CAOFURP CAOFURP MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DOS REGISTROS PÚBLICOS, DAS FUNDAÇÕES E DAS ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Planejamento Estratégico com BSC
MINISTÉRIO PÚBLICO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROCURADORES E PROMOTORES DE JUSTIÇA DE FUNDAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL.
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Visão Geral da Administração Financeira
Sistemas de Accountability
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
INTERSETORIALIDADE E SUSTENTABILIDADE.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
Associação Brasileira das Universidades Comunitárias
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
7 – CONTATO E COORDENAÇÕES.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Ministério da Cultura.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
AÇÕES DE COMBATE À PIRATARIA
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A LEGISLAÇÃO E O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES DO 3° SETOR (Filantrópicas) LUIS EDUARDO PATRONE REGULES.
APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
Direito à saúde e defesa do consumidor
Coordenação: Dra. Maria Irismar Farias Santiago Coordenador Auxiliar: Coordenador Auxiliar: Dr. Francisco Diassis Alves Leitão Apoio: Hargos José Moreira.
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
A Qualidade no Serviço Social junto ao Terceiro Setor.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Fundações públicas 1. Conceito: é a personificação de um patrimônio ao qual é atribuída uma finalidade não lucrativa e que a depender de sua forma são.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

CAOFURP CAOFURP MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DOS REGISTROS PÚBLICOS, DAS FUNDAÇÕES E DAS ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROCURADORES E PROMOTORES DE JUSTIÇA DE FUNDAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL

CAOFURP CAOFURP AS FUNDAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL: ASPECTOS CONTÁBEIS E JURÍDICOS

No contexto contemporâneo, diante do fracasso do Liberalismo, onde o foco era o sujeito individual, a sociedade organizada reagiu aos sistemas políticos e econômicos que só visam o poder e o lucro, em detrimento da dignidade do ser humano.

TERCEIRO SETOR TERCEIRO SETOR Ação estatal ineficiente; Demandas sociais da população; Mercado ligado a cumulação de riquezas. SURGE:

TERCEIRO SETOR o conjunto de organismos, organizações ou instituições sem fins lucrativos, dotados de autonomia e administração própria que apresentam como função e objetivo principal atuar voluntariamente junto à sociedade civil visando seu aperfeiçoamento. (José Eduardo Sabo Paes)

Cabe ao Ministério Público Estadual o velamento das pessoas jurídicas de direito privado, com fins altruísticos (fins lucrativos fins econômicos). FUNDAÇÕES ASSOCIAÇÕES FILANTRÓPICAS

O velamento extrapola os limites da mera fiscalização. Velar significa interessar-se grandemente, com zelo vigilante, pela consecução dos objetivos e pela preservação do patrimônio das entidades funcionais (CASTRO, Lincoln Antônio, O Ministério Público e as Fundações de Direito Privado, Freitas Bastos Editora, 1995, p. 13); Significa estar atento, estar alerta, estar de sentinela, cuidar, (...) proteger, patrocinar (STF, 2ª Turma, 1976, rel. Min. Moreira Alves, Jurisprudência Brasileira, 52/50- 4.);

PROFIS: Início das atividades 12/12/2000 I) Pessoa jurídica de direito privado; II)Associação civil; III)Âmbito nacional; IV)Composta por Membros dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

Constituem finalidades da PROFIS: I - incentivar a integração de Procuradores e Promotores de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal e Territórios, com atribuições em fundações e entidades de interesse social; II - contribuir para o estudo e o aprofundamento de temas, concernentes às fundações de direito privado, às associações, às entidades de interesse social, ao terceiro setor, inclusive à promoção do voluntariado, cidadania e outros valores universais; III - promover o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas;

IV - respeitadas as peculiaridades locais, traçar políticas e planos de atuação uniforme ou integrada; V - fazer avaliações periódicas do crescimento do terceiro setor em nosso país inclusive das organizações não-governamentais - ONGs; VI - orientar e uniformizar toda matéria que diga respeito às fundações de direito privado e entidades de interesse social; VII - servir como órgão consultivo aos associados; VIII - estimular e desenvolver pesquisas pertinentes à promoção de direitos estabelecidos, assim como à construção de novos direitos.

CAOFURP ATO NORMATIVO Provimento nº 41/2007 Início das atividades 15/11/2007

Dispõe a Lei Complementar nº 59, de 14 de julho de 2006 : Compete na área de tutela de fundações e entidades de interesse social: a) velar pelas fundações e entidades de interesse social; b) examinar as contas prestadas anualmente pelas fundações e entidades de interesse social; c)exigir prestação de contas por parte dos administradores das fundações e entidades de interesse social, quando estes não as apresentarem no prazo e na forma regulamentares, requerendo judicialmente referida prestação de contas, quando necessário; d) fiscalizar a aplicação e utilização dos bens e recursos destinados às fundações e entidades de interesse social;

Assim, os órgãos de execução com atribuições na tutela de fundações e entidades de interesse social são competentes para ajuizar AÇÕES CIVIS PÚBLICAS buscando : exigir prestação de contas por parte dos administradores; remoção de administradores por improbidade administrativa; anulação dos atos praticados pelos administradores; sequestro dos bens alienados irregularmente; promover a extinção das fundações e associações.

Trabalho pró-ativo e não reativo, vez que os órgãos de execução devem atuar de ofício, buscando os problemas existentes nas entidades filantrópicas.

Plano Específico de Atuação/2011: Incitar e orientar os Promotores de Justiça a fiscalizarem as verbas recebidas pelas fundações e associações de interesse social, para que sejam aplicadas na execução dos seus objetivos estatutários. Observadas irregularidades, estimular os Curadores a promoverem o ajuizamento de ações na esfera estadual, bem como comunicarem infrações na esfera federal.

A sociedade exige a transparência do Terceiro Setor, com a prestação de contas dos seus serviços e recursos recebidos. Obrigação perante os doadores. Instrumento para o crescimento das instituições filantrópicas.

Papel dos contadores: Transparência dos dados contábeis, fornecendo informações estruturadas e padronizadas da forma de registro e de apresentação dos movimentos financeiros e econômicos. Captação de recursos (conhecimento das fontes/apresentação de dados confiáveis). Correta aplicação dos recursos. Auxílio na tomada de decisão dos gestores. Parceria com o Ministério Público.

A Contabilidade do Terceiro Setor não pode ser vista somente como instrumento para atender exigências legais. Cabe: Fazer análise finalistica dos projetos, não meramente contábil.

Além da responsabilidade técnica, os contadores têm responsabilidade social com o Terceiro Setor.

Precisamos : Estabilidade normativa para que os contadores e gestores possam atuar e alcançar seus fins, num ambiente institucional que lhes permita segurança jurídica.

Sites: Link CAOFURP CAOFURP Rua Assunção, 1242, Bairro: José Bonifácio, CEP: , Fortaleza - CE Tel.: (85)

Somos o Ministério Público que se humanizou, sem perder os valores da Deusa Themis. Trocamos a espada da Justiça pelas mãos e o coração, representando trabalho e solidariedade.

OBRIGADO. CONTEM SEMPRE CONOSCO!