A força das Políticas Públicas e das Parcerias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Diálogos Política Nacional de Resíduos Sólidos Embalagens pós-consumo e responsabilidade compartilhada A ÓTICA DOS CONSUMIDORES Lisa Gunn Coordenadora.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Câmara Municipal de São Paulo Câmara Municipal de São Paulo C omissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente Seminário São Paulo e a Política Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Brasília, 27 de setembro de 2012
Ministério da Cultura.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MMA RESÍDUOS SÓLIDOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”
Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
Seminário de Reciclagem e Valorização dos Resíduos Sólidos
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
ASSEMAE: 30 anos de luta pelo saneamento
Guarulhos – Dezembro de 2011
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
ALEXANDRA FACCIOLLI MARTINS Promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente - GAEMA PCJ-Piracicaba – MP/SP ALEXANDRA FACCIOLLI.
Lei Lei /2010 de 02 de Agosto de A Lei obriga à logística reversa: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Ministério da Cultura.
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
LEI FEDERAL /10.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Prefeitura do Recife - EMLURB
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA (Dec /06)
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Ministério do Meio Ambiente
PAINEL V - A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS SHEILA PITOMBEIRA MPCE.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
TEMA - 1 Princípios da PNRS
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Secretaria-Geral da Presidência da República Participação social é método de governar CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
Ministério do Meio Ambiente
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
A PNRS E A INDÚSTRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 3 de dezembro de 2015.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

A força das Políticas Públicas e das Parcerias. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – CIISC. A força das Políticas Públicas e das Parcerias.

Casa Civil da Presidência da República Ministério da Educação Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente Casa Civil da Presidência da República Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério do Trabalho e Emprego Ministério da Ciência e tecnologia Ministério do Meio Ambiente Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome Ministério das Cidades Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior Ministério da Previdência Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Secretaria do Patrimônio da União. Ministério do Turismo Ministério de Minas e Energia Ministério da fazenda Secretaria-Geral da PR Secretaria de Direitos Humanos da PR MNCR BNDES CAIXA PETROBRAS BB /FBB Fundação Parque Tecnológico ITAIPU FUNASA ELETROBRAS IPEA

Organização do CIISC Coordenação: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente Organização do CIISC Coordenação: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ministério de Meio Ambiente. Secretaria Executiva: Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome – MDS. Componentes: 24 Instituições Públicas, Fundações, entidades vinculadas e eventuais convidados.

Reestruturação do CIISC Lei 7.405, de 23 de dezembro de 2010. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente 2002 2010 IN nº01/MPOG – Compras Sustentáveis. Exige ações ambientalmente sustentáveis por parte das empresas na execução de serviços nos órgãos públicos incluindo a implementação do Decreto 5.940/06. 2010 LDO 2010 – Permite o envio de recursos, via edital, direto para Cooperativas e Associações de Catadores. 2010 Normatização da Política Nacional de Resíduos Sólidos– Lei 7.404, de 23 de dezembro de 2010. 2010 Programa Pró-Catador Reestruturação do CIISC Lei 7.405, de 23 de dezembro de 2010. 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos (Inclui o catador no fluxo de resíduos sólidos) – Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010. 2007 Decreto 6.087/07 – Regulamenta, no âmbito da Administração Pública Federal, o reaproveitamento, a movimentação, a alienação e outras formas de desfazimento de material. 2007 PL 792/07 – Dispõe sobre a definição de Serviços Ambientais. Proposta de criação de um Programa de Pagamento por Serviços Urbanos – PSAU: Criação do Decreto Presidencial 5.940/06. 2006 2007 Lei 11.445/07 (Lei PNSB) permite que as prefeituras contratem as associações e cooperativas com dispensa de licitação para o serviço de Coleta Seletiva. 2003 Linha do Tempo Instituição do CIISC (2003). Reconhecimento da categoria “Catadores de Material Reciclável” (Código Brasileiro de Ocupações–192/2002). 4

PRÓ-CATADOR Finalidade: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente PRÓ-CATADOR Finalidade: Integrar e articular as ações do Governo Federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades e à expansão da coleta seletiva.

Coleta Seletiva Solidária Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente Coleta Seletiva Solidária Decreto 5.940/06 Implementa a Coleta Seletiva Solidária nos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e a destinação dos resíduos recicláveis, na fonte geradora para as associações e cooperativas de Catadores de materiais recicláveis. 217 órgãos em aproximadamente 10 mil prédios da administração direta por meio de Assinatura do Termo de Compromisso.

Ações de Implementação Site www.coletasolidaria.gov.br. Oficinas com órgãos públicos federais, prefeituras, FL&C, grupos de catadores, entidades apoiadoras. Apoio à constituição de Fóruns locais e das Comissões de Coleta Seletiva Solidária. Contato direto com a Secretaria-Executiva do CIISC. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente

Alguns Exemplos de Implementação UFRN – Média de 40 toneladas/mês. DATAPREV – Constituição de Gerência Nacional para Implementação do Decreto. Banco da Amazônia - Pagamento de frete por parte do órgão para o transporte dos resíduos à cooperativa. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente

RESÍDUOS SÓLIDOS: UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente RESÍDUOS SÓLIDOS: UM PROBLEMA DE CARÁTER SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI 12.305 DE 02/08/2010 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI 12.305 DE 02/08/2010 A serem adotados pela União isoladamente ou em parceria com Estados, Distrito Federal, Municípios e Particulares REÚNE: Princípios, Objetivos, Instrumentos, Diretrizes, Metas e Ações VISANDO

UMA MUDANÇA CULTURAL E ABRANGENTE EM GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente LOGÍSTICA REVERSA: UMA MUDANÇA CULTURAL E ABRANGENTE EM GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Logística Reversa Responsabilidade Compartilhada Acordos Setoriais

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA VISANDO À: DOS: Minimização da geração de resíduos sólidos e rejeitos; e Redução dos impactos à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente ACORDO SETORIAL Ato de natureza contratual entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto para

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente LOGÍSTICA REVERSA

Produtos eletroeletrônicos e seus componentes Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente CADEIAS DE PRODUTOS COM OBRIGATORIEDADE DE IMPLEMENTAR A LOGÍSTICA REVERSA (ART. 33)‏ Pilhas e baterias Agrotóxicos, seus resíduos embalagens Produtos eletroeletrônicos e seus componentes Pneus

HIERARQUIA DAS AÇÕES NO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (ART. 9º)‏ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente HIERARQUIA DAS AÇÕES NO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (ART. 9º)‏

OS PLANOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente OS PLANOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Planos Estaduais de Resíduos Sólidos Planos Microrregionais e de Regiões Metropolitanas Planos Intermunicipais Municipais Planos de Gerenciamento de RS

Comunicação, divulgação e controle social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente Comunicação, divulgação e controle social www.coletasolidaria.gov.br.

E-mail: coletaseletiva@mds.gov.br Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Meio Ambiente Secretaria-Executiva do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Esplanada dos Ministérios, Bloco “A", 4º andar, sala 457 - Brasília/DF – CEP 70054-900 www.coletasolidaria.gov.br Contato: (61) 3433-1634 / 1573 /1579 Jaira Puppim, Francisco, Brenno E-mail: coletaseletiva@mds.gov.br