PROGRAMA “São Paulo faz escola”

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA “São Paulo faz escola”

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos garantindo uma base comum de conhecimentos e competências para que as escolas funcionem de fato como uma rede. A fim de elaborar os subsídios necessários à implementação do currículo, duas iniciativas complementares foram tomadas: Levantamento do acervo documental e técnico pedagógico existente; Sistematização e divulgação de boas práticas existentes nas escolas de São Paulo.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Todos os referenciais estão apoiados pela LDB, Parâmetros e Diretrizes Nacionais. Cada sistema tem o dever de propor seu currículo e as escolas dentro de cada sistema, sua proposta pedagógica. Anunciar claramente à sociedade quais são as expectativas de aprendizagem desejáveis em cada série, ciclo e disciplina.

CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO) E ENSINO MÉDIO ESTRUTURA BÁSICA CURRÍCULO Currículo - princípios orientadores Caderno do Gestor Caderno do Professor (Como e o que ensinar) Caderno do Aluno

Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio Princípios da organização curricular: Currículo é cultura. Currículo referido a competências. Currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. Currículo que articula as competências para aprender (dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações problema, construir argumentações e elaborar propostas) Currículo contextualizado no mundo do trabalho.

Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9 ano) e Ensino Médio ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 1 – BASE Apresenta os princípios do Currículo

Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 2 - CADERNOS DO PROFESSOR Propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas. Organização por bimestre com: Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos; Sugestão de aulas; Sugestões de material complementar; Propostas de avaliação; Propostas de situação de recuperação.

COMO ESTÃO ORGANIZADOS OS CADERNOS Arte: Foco deslocado da informação para problematização Situações de Aprendizagem com conteúdos não sequenciais para artes visuais, música, teatro e dança organizados didaticamente por meio de territórios cujos conceitos a ser trabalhados são: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais. - Proposição para sondagem (repertório do aluno) - Situações de aprendizagem (proposição desafiadora; difícil, porém possível prevendo ajustes; garantia de circulação de informação por meio de trabalhos em duplas, grupos, coletivas, pesquisas; garantia da função sócio cultural real do conteúdo trabalhado. - Nutrição Estética Concepção da disciplina – Linguagem (meios de comunicação) e conhecimento ( o ser humano conhece o mundo por meio de suas diferentes linguagens) Metodologia – eixos norteadores -

Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 3 - CADERNOS DO PROFESSOR

Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 3 - CADERNOS DO PROFESSOR

Currículo de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 4 - CADERNOS DO ALUNO Orientação de estudos Proposta de atividades: Exercícios em sala de aula. Roteiro para o trabalho individual e em grupo. Roteiro de experimento/estudo de campo Lição de casa Textos e imagens de apoio Referências: Remissão a outros materiais Remissão aos livros didáticos adotados na rede.

Currículo de Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e Ensino Médio ESTRUTURA DO CURRÍCULO DOCUMENTO 4 - CADERNOS DO ALUNO

Currículo de Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) e Ensino Médio SITE http://www.saopaulofazescola.sp.gov.br

Modalidades de Educação Integral ETI Todos os alunos participam das Oficinas Curriculares. Atividades desenvolvidas por professor da rede, normalmente dentro da escola. Cinco oficinas obrigatórias e optativas. Mais Educação Só os alunos com mais dificuldades participam. Atividades desenvolvidas por um voluntário, também no entorno da escola. A escola escolhe entre 40 atividades, 5 ou 6. O MEC envia recursos para pagamento dos monitores, kits ou recursos para compra

Escola de Tempo Integral

Oficina de Atividades Artísticas Espera-se que o professor da Oficina de Atividades Artísticas desenvolva projetos em que os alunos tenham a oportunidade de aprofundar-se nos temas estudados no Currículo, experimentando, investigando, apreciando, expondo e propondo conexões com outras áreas do conhecimento.

Oficinas Obrigatórias ETI Hora da Leitura Experiências matemáticas Informática Educacional Atividades Artísticas Atividades Esportivas e Motoras

OFICINAS OPCIONAIS Língua Estrangeira Moderna (espanhol no ciclo I e inglês no ciclo II), Saúde e Qualidade de Vida Orientação para o Estudo e Pesquisa.

Mais Educação 295 – Escolas de ensino fundamental. Fotografia: 16 Dança: 68 H.Q.: 11 Fanfarra: 95 Iniciação Musical: 6 Coral: 56Cineclube: 8 Desenho: 6 Grafite: 42 Escultura: 4 Mosaico: 3 Pintura: 23 Hip hop: 27 Vídeo: 7 Percussão: 17

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE