Margem de Contribuição

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Transcrição da apresentação:

Margem de Contribuição Margem de contribuição é quanto cada produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.

Fórmula MC = PV – CV Onde: MC = Margem de contribuição PV = Preço de Venda CV = Custos variáveis

Preço de Venda = R$ 20,00 Custo das Mercadorias Vendidas = R$ 12,00 Despesas Variáveis = R$ 2,00 PV –CV = MC 20,00 - 12,00 - 2,00 = 6,00

Índice da Margem de Contribuição É a relação percentual entre a margem de Contribuição e o preço de venda.

Fórmula IMC = MC / PV Onde: Imc = Índice da Margem de contribuição MC = Margem de contribuição PV = Preço de Venda

Preço de venda = R$ 20,00 Margem de Contribuição = R$ 6,00 MC / PV = IMC 6,00 / 20,00 =0,3

Ponto de Equilíbrio Quanto dinheiro precisa entrar ou quantas unidades de um produto ou serviço precisam ser vendidas para cobrir todos os seus gastos.

Ponto de Equilíbrio em Quantidades PE(q) =CF / MC Onde: PE(q) = Ponto de Equilíbrio em Quantidade (unidades) CF = Custo Fixo Total MC = Margem de Contribuição

Exemplo Custo fixo = R$ 3000,00 Margem de contribuição= R$ 6,00 CF / MC = PE (q) 3000,00 / 6,00 = 500 unidades

Ponto de Equilíbrio em Valor Monetário PE($) = CF / Imc Onde: PE($) = Ponto de Equilíbrio em valor em R$ CF = Custo Fixo Total Imc = Índice de Margem de Contribuição

Exemplo: Custo fixo = R$ 3000,00 IMC = 0,3 CF / IMC = PE ($) 3000,00 / 0,3 = 10.000,00

A renda: como entender o “dinheiro da família” de forma diferente do “dinheiro da empresa”. É muito comum as pessoas confundirem necessidade familiar de renda com possibilidade de remuneração da empresa para as pessoas que nela trabalham. São duas coisas completamente diferentes.

Uma empresa gera dois tipos de recurso para os proprietários: • Salários para os membros da família que forem empregados da empresa e pró-labore para os sócios que nela trabalharem. • Lucro distribuído aos sócios, após apuração do resultado.

Entre os vários instrumentos de gestão que você precisará adotar desde o início,para tomar decisões corretas com o dinheiro da empresa, dois são fundamentais: Fluxo de Caixa e Apuração de Resultados.