Estatuto da Criança e do Adolescente Lei de 13/07/ 90

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto da Criança e do Adolescente
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
1.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Estatuto da Criança e do adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente
DCA - Ponto 3. Estatuto da Criança e do Adolescente
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Estatuto da Criança e do Adolescente
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Eca.
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
para crianças de zero a seis anos.
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Édina Maria Silva de Paula
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Projeto de saúde e qualidade de vida
BIOÉTICA E O DIREITO DOS IDOSOS Pe. Christian de Paul de
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
“Os Incríveis”.
Direito da Infância e Adolescência
Direito da Infância e Adolescência
Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
02/04/2017.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
TRABALHO DO MENOR.
Direito da Infância e Adolescência
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Direito da Criança e do Adolescente
DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco - Esmape
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
Paralelo das principais Leis
LDB Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o.
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP.
Preparação de Conteúdos Específicos Concursos Públicos Educação Thiago Elias Merlo 2013.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Apresentação Plano de Ensino Visão Constituição sobre o ECA.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Estatuto da Criança e do Adolescente: A Guarda
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Terceira aula do curso de direito educacional
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Para analisarmos um resumo sobre alguns artigos e parágrafos do Livro I da Lei 8.069 de 13/07/ 90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, assistiremos o filme: “Central do Brasil” com os seguintes objetivos: - avaliar todas as situações vividas pelo personagem do filme quanto ao não cumprimento do ECA; - discutir o como o ECA poderia ter contribuído para a melhoria da problemática do personagem no filme; - discutir qual a importância do ECA para o enfermeiro pediatra.

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Título I Das Disposições Preliminares Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente ........... Título II Dos Direitos Fundamentais Capítulo I Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Art. 8º É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal. § 1º A gestante será encaminhada aos diferentes níveis de atendimento, segundo critérios médicos específicos, obedecendo-se aos princípios de regionalização e hierarquização do Sistema. § 2º A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré- natal. ........... (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Capítulo II Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. ............................................ Capítulo III Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária Seção I - Disposições Gerais Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação. Art. 21. O pátrio poder será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência. Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do pátrio poder. .................................. (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Seção II Da Família Natural Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Art. 26. Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação. Parágrafo único. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes. Art. 27. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça. ............................ (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Capítulo IV Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. ..................................... (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Capítulo V Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Art. 61. A proteção ao trabalho dos adolescentes é regulada por legislação especial, sem prejuízo do disposto nesta Lei. Art. 62. Considera-se aprendizagem a formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor. ................................................................. (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)

Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13/07/ 90 Título III Da Prevenção Capítulo I Disposições Gerais Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Art. 72. As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção especial outras decorrentes dos princípios por ela adotados. Art. 73. A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade da pessoa física ou jurídica, nos termos desta Lei. ................................................... (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)

Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069 de 13/07/ 90 Seção III - Da Autorização para Viajar Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial. § 1º A autorização não será exigida quando: a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana; b) a criança estiver acompanhada: 1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; 2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável. § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos. Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente: I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável; II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida. Art. 85. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior. ............................................... (www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm - 139k disponível em 12/03/07)