TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

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ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC Prof. Itair Pereira da Silva

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Desdobramentos da Abordagem Clássica: Taylor Administração Científica Ênfase nas tarefas Abordagem Clássica da Administração Fayol Teoria Clássica Ênfase na estrutura

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: Iniciada por Frederick Winslow Taylor, racionalização da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. TEORIA CLÁSSICA: Iniciada por Henri Fayol, aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

Frederick Winslow Taylor Nasceu na Filadélfia-USA. Veio de família Quaker de princípios rígidos: disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Em seus primeiros estudos tomou contato direto com os problemas sociais e empresariais decorrentes da revoluão Industrial. Iniciou sua atividade profissional como operário, em 1878 (22 anos), passando por capataz, contramestre, chefe de oficina, e engenheiro, em 1885 (29 anos).

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Taylor teve inúmeros seguidores, entre eles: Henry Lawrence Gant; Frank Bunker Gilbreth; Harrington Emerson; Henry Ford – que costuma ser incluído entre eles, pela aplicação destes princípios nos seus negócios; E outros.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PREOCUPAÇÃO BÁSICA: Aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. É uma abordagem de baixo para cima e das partes para o todo. SUPERVISOR GERENTE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL OPERÁRIO OPERÁRIOS E SEUS CARGOS

PREDOMINAVAM: Atenção para o método de trabalho; Para os movimentos necessários à execução de uma tarefa; Para o tempo padrão determinado para sua execução.

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO COMO RESULTADO Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos, etc, que constituem a chamada: O R T ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO Tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos.

Como não decepcionar os patrões, nem seus colegas? DILEMA DE TAYLOR Sistema de pagamento: por peça ou por tarefa. Os patrões: Ganhavam pagando pouco por tarefa. Os operários: reduziam um terço o ritmo de produção das máquinas para compensar o baixo pagamento. AUMENTAVA A PRODUÇÃO DIMINUIA O PREÇO POR PEÇA Como não decepcionar os patrões, nem seus colegas?

1º PERÍODO DE TAYLOR Iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho operário. Preocupava-se exclusivamente com as técnicas de racionalização ( de tornar mais eficientes os processos de trabalho) do trabalho operário, por meio do ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS. CONCLUIU QUE:

CRIAR CONDIÇÕES PAGAR MAIS AO QUE PRODUZ MAIS 1º PERÍODO DE TAYLOR OPERÁRIO MAIS PRODUTIVO CRIAR CONDIÇÕES PAGAR MAIS AO QUE PRODUZ MAIS OPERÁRIO MENOS PRODUTIVO GANHA O MESMO NECESSIDADE

2º PERÍODO DE TAYLOR Concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir daí, desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, o qual denominou de Administração Científica.

2º PERÍODO DE TAYLOR Considerava o operário como: irresponsável, vadio e negligente. Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana, se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial.

TAYLOR ASSEGURAVA QUE: Ocorria vadiagem por parte dos empregados. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. Havia falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Para sanar estes males idealizou a: ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT

PARA TAYLOR: O principal objetivo da Administração deve ser: “Assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado”. Identidade de interesses entre empregados e empregadores.

TAYLOR OBSERVOU QUE: Operários aprendiam como executar as tarefas por meio de observação; Isso levava a diferentes maneiras e métodos para fazer a mesma tarefa; O método mais rápido deveria ser encontrado e aperfeiçoado por meio de uma análise científica e do estudo dos TEMPOS E MOVIMENTOS.

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos, recebeu o nome de: ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT

Teoria da Administração Científica TAYLOR (1856 - 1915) Estudo dos Tempos e Movimentos Ênfase na Análise e na Divisão de Funções + Sistema de tarifas diferenciadas Taylor => ênfase nas Tarefas

Termos mais utilizados Ótica Desta-que Obra Abor-dagem Ênfase Termos mais utilizados Ótica Desta-que Obra Adm. Cientí-fica Na Tarefa Organização racional; Divisão de tarefas; Simplificação; Especialização; Tempos e Movimentos. De baixo para cima. Taylor Princípios da Adm. Científica (1911)

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO – ORT Fundamenta nos seguintes aspectos: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. Estudo da fadiga humana. Divisão do trabalho e especialização do operário. Desenho de cargos e de tarefas. Incentivos salariais e prêmios de produção. Conceito do homo economicus. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc. Padronização de métodos e de máquinas. Supervisão funcional.

1. ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS: Verificou-se que o trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente por meio da ANÁLISE DO TRABALHO. Isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa; Observou-se a possibilidade da simplificação dos movimentos úteis; A eliminação dos movimentos inúteis, gerando economia de tempo e esforço dos operários;

1. ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS: A análise do trabalho seguia o estudo dos tempos e movimentos. A determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro

1. ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS: TEMPO MÉDIO + TEMPO MORTO = TEMPO PADRÃO Padronizava-se assim, o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução.

2. ESTUDO DA FADIGA HUMANA: O estudo dos movimentos baseava-se na anatomia e fisiologia humana. Devido a isso, foram estudados os efeitos da fadiga na produtividade do operário. A fadiga é considerada um redutor da eficiência.

3. DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO São decorrências do estudo dos tempos e movimentos. Chegou-se a conclusão de que o trabalho de cada pessoa devia, tanto quanto possível, se limitar à execução de uma única e simples tarefa. Como resultado o operário perdeu a liberdade e a iniciativa de estabelecer a sua maneira de trabalhar e passou a ser confinado à execução automática e repetitiva.

4. DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Na administração científica aconteceu a primeira tentativa de se definir e estabelecer racionalmente os cargos e tarefas. Tarefa: Toda e qualquer atividade executa por alguém no seu trabalho dentro da organização. Cargo: Conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica e repetitiva.

4. DESENHO DE CARGOS E TAREFAS A administração científica buscava o desenho de cargos mais simples, gerando maior especialização de cada trabalhador.

5. INCENTIVOS SALARIAIS E PRÊMIOS DE PRODUÇÃO Para alcançar a colaboração do funcionário para as inovações propostas (racionalização de tarefas, padronização do tempo, especialização), Taylor e seus seguidores desenvolveram planos de incentivos salariais e prêmios de produção (Ex: salário por peça).

6. O CONCEITO DE HOMO ECONOMICUS Segundo este conceito toda pessoa é concebida como profundamente influenciada por recompensas salariais, econômica e materiais. Ou seja: O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário. Assim, As recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam profundamente os esforços individuais.

7. CONDIÇÕES DE TRABALHO A eficiência não depende somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga.

7. CONDIÇÕES DE TRABALHO Com a Administração Científica as condições de trabalho passam a ser consideradas importantes elementos da eficiência. O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico são valorizados, não porque as pessoas merecem, mas porque são essenciais para a melhoria da eficiência do trabalhador.

8. PADRONIZAÇÃO A ORT se preocupava com a padronização dos métodos e processos, como também das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias-primas e componentes, para eliminar o desperdício.

9. SUPERVISÃO FUNCIONAL É a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade). A supervisão funcional é a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível de supervisores e chefes.