SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferrovias 3 i Desperdício I.
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
CONTO Professora: Josiane.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Os lugares que formam o mundo
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
“Conservação do passeio público”
Encostas da Serra Geral
Desenvolvimento Local
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Desenho Universal O que são?
ESTRADA DE FERRO UNIÃO DA VITORIA – SÃO FRANCISCO DO SUL.
LINHA PINHÃO CURITIBA – 321 ANOS
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
São Paulo: Minha cidade!
REDE DE ENSINO ESTADUAL
NOVO HAMBURGO.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
A Bacia do Itacorubi.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Pós-Graduação e Extensão.
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Sistema de gerenciamento de clínica veterinária
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
Projeto n°: 8723 Título: 80 anos da Estação Meteorológica do IAG-USP Unidade: IAG-USP Autores: Prof. Dr. Ricardo de Camargo, Lucas C. N. de Almeida, Samantha.
Hoje é sexta-feira, 3 de abril de 2015 Agora mesmo são 02:03 h. Relaxe por uns momentos e aprecie … Com som.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
SALVADOR A CIDADE DAS DUAS CIDADES
O rio de janeiro e as Copas
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
Excursão ao Cristo Redentor As turmas 408 e 406 foram ao Corcovado para ver o RIO de JANEIRO de cima.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Linguagens Artísticas
Santa Casa de Misericórdia da Bahia
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Publicidade e Propaganda
Janaina ViegasHIPERMÍDIA. Ideia Central: Organizar uma narrativa não linear baseada no trajeto da linha 7-Rubi da CPTM (antiga São Paulo Railway) A primeira.
Roteiro para Estudo.
Composição e apresentação da embalagem
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar.
Finanças de Silves. Silves Realizámos este trabalho com o intuito de observar as condições e acessibilidades das finanças de Silves. De acordo com o que.
Nome da Aula: Aula no. P ágina S O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
COLÉGIO SANTA TERESA DE JESUS Projeto 2008 Onde a vida se revela: era uma vez... A VIDA “Fica decretado que agora vale a verdade./ Agora vale a VIDA, /
ORGANIZAÇÃO DO CURSO Fase 1 Caderno 1 ao 6 100h Fase 2 Caderno 7 ao h.
Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.
Dr. Marcos Aurélio T. da Silveira. Alterações nos lugares turísticos ao longo do tempo.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”
Funcionamento diário de 05:15 hs as 23:00 hs 19 Estações 100% das estações na superfície Atende mais de 50 Bairros, Shoppings e grande parte do Centro.
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
Informativo # 10 – Janeiro/2016
Funcionamento diário de 05:15 hs as 23:00 hs 19 Estações 100% das estações na superfície Atende mais de 50 Bairros, Shoppings e grande parte do Centro.
Município de Salvador/BA
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
“ Ich will in den Alltag hier eintauchen... Quero mergulhar no quotidiano aqui..” (Christiane Solms bei ihrem ersten Aufenthalt in Salvador da Bahia) Subúrbio.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Transcrição da apresentação:

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

TEMA Discutir como os princípios interpretativos podem ser usados para uma comunicação mais eficiente em espaços patrimoniais.

OBJETIVOS Objetivo geral Utilizar os princípios interpretativos no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Objetivo Específico Como utilizar esses princípios interpretativos para uma melhor comunicação com os visitantes e a comunidade local no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO Os elementos principais da composição da interpretação são os lugares de memória e a identidade do lugar, representada pelos hábitos, costumes, histórias e lendas. Nessa perspectiva, entende-se que uma boa interpretação somente pode ser feita em parceria com a comunidade.

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SALVADOR A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas. A estação foi aberta com o nome de Jequitaia, também chamada de Baía e Estação da Calçada. Jequitaia hoje é o nome da avenida que saindo da região do porto, chega a Calçada, Onde havia uma linha por onde o trem passava de 3 a 4 km até o cais do porto. Nos anos 80 só os trens de minério poderiam percorrer esse trajeto.

LINHA FERROVIÁRIA Calçada Praia Grande, Santa Luzia, Periperi Lobato, Coltos Almeida Brandão, Paripe Itacaranha, Escada,

PROJETOS EXISTENTES O Projeto Plataforma; Projeto Verdetrem; Forró no trem; Música no trem; Projetos culturais na Estação da Calçada;

PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS Focalizar os sentidos do visitante; Revelar sentidos com base na informação e não apenas informar; Utilizar muitas artes visuais e de animação; Não apenas instruir, mas provocar; Apresentar uma história completa, em vez de parte desta (Início, meio e fim);

PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS Ser acessível a um público mais amplo possível. (especificidade); Iniciar a interpretação em parceria com a comunidade, estimulando a troca de conhecimentos e de recursos; Adotar uma abordagem abrangente, ligando os temas do passado, do presente e do futuro, realçando a dimensão socioeconômica, ao lado das dimensões histórica, ecológica e arquitetônica;

PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS Não tentar vender uma verdade universal, mas destacar a diversidade e a pluralidade culturais. Sua interpretação deve fomentar a aceitação e a tolerância como valores democráticos; Levar sempre em consideração o atendimento ao cliente, indicando ou provendo instalações básicas, como de segurança, pontos de descanso e estacionamento, elementos essenciais a uma experiência prazerosa do lugar.

PROJETO Fazer roteiros turísticos Cinema Palco no meio do saguão Promover feiras Melhorar as condições básicas das estações Colocar fotos ampliadas da comunidade Fazer uma rampa de acesso para deficientes físicos

PROJETO Promover cursos de Qualidade no Atendimento Construir o Museu do trem Construir o museu do Petróleo no bairro do Lobato Telão na estação principal

FOTOS DOS PROJETOS

FOTOS DO TREM

FOTOS DA ESTAÇÃO

EQUIPE BRUNO VALENTE CICÍLIA MOTTA LIDIANE CERQUEIRA MELINA IVE LEITÃO PRISCILA SIMÕES