FastBuyer (Grupo FIAT Auto)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Processo empreendedor
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Helena Duarte UDE - Unidade de Dinamização Empresarial Tema: Instrumentos para a valorização empresarial de ideias de negócio CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA.
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Administração Estratégica
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
9. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS FRAGMENTADAS
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
Profª: Adriana Vettorazzo
PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca Palco Principal: Redes sociais, espaços de negócio PORTUGAL CRIATIVO, 18 de Junho de 2011 Edgar Secca.
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra
Como estabelecer e organizar
Repensando da logística
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
B2B: Comércio eletrônico
Comércio Eletrônico.
Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)
Cadeia de Valor.
conhecimentos em resultados
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Gestão de Meios de Hospedagem
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Logística de Operações Globais
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Disciplina: Controladoria
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
DISTRIBUIÇÃO.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
0 Comitê de Tecnologia Mar/2005 Gestão da Tecnologia na CVRD 3a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Gestão da Tecnologia na CVRD 3 a.
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

FastBuyer (Grupo FIAT Auto) NIUGARIT.com Promoção e desenvolvimento de actividades industriais em cooperação Lda. FastBuyer (Grupo FIAT Auto) Grupo Espirito Santo Inteli CEIIA* * Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel

e - business A abordagem da INTELI: EMPREENDORISMO AGENDA A abordagem da INTELI: EMPREENDORISMO A oportunidade da Niugarit Modelo de negócio (actividades) Acções em curso - business e O foco deve residir no business!

A Niugarit é uma iniciativa da Inteli, encarada como um PROCESSO DE EMPREENDORISMO à luz do qual: Estruturamos a nossa abordagem (MÉTODO) Estabelecemos PRIORIDADES Aceitamos os PARADOXOS do processo Construímos uma EQUIPA (que emerge da INTELI).

Encaixe e equilíbrio (fit & balance) Comunicação (ex: business plan) Oportunidade Recursos Incerteza envolvente FIT & BALANCE Ambiguidade Criatividade Liderança Equipa Forças exógenas Equilíbrio: O empreendorismo é um acto de procura constante do equilíbrio, requerendo continuamente: Diagnóstico; Revisão de tácticas e estratégias; Experimentação. Os objectos destas acções são: EQUIPA ; OPORTUNIDADE ; RECURSOS

É fundamental caracterizar completamente a oportunidade! Qualquer empreendimento começa com a OPORTUNIDADE. (antes do dinheiro, da estratégia, das redes, da equipa, do plano de negócios, etc.) É fundamental caracterizar completamente a oportunidade! 1. Quanto maior for o tamanho, potencial de crescimento e durabilidade do mercado, melhor. Quanto maior for a margem e o cash-flow melhor. 2. Mercados imperfeitos são melhores que mercados perfeitos. Quanto maiores forem: a mudança, as descontinuidades e o caos, melhor. 3. Quanto maiores forem as inconsistências nos serviços actuais, a falta de qualidade, os tempos de entrega, bem como os défices de informação e conhecimento, melhor a oportunidade.

Recursos Os recursos (a importância do dinheiro) Considerar o DINHEIRO como primeira preocupação, é um erro! (O dinheiro, aparece para as grandes oportunidades, quando estas são exploradas por equipas fortes!) Minimizar e controlar os recursos, em vez de os deter e maximizar, é uma estratégia muito aconselhável! O dinheiro é a última coisa em que devemos pensar, seja para adquirir imobilizado, recrutar pessoas, “start-up capital”, etc. Os empreendedores são engenhosos na angariação de recursos. Trabalhar com “falta de dinheiro” estimula o rigor, a eficácia. Muitos erros foram cometidos por haver “dinheiro a mais”. “Think cash last!”

A equipa A EQUIPA é um factor-chave em qualquer processo de empreendorismo! (Os investidores são fortemente cativados pelo brilhantismo das equipas, sendo que, “a maioria aposta mais nas equipas, do que nas oportunidades”.) Actualmente existem muitos empreendedores, oportunidades, tecnologia e dinheiro. O que falta mesmo são GRANDES EQUIPAS! Leader: Aprende e ensina; enfrenta a adversidade; integro e honesto; concebe e organiza; promove a cultura interna. Equipa: Experiência; motivação para a excelência; compromisso, determinação, tolera o risco, a ambiguidade e incerteza; criativa; controlo; adaptável; focada na(s) oportunidade(s); comunicação. Crenças Cultura Normas e Regras Valores

