CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
1º encontro de formação – 23/03/2010
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
2º encontro – Professores Maio de 2012
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Questionário de Avaliação Institucional
Apropriação de Resultados
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Programa Ler e Escrever
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Alfabetização Matemática CAMPO ADITIVO
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Currículo oficial de São Paulo
Aprender com jogos e situações-problema
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Departamento do Ensino Secundário
Salas de Matemática.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
IF696 - Integração de Dados e DW
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O algoritmo Profa Roberta Schnorr Buehring. Situações problema: RESOLVA MENTALMENTE: Tenho R$400,00 e vou gastar R$48,00. Com quantos reais vou ficar?
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Matemática em Ambiente Computacional
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
PROFª Leila de Souza Ganem
PROFª. Leila de Souza Ganem
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Transcrição da apresentação:

CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores

OBJETIVO DO CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores OBJETIVO DO CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Compartilhar os principais temas tratados no Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores ocorrido em São Paulo, de 30/05 a 03/06/11. Confira a programação: Datas Áreas Temas 10/08/2011 Matemática Procedimentos metodológicos no planejamento 24/08/2011 Recursos didáticos no Portal EJ@ 14/09/2011 Metodologia de Resolução de Problemas 05/10/2011 Língua Portuguesa Práticas pedagógicas de oralidade e produção de texto 19/10/2011 Estudos da Sociedade e da Natureza Metodologia científica e da pesquisa como estratégia didática

OBJETIVOS DESTA VIDEOCONFERÊNCIA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores OBJETIVOS DESTA VIDEOCONFERÊNCIA Reconhecer a relevância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem; Compreender os níveis de dificuldade/complexidade nos cruzamentos da Matriz de Referência para Avaliação, relacionando-os à proposta de plano de aula; Refletir sobre os procedimentos metodológicos que norteiam o planejamento e as concepções teórico-metodológicas que representam;

VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Diferentes momentos do planejamento: O que os alunos sabem? Mobilizar os alunos para a aprendizagem ANTES Atividades Confirmação ou não das hipóteses dos alunos. DURANTE Avaliação (replanejamento) DEPOIS Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uCQCtHOnwkM

VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores VÍDEO: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Ao planejar, o educador deve considerar: Quando realizar cada ação Quais conhecimentos novos/esperados os alunos desenvolverão A organização dos alunos Os materiais necessários O tempo de duração Como avaliar

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Competência – 3: Aplicar os conhecimentos, adquiridos, adequando-os à sua realidade. Habilidade: H27. Resolver situações-problema de adição ou subtração envolvendo medidas ou valores, abordando os diferentes significados (juntar, alteração de um estado inicial - positiva ou negativa, comparação, mais de uma transformação - positiva ou negativa). Eixo: Reconhecer as diferentes situações em que se aplicam a adição ou a subtração (campo conceitual aditivo) e realizar os cálculos adequados. Sequência didática: 2 Aulas

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA - AULA 1 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA - AULA 1 Estratégias: Para iniciar a aula perguntarei aos alunos: “Vocês têm em casa tudo o que desejam: TV, geladeira, fogão e móveis?”,”E se fossem comprá-los hoje, teriam condições de afirmar a economia que fariam, de acordo com a forma de pagamento (a vista ou a prazo) e com a loja/comércio?” Registrar as colocações dos alunos na lousa; Organizar os alunos em duplas para pesquisa de preços e as formas de pagamento em panfletos de dois comércios locais, com registro em tabela;

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Produto Loja 1 Loja 2 Preço a vista Preço a prazo A opção da compra pela dupla foi pela Loja ___, preço _________________, porque______________________________________________________________________________________________________________________ Qual a diferença entre o preço à vista e o a prazo? Espaço para a dupla registrar os cálculos realizados:

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Circular entre as duplas, para problematizar e registrar os raciocínios utilizados; Socializar os registros de cada dupla, registrando na lousa em uma grande tabela; Realizar intervenções e problematizações para atendimento ao objetivo; Lançar novo desafio às duplas: elaboração de uma situação-problema envolvendo comparações entre medidas ou valores para outra dupla resolver; Exposição das resoluções das duplas;

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA – AULA 2 Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA – AULA 2 Retomar os conhecimentos dos alunos sobre as diferentes relações (“a menos”, “a mais” e “diferença”) da comparação e alguns procedimentos adotados, convidando os alunos para registrarem suas hipóteses; Questionar os alunos: “Estão prontos para o desafio de hoje?”, ” Vocês terão 20 minutos para ler e registrar a forma como resolveram três situações-problemas”; Apresentar na lousa cada uma das situações-problema:

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Noel comprou um fogão de 4 bocas, acendimento automático, na Loja 2, pagando R$ 138,00 a mais que Helena. Helena comprou o mesmo fogão na Loja 1 por R$650,00. Qual o preço que Noel pagou no fogão? Raul quis surpreender a esposa: comprou uma geladeira e pagou R$1625,00. Pagou R$ 215,00 a mais que Elizabete, que comprou o mesmo produto, a vista, em outra loja. Qual o valor pago por Elizabeth na geladeira? Laís comprou um jogo de sofás, 2 e 3 lugares na Loja 1 por R$800,00. Ana comprou este jogo na Loja 2 e pagou a prazo, no valor de R$ 960,00. Nesta compra, quantos reais Ana gastou a mais que Laís?

