Introdução: Quem é Peter Senge?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A utilização de projectos eTwinning como ferramenta para o ensino das Ciências Alexandre Costa – 30/06/2008.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PARTICIPATIVO
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Tecnologias na escola.
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
numa perspectiva inclusiva
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
21 de setembro de 2012 Qual o valor acrescentado das nossas escolas?
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
Direitos e responsabilidades
Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC
Questionário Diagnóstico
Questionário Diagnóstico
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
Questionário Diagnóstico Ensino e Aprendizagem com as TIC no Pré-escolar e no 1º CEB Turma 4 Quarteira (17) Formadora: Cristina Filhó.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ETEC PROF. MARCOS UCHOAS DOS SANTOS PENCHEL CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA TÍTULO DO TRABALHO NOME DOS INTEGRANTES CACHOEIRA PAULISTA
ETEC PROF. MARCOS UCHOAS DOS SANTOS PENCHEL CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA TÍTULO DO TRABALHO NOME DOS INTEGRANTES CACHOEIRA PAULISTA
INTRODUÇÃO.
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Física TIC no Ensino Atual Grupo Caio Medeiros Verônica Lima Victor Arroyo.
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 3.SEM PROFa.
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Replicação Metas Curriculares de Português
Psicopedagogo clínico
TÍTULO DO TRABALHO Nome dos autores Instituição de Origem INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Introdução,
“LEVANTAMENTO DO PERFIL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE E APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
QUILOMBOLAS.
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PITO: Objeto de aprendizagem para apoio à reflexão pedagógica do professor. Alexandre R. Araújo, Ana Angélica P. Fernandes, Vânia Ben Premaor, Aline Vicharra.
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
4º Seminário dos Profissionais Educadores Diretoria de Ensino Centro-Oeste TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do trabalho TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do trabalho.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
1 TÍTULO DO TRABALHO Nome Ponta Grossa/ Inserir objetivo da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 1. INTRODUÇÃO.
1 1.
Estrutura geral MEC/SEED A) DPCEAD (Diretoria de Produção de Conteúdos e Formação em EAD) – Demerval Bruzzi 1) Formação dos professores nas escolas e relacionamento.
Programa de Formação Líderes Inovadores RELATÓRIO FINAL DO PLANO DE MUDANÇA E INOVAÇÃO DGAE | DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Manuel Fernandes.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
APRESENTAÇÃO EDITAIS EDITAL Nº 9 Programa de Educação Tutorial PET 2010 – MEC/SESu/SECAD Distribuição dos novos grupos em nove lotes Distribuição dos.
TÍTULO CENTRALIZADO USAR FONTE ARIAL EM TODA A APRESENTAÇÃO SOBRENOME, Nome Autor 1; Títulação; IES; (se tiver) SOBRENOME, Nome Autor 2; Títulação;
ABERTURA Conceituação colaborativa FASE I Breve História Apresentação – AS 4 Liberdades FASE I I Construção dinâmica de conhecimento Atividades ENCERRAMENTO.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

Referências importantes para a inclusão coerente das TIC na educação numa sociedade “sistémica”

Introdução: Quem é Peter Senge? Escola Mecanista vs. “Escola Aprendente” TIC

As TIC na Educação:

Peter Senge e o Pensamento Sistémico:

Peter Senge e o Pensamento Sistémico:

Escolas e “Organizações Aprendentes”: Organizações Aprendentes Universidades Organizações Aprendentes Aprendizagem imposta Aprendizagem voluntária Falta de confiança Confiança Pensamento mecanicista Pensamento sistémico Concepção individualista Visão partilhada Decisões comunicadas Decisão partilhada Apenas alguns são ouvidos Todos são ouvidos Aprendizagem ou ensino Aprendizagem e ensino

Possíveis caminhos na linha de pensamento de Senge: Solução passa por aqui

Considerações finais: Escola da era industrial vs. Escola da sociedade industrial

Sara Riesco Rodríguez- tópico 1 "Introdução ao Tema" Tania Yugueros Gutiérrez- tópico 2 "A TIC na Educação" Laura Rodriguez Moreno- tópico 3(abordado um pouco por todos os elementos devido à sua extensão e complexidade) "(Parte de) Peter Senge e o pensamento sistémico" Patrícia Alexandra Santos Rocha- tópico 4 "Escolas e organizações aprendentes" Ana Sofia Correia Lima- tópico 5 "Possíveis caminhos na linha de pensamento de Senge" Amaia Beitia Hurbe- tópico 6 "Considerações finais/resumo" + Abertura a questões dos colegas