Importância do conhecimento informação e ideias Networking banda larga, customização, interactividade vs. conectividade Globalização do comércio eliminação de barreiras políticas , logísticas, ... Importância do conhecimento informação e ideias Como utilizar estas tendências para reconstruir cadeias de valor ? Logística de Entrada Operações Saída Marketing e Vendas Compras Desenvolvimento Tecnológico Gestão de recursos humanos Infra-estrutura da empresa Serviço Actividades de suporte Actividades primárias

O quebra-cabeças do procurement Um aspecto...entre muitos outros O quebra-cabeças do procurement Gestão de fornecedores Procura Processo de satisfação da encomenda Negociação Pedidos de quotação Selecção de fornecedores Outsourcing Partilha e integração Desenvolvimento das parcerias Estabelecimento do processo de networking da cadeia Gestão de stocks Planos de produção Entrega e conclusão das encomendas Adjudicação Conferência Stocks Cobranças Crédito Tarifas Catálogos Disponibilidade Transporte Actualizações Facturas Negociação Especificações Colocação das ordens Aprovação Pagamentos Envio das ordens Alfândegas Critérios Quotações

? b2b na indústria automóvel Evolução prevista Benefício Design, eProcurement Supply Chain Management Design, Engineering eCo-operation 2000 2002 2004 Benefício Tempo / Complexidade ?

A visão de quem tem telescópio... Visões A visão de quem tem telescópio... “Vislumbro o dia em que um consumidor “clicará” o rato no seu computador para encomendar o Ford que costumizou on-line, transmitindo a informação ao dealer que o irá entregar e servir, à instituição de crédito que o irá financiar, à seguradora que fará o seguro, bem como à fabrica que o montará, aos fornecedores que fabricam os componentes e aos designers da Ford que concebem os novos modelos“. Jack Nasser – Presidente da Ford

Visões Visão alternativa: “Desculpem lá, mas a internet ainda me parece uma coisa um bocado esotérica” ... – Gestor de uma empresa Portuguesa a operar na IA, Nov. 2000

O que diz a IA nacional ? “As empresas têm problemas e necessidades comuns, mas não têm dimensão crítica para os resolver de forma isolada.” “A solução mais provável reside na implementação de processos de cooperação entre as empresas, em actividades onde existem problemas comuns” Compras de matéria-prima integradas (nomeadamente, chapa) Logística integrada Projecto e fabrico de ferramentas (plataforma comum, ...) Gestão e qualificação dos processos de forma integrada – excelência na produção Centro de desenvolvimento do produto partilhado (concepção de módulos e funções específicas) Acesso a clientes e mercados (deslocalização conjunta da produção e comercialização).

A Oportunidade da Niugarit A oportunidade reside na convergência de um conjunto de factores de natureza diversa: Emergência a nível global do e-commerce b2b. (dinâmica dos construtores fornecedores 1st tier na área do e-commerce b2b) e-commerce é uma das áreas críticas de desenvolvimento da industria nacional de componentes para automóvel. A complementaridade e convergência de interesses verificada entre os parceiros da iniciativa. A consolidação a nível internacional de sistemas industriais cooperativos, resultantes do reconhecimento da cooperação como instrumento eficaz para a manutenção da competitividade das empresas. Factores críticos de desenvolvimento da IA nacional (a nossa oportunidade vive das ameaças para o sector). Perspectivas de crescimento dos e-market places.

- Fast Buyer A Oportunidade da Niugarit Apetência crescente em Portugal e no estrangeiro para a participação em sistemas industriais cooperativos. - Fast Buyer Relação com a Unindustria Emergência B2B (na indústria automóvel e em Portugal) Processo de Contrapartidas Rede INTELI (indústria, agências públicas, empresas de serviços,...) Rede VOH Competências da INTELI Factores críticos de desenvolvimento da IA nacional. Possibilidade de criar e explorar um e-market place. Desenvolver uma network internacional. Desenvolver um leque de competências exclusivas que trarão novas dinâmicas à indústria automóvel (visão).

