Redesenho do Processo de Compras – Construtora Andrade Gutierrez

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Transcrição da apresentação:

Redesenho do Processo de Compras – Construtora Andrade Gutierrez

Agenda Introdução Construtora Andrade Gutierrez Descrição do Processo de Compras Fluxo do Processo de Compras Análise SWOT – Processo de Compras Processo de Compras Proposto Fluxo do Processo de Compras Proposto Estrategia de Implementacao do Novo Processo de Compras Análise SWOT – Novo Processo de Compras

Introdução Construtora Andrade Gutierrez Ramo: Construção Civil - Infraestrutura; Empresa familiar / paternalista; Processos existentes há muitos anos; Grande resistência a mudanças; Cada obra constitui uma nova filial e tem grande autonomia; Administração das Obras soberana às áreas corporativas; Mercado tradicional (pouco espaço para novos concorrentes); Momento de grande demanda e visibilidade; <Colocar introdução do Wiki>

Descrição do Processo de Compras Obras negociam diretamente com os fornecedores; Definição do fornecedor considera basicamente os preços (performance, garantia, prazo, transporte… pouco considerados); Compradores ocupados em “tirar pedidos” - não envolvidos em atividades estratégicas (Procurement, Bids, Processos, etc); Baixo nível de relacionamento com fornecedores; Não há sistema de avaliação de performance em compras; Falta de Planejamento de aquisições. Área de Suprimentos pouco envolvida nas fases de desenvolvimento dos projetos; Para a maioria das obras as etapas de requisição, cotação e pedido concentram os maiores esforços; Os compradores se dedicam mais as tarefas de requisição, cotação e pedido

Fluxo Processo de Compras Requisição Compra Pedido de Cotação Resposta Cotação Efetiva Projeto 1 Demanda Entrega Fluxo Processo de Compras Requisição Compra Pedido de Cotação Resposta Cotação Efetiva Projeto 2 Demanda Entrega

Análise SWOT – Processo De Compras Contato com uma gama maior de fornecedores Menos Burocracia; Autonomia das necessidades Falta de controle dos custos; Falta de procedimento unificado de compras; Falta de parcerias; Falta de planejamento Corporativo. Falta de Critério na seleção de fornecedores Alta possibilidade de desvios e fraudes Forças Fraquesas Oportinidades Ameaças

Processo de Compras Proposto Identificar as principais Demandas (Grandes volumes e requisicoes recorrentes); O Setor Corporativo de Compras fica responsavel por centralizar estas demandas e negociar contratos e “pool de fornecedores”; As Demandas dos Projetos devem respeitar os contratos; Os itens de Nicho (sem contrato) continuam sob responsabilidade de cada Projeto; O Setor Corporativo fica encarregado de acompanhar as necessidades de Nicho de cada Projeto, criar Sinergia e consolidar as informacoes dentro da Corporacoa;

Fluxo Processo de Compras Proposto Processo de Compras de Nicho Aprovação do pedido de compra Existe Contrato? Requisição de compra Aprovação da Requisição Emissão do pedido de compra Busca de fornecedores Preparação e envio da requisição de cotação Equalização e análise das cotações Negociação e seleção do fornecedor Sim Não Comparação com premissas de preço do orçamento Centralizacao das Compras Grandes/Recorrentes Demandas

Estrategia de Implementacao do Novo Processo de Compras Envolvimento do Board na implementacao do Novo Processo de Compras; Utilizar a expertise das gerencias dos projetos para mapear os insumos comuns (Princípio de Pareto); Mapear os fornecedores aptos na entrega dos insumos com base nas especificações técnicas dos gerentes de projeto; