UMA PARCERIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
Escola Técnica em Saúde
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
COMO FUNCIONA 1.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Secretaria da Educação e Cultura
Ministério da Educação
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Superintendência de Gestão Planejamento e Finanças
Funções e Atribuições do Diretor
O sucesso do trabalho pedagógico
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curriculum de Engenharia Metalúrgica para os Tempos Atuais
CURRICULO +.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Recursos Humanos do Projeto
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Centros da Juventude Novembro 2012.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ABRIL 2010.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
VIDEOCONFERÊNCIA – 25/05/2015 EDUCAÇÃO INTEGRAL
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Universidade Corporativa Procenge
MAIO 2010.
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

UMA PARCERIA

SUBPROJETO ABRINDO ESPAÇOS O Abrindo Espaços é um Projeto que tem como aspecto fundamental a redefinição da função social da escola. Tem como principal estratégia a abertura das escolas aos finais de semana para a comunidade. Essa estratégia pretende modificar a visão da escola apenas como locus de transmissão de conhecimentos, para locus de desenvolvimento de competências sociais, possibilitando ao sujeito a vivência de novas experiências de formação, cultura, esporte, lazer e preparação para o mundo do trabalho.

OBJETIVO GERAL: Promover melhorias na qualidade das interações escola-comunidade orientadas por uma visão afirmativa da juventude e uma concepção de escola aberta e integrada com a comunidade, ampliando as oportunidades de novas experiências aos finais de semana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apoiar a escola na elaboração do seu plano de abertura aos finais de semana. Incentivar o protagonismo juvenil Promover maior interação escola- comunidade visando a melhoria do processo educativo.

Coordenadores Operacionais ESTRUTURA EM NÍVEL LOCAL Nível local ESCOLA Coordenador Local Equipe Operacional Coordenadores Operacionais Mobilizador Oficineiros Monitor

PERFIL E ATRIBUIÇÕES COORDENADOR LOCAL Perfil : Servidor da escola, de confiança do Diretor, que conheça a comunidade e se interesse pelo Projeto. Atribuições : Responder pelo Projeto e apoiar sua execução na escola.

PERFIL E ATRIBUIÇÕES COORDENADOR OPERACIONAL ( 1 por escola) Perfil : Pessoa da comunidade, disponível para trabalhar aos finais de semana, com habilidade para coordenar as oficinas. Que tenha empatia, criatividade, liderança e facilidade para comunicar. Atribuições : Responsabilizar pela operacionalização do Projeto e coordenação das atividades desenvolvidas aos finais de semana.

PERFIL E ATRIBUIÇÕES MOBILIZADOR (1 por escola) Perfil : Pessoa da comunidade, com disponibilidade para trabalhar durante a semana, capaz de identificar talentos e mobilizar a comunidade a participar das oficinas nos finais de semana. Atribuições : Articular as oficinas em consonância com as demandas das comunidades onde se localizam as escolas.

PERFIL E ATRIBUIÇÕES MONITOR (1 por escola) Perfil : Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana, comprometido com a conservação do espaço escolar e com a comunidade. Atribuições : Manter a limpeza e preservação do espaço escolar.

REQUISITOS MÍNIMOS DE QUALIFICAÇÃO MOBILIZADOR Formação: nível fundamental Experiência profissional Disponibilidade para trabalhar durante a semana Idoneidade moral e compromisso com a escola Capacidade de articular e mobilizar parceiros Capacidade de identificar talentos na comunidade Empatia e vocação para liderança

COORDENADOR Formação: nível médio. Experiência profissional. Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana. Compromisso com a conservação do espaço escolar. Pessoa de confiança do(s) diretor(es). Habilidade de coordenação, empatia, criatividade e liderança. Capacidade de gestão das atividades. Capacidade de comunicar as atividades, a freqüência e a participação das pessoas.

Experiência profissional MONITOR Formação: nível fundamental (séries iniciais) Experiência profissional Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana Compromisso com a conservação do espaço escolar Pessoa de confiança do(s) diretor(es)

PLANOS DE AÇÃO A escola e os oficineiros deverão elaborar seu Plano de Ação, conforme orientação. Esses Planos deverão ser encaminhados à Coordenação do Projeto.

A escola deverá também preencher os seguintes formulários: Ficha de Cadastro de Pessoal; Ficha de Inscrição para Oficina; Cronograma de Atividades. Esses formulários deverão ser encaminhados à coordenação do Projeto

O controle da freqüência, será realizado por meio de lista de presença no início e no fim de cada aula. A escola poderá emitir um certificado de participação para cada participante. Só deverá receber o certificado aquele que tiver freqüência de no mínimo 85%. Cada oficina poderá ter um período de existência diferenciado, conforme justificado no Plano de Ação do Oficineiro. Parte do material confeccionado nas oficinas deverá ficar no acervo da escola.

RECURSOS Será disponibilizado para cada escola Termo de Compromisso no valor de: R$ 1.900,00 para Material de Consumo e Prestação de Serviços. Se a escola precisar de recurso para Material Permanente, poderá encaminhar planilha para a Coordenação do Projeto no valor máximo de R$ 300,00.

CONTRATAÇÕES Deverão ser contratados: 1 Mobilizador; 1 Coordenador Operacional; Essas contratações poderão ser realizadas por meio de ONGs ou Cooperativas. O Monitor ( Auxiliar de Serviços Gerais) será designado e atenderá o “Abrindo Espaços” e o “Aluno de Tempo Integral” Os valores dessas contratações devem seguir a Tabela anexa

PRESTAÇÃO DE CONTAS A Prestação de Contas deverá seguir as normas da SEE, conforme orientação. Os formulários de: Cadastro de Aquisições/Compras; Cadastro de Pagamento de Recursos Humanos; Consolidado de Recursos Financeiros; deverão ser preenchidos e enviados à Coordenação do Projeto

COORDENAÇÃO CENTRAL Superintendência de Desenvolvimento de Educação: Raquel Elizabete de Souza Santos. Coordenadora Executiva do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa. Maria Cristina P. machado.

Coordenadora Executiva do Projeto do Abrindo Espaços Claudia Rodrigues Fernandes Contato: e-mail: abrindoespacos@educacao.mg.gov.br tel: 3379-8497