Alavancagem através dos Projectos A e P3 A - Utilitário P3 - Nicho Complexidade/ Benefício Alavancagem através dos Projectos A e P3 Alavancagem através do Projecto P3 Alavancagem através da interacção com a Fast-Buyer 2004 2002 2001 P3 VW (b) (a) Evolução da Niugarit E-procurement Co-operative engineering Supply chain management (a) - Espaço de interacção com a Fast-buyer para as compras de matérias-primas e commodities. (b) - Espaço de interacção com a Fast-buyer para o marketing on-line de empresas de componentes Portuguesas (e-catalogs -> acesso ao mercado -> vendas).

Brokerage estruturado Grandes áreas de actividade A B C B2B I.A. Brokerage estruturado Consult. Tec – Comerc. Marketing on-line de empresas nacionais Matérias-primas Consultoria técnico-comercial Gestão das cadeias de fornecedores de empresas nacionais Contrapartidas Focus: Projectos com forte componente de transferência de tecnologia Industry sponsered marketplace Independent marketplace Many to many – a large network of buyers and sellers.

Brokerage Potenciais Intervenientes Nacionais Site Niugarit (marketing on-line de empresas nacionais). Rede informal Niugarit. Parcerias Intermed. Trading/ procurement Transf. tecnologia Sub-contratação Interveniente Nacional Niugarit Interveniente Internacional Fast Buyer Rede VOH Outros negociação finalização de contratos assistência logística Outros serviços ... Potenciais Intervenientes Internacionais Comércio electrónico ? B2B convencional ? Mix ?

Matérias-primas MERCADO POTENCIAL junto das empresas de componentes para automóvel (injecção de plástico e estampagem) entre outros sub-sectores de actividade. Empresas negoceiam e compram através de ACÇÕES INDIVIDUAIS: forte concorrência e secretismo – “se o meu concorrente compra mais caro do que eu, então eu fico em vantagem”. não há parcerias para actividades de aprovisionamento, incluindo negociação, logística, partilha de informação, intelligence, forecast, etc. fraco poder negocial. consciência crescente da importância dos relacionamentos-chave das empresas (cooperação). AUMENTO DO PREÇO DAS MATÉRIAS-PRIMAS, gera movimentos especulativos e abre novas oportunidades de negócio. O acesso à network da Fast Buyer de Turim permite obter vantagens comparativas relativamente às empresas (enquanto compradoras individuais), traduzidas no aumento do poder negocial (e consequente aumento de valor para o cliente), acesso à informação e prestação de serviços inexistentes em Portugal (intelligence & forecast).

Matérias-primas Fornecedor Cliente Rede Niugarit volume e grupagem selecção e ranking de fornecedores negociação “procurement” finalização de contratos Serviços de logística controlo de qualidade acordos de cooperação homologações Cliente Procura Oferta Informação Informação Rede Niugarit Rede Uninfdustria / Fast Buyer

Modelo Operacional Preliminar Consult. Tec – Comerc. Brokerage estruturado B2B I.A. Marketing on-line de empresas nacionais Matérias-primas Consultoria técnico-comercial Gestão das cadeias de fornecedores de empresas nacionais Contrapartidas Independent marketplace Many to many – a large network of buyers and sellers. Parcerias Procurement Marketing de empresas nacionais Representações (TT) RFQ Promoção parcerias Trading não estruturado Sub-contratação Transf. tecnologia Serviços de apoio Intermed. Trading/ procurement Sub-contratação On-line catalogs On-line catalogs procurement On-line auctions

Capital social: 100.000 contos Parceiros Capital social: 100.000 contos 1. Inteli (Winteli) 30% 2. Grupo Espirito Santo 20% 3. CEIIA 20% 4. Fastbuyer 30%

Acções em curso Intercâmbio de RH.’s com os nossos parceiros (troca de know-how). Diagnóstico das necessidades do mercados-alvo “Induzir/Construir” o e-market place (acções de marketing - temos de destruir a visão alternativa) Desenvolvimento de conceitos e modelo de negócio (serviços a disponibilizar). Identificação e selecção de parceiros (tecnologia; logística) Observação da evolução dos outros portais.

Factores críticos de sucesso Mercado suficientemente fragmentado por forma a que nenhum comprador ou fornecedor detenha o monopólio do mesmo. Adesão suficiente para garantir a liquidez do portal. Conceber e disponibilizar um leque de serviços nos quais a indústria nacional reconheça um valor efectivo (ir alem da disponibilização de um espaço para a realização de transacções comerciais). Disseminar o e-business (cultura) no seio dos mercados-alvo. 3. Garantir que o negócio é rentável no prazo de 2 anos. 5. Explorar sinergias com os actuais parceiros.