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Convidar as duplas para compartilharem sua forma de resolução, chamando a atenção para diversidade de procedimentos e de registro; Retomar a diversidade de procedimentos e as ideias envolvidas na comparação, registrando na lousa e no caderno: a decomposição aditiva ou subtrativa, a técnica operatória, e o uso do algoritmo.

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Noel comprou um fogão de 4 bocas, acendimento automático, na Loja 2, pagando R$ 138,00 a mais que Helena. Helena comprou o mesmo fogão na Loja 1 por R$650,00. Qual o preço que Noel pagou no fogão? Dupla 1 – cálculo mental Se a Helena pagou 650 reais e o Noel pagou 138 reais a mais no fogão, pegamos as centenas, depois as dezenas e as unidade. Então, pegamos 600 reais, somamos com 100, dando 700. Depois somamos 50 com 30 e por último 8 reais. Noel pagou 788 reais no fogão. Dupla 2 – Decomposição aditiva Dupla 3 – Técnica operatória 650 + 138 650 + 600 + 100 138 700 + 50 + 30 788 780 + 8 788 Ao comparar os dois valores, a relação entre eles é “a mais”.

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Raul quis surpreender a esposa: comprou uma geladeira e pagou R$1625,00. Pagou R$ 215,00 a mais que Elizabete, que comprou o mesmo produto, a vista, em outra loja. Qual o valor pago por Elizabeth na geladeira? Dupla 5 – Decomposição subtrativa Dupla 6 – Técnica operatória 1625 - 215 1625 - 1600 – 200= 1400 215 25 – 15= 10 1410 1400 + 10 1410 Ao comparar os dois valores, mesmo com a informação “a mais” no enunciado do problema, a relação entre eles é “a menos”.

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Situações-problema Laís comprou um jogo de sofás, 2 e 3 lugares na Loja 1 por R$800,00. Ana comprou este jogo na Loja 2 e pagou a prazo, no valor de R$ 960,00. Nesta compra, quantos reais Ana gastou a mais que Laís? Dupla 4 – Decomposição subtrativa Dupla 7 – Técnica operatória 960 - 800 960 - 900 – 800 = 100 800 100 + 60 160 160 Ao comparar os dois valores, mesmo com a informação “a mais” no problema, a relação entre eles é “diferença”.

A HABILIDADE 27 NA MATRIZ DE REFERÊNCIA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores A HABILIDADE 27 NA MATRIZ DE REFERÊNCIA Nível 3: Planejamento e estratégias para a resolução de problemas Grau 2: Argumentação / decisão

PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA Neste plano de aula, você consegue identificar os procedimentos metodológicos? Confira nas próximas telas:

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Levantamento dos conhecimentos prévios Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Levantamento dos conhecimentos prévios Ao elaborar os planos de aula, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos? Quais atividades foram propostas para levantá-los? Os conhecimentos dos alunos foram considerados na sequência didática? As estratégias permitiram ao aluno avançar e aprender, aproximando os saberes?

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mobilização Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mobilização Foram planejadas estratégias visando despertar a curiosidade do aluno para o conhecimento? A proposta apresenta desafios que favoreçam o “querer aprender” por meio da reflexão/ação?

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Problematização Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Problematização O plano de aula apresenta desafios aos alunos? As respostas estão pré-definidas e permitem a efetiva participação do aluno? Para solucionar o desafio o aluno pode recorrer à outras fontes, confrontar hipóteses?

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Sistematização Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Sistematização O plano de aula prevê sistematização dos conhecimentos ou considera os conhecimentos prévios dos alunos e a consulta à diferentes fontes como garantia de aprendizagem? Há estratégias planejadas para o registro e a organização do conhecimento? Há comunicação do que foi aprendido no decorrer da sequência proposta?

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Avaliação Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Avaliação Todas as atividades propostas visam desenvolver as habilidades estabelecidas? Há atividades que permitam avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos? As estratégias favorecem a análise de como os alunos aprendem? Reflexão: Com que frequência devo avaliar? O que devo avaliar? Para que devo avaliar? O que fazer com os resultados das avaliações?

Setor de Educação de Jovens e Adultos Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores Agradecemos pela participação e aguardamos sua presença na videoconferência de 24/08/11 Setor de Educação de Jovens e Adultos FUNDAÇÃO BRADESCO