%). Fonte: Pesquisa direta

Estudantes pesquisados que assistem, ou não, filmes violentos Fonte: Pesquisa direta

Relacionamento dos estudantes pesquisados com seus pais Fonte: Pesquisa direta

Presença de Bullying na escola Fonte: Pesquisa direta

Estudantes que aderem a uma religião e aos valores que apregoa Fonte: Pesquisa direta

Reações dos estudantes que presenciam agressões na rua Fonte: Pesquisa direta

Riscos aos estudantes, no caminho da escola Fonte: Pesquisa direta

Estudantes que já foram vítimas de bullying na escola Fonte: Pesquisa direta

Entrevista com alunos sobre outros tipos de bullying, como o indireto e o familiar Fonte: pesquisa direta

Síntese da pesquisa com estudantes: A violência na escola é reflexo da falta de limites, que já começa em casa, em lares desajustados onde é comum o uso de drogas e, consequentemente, cenas de violência Isolamento na família e na escola.

Síntese da pesquisa com estudantes: É necessário um compromisso efetivo, por parte da comunidade familiar e escolar, em relação à formação integral das crianças e dos adolescentes trabalhando desde cedo a autoestima e resolução dos problemas, procurando desenvolver educação dos sentimentos que magoam e fazem parte da inteligência emocional.

Síntese da pesquisa com estudantes: O número de crianças privadas de amor, carinho e gentilezas (mesmo que tenham família e condições de sustento) é gritante.

Síntese da pesquisa com estudantes: Sem dúvida, todas essas causas escondem maneiras ideológicas dos mais ricos se perpetuarem na dominação e no poder. São situações injustas e humilhantes que nos leva a analisar os interesses das partes em confronto.

CONCLUSÃO: Falta de condições econômicas para os educadores se reciclarem. Não valorização dos profissionais de educação e sua prática. Os recursos legais destinados à educação não chegam, muitas vezes, ao destino final. Necessidade de se revisar as propostas educacionais. A afetividade e as vivências dos alunos e dos professores provêm de culturas bem diferentes e repercutem na aprendizagem. As propriedades intelectuais dos adultos não são resultado único de sua maturação, mas de sua origem social, da sua inteligência emocional e social. Falta trabalhar resiliência e suas influências percebidas no personalismo, no combate diário usando a inteligência social.

CONCLUSÃO: Escola- - Conscientização dos educandos sobre violência - Condições para desenvolver ações na comunidade - Participação ativa em projetos dos pais. Políticas publicas: -Devem ser repensadas em sua essência - Maior interação pai, comunidade e escola -Redução da diferenças sociais COM OPORTUNIDADE de crescimento de renda familiar -Estímulo a cultura de paz Mensagem: O caminhar contra todo os tipos de agressões e demais atos violentos devem ser contínuos. As ação de todos os que fazem parte da sociedade como cidadãos, uma constante; tentando formar o sujeito para que se tenha uma escola de qualidade, que ensine e dê exemplo de Paz.

SUGESTÃO: Sugere-se que sejam aplicados 10% do PIB na Educação Brasileira em 2014, e que seja favorecida a formação continuada para professores com direito a afastamento para realizar cursos na área de combate e prevenção da violência, das drogas e do bullying. Novas propostas de trabalhar o aluno como todo, usando a inteligência social na escola.

OBRIGADA!