MAPAS CONCEITUAIS.

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MAPAS CONCEITUAIS

MAPAS CONCEITUAIS São diagramas que indicam: relações entre conteúdos (significativamente) níveis hierárquicos (+ abrang.  - abrang.) Conceitos significativamente organizados Mapas conceituais não implicam: classificação (não se organizam por propriedades) seqüência, direção,temporalidade (≠ diag. fluxo)

MAPA CONCEITUAL exemplo 1 Aprendizagem Mediada Linguagem Mediação simbólica Inserção sociocultural Pensamento generalizante ZDR ZDP Desenvolvimento cognitivo

MAPAS CONCEITUAIS: relações e hierarquias Ɇ regras : formas, setas, símbolos em geral: escolhas arbitrárias do autor clareza, objetividade e máx. informaç. significados p/autor (conceitos + p-chave = proposição): - entendimento significados e relações (conceitos) - não são auto-explicativos  autor deve explicar Ao explicar mapas conceituais, a pessoa externaliza significados e esta é uma das mais importantes características pedagógicas desse recurso.

MAPA CONCEITUAL exemplo 2 Aprendizagem Mediada Linguagem Mediação simbólica Inserção sociocultural Pensamento generalizante ZDR ZDP Desenvolvimento cognitivo

MAPAS CONCEITUAIS: usos educacionais Planejamento de ensino (organizar signific. 1 ou + itens): Conteúdos (unidade, disciplina, curso etc.) Objetivos de ensino Materiais e estratégias de ensino Materiais e estratégias de avaliação Estratégia de ensino: Represent. concisas das estruturas conceit.ensinadas Preferível com conteúdos potencialmente significativos: Integração, diferenciação progressiva reconciliação integrativa

MAPAS CONCEITUAIS exemplo 3 Plano de ensino Mapa do plano de ensino Conteúdo: projeto de pesquisa Objetivos: Geral: elaborar um projeto de pesquisa Específicos: - identificar qualitativamente os itens componentes de um projeto de pesquisa - redigir a proposta investigativa de acordo com cada item do projeto Materiais: - projetor de slides - material impresso Estratégias : aulas expositivo- dialogadas Avaliação: - análise dos projetos elaborados de acordo com a solicitação dos objetivos Projeto de pesquisa elaboração componentes redação Slides impressos Expositivo-dialogadas Analise segundo objetivos

MAPAS CONCEITUAIS: usos educacionais Instrumento de aprendizagem: Integrar, diferenciar e conciliar conceitos Análise de artigos, textos, capítulos de livros, experimentos de laboratório etc. Instrumento de avaliação: Externalização das compreensões, relações, etc.: Vizualizar a organiz. conceitual estabelecida Significados e relaç. sign. do ponto de vista do aluno Evidências de aprendizagem significativa

MAPAS CONCEITUAIS Exemplo 5: Instrumento de avaliação aprendizagem Exemplo 5: Instrumento de avaliação Mapas conceituais Teorias cognitivistas Conhecimento Org.significativa Genética (Piaget) Sociocultural (Vygotsky) Subsunçores Sistemas de informação Ausubel ?? Org. prévios Organização significativa Neurocognitiva ... Aprendizagem significativa

MAPAS CONCEITUAIS: princípios programáticos para o ensino Promover a aprendizagem significativa: Identificar estrutura de significados Identificar subsunçores necessários Identificar subsunçores na estrutura cognitiva Organizar seqüencialmente o conteúdo Selecionar materiais curriculares Promovendo diferenciação progressiva e reconciliação integrativa Organizadores prévios quando necessário

MAPAS CONCEITUAIS diretrizes para uso pedagógico Mapa conceitual Organizar Seqüenc. conteúdos Materiais curriculares Reconciliação integrativa Diferenciação progressiva Estr. significados Subsunçores necessários e existentes

MAPAS CONCEITUAIS observações importantes Mapas conceituais são idiossincráticos: - semelhanças e diferenças - Ɇ certo ou errado - significados atribuídos a conceitos e relações - não: pobreza de conteúdo e má compreensão Não são avaliados com base em modelo: - e sim se evidenciam bom entendimento

MAPAS CONCEITUAIS bibliografia indicada GOBARA, S.T. (1986) Mapas conceituais no ensino de Física. Ciência e Cultura, 38(6):973-982. MOREIRA, M.A. (1980) Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integradora. Ciência e Cultura, 32(4):474-479. MOREIRA, M.A. e BUCHWEITZ, B. Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o ver epstemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1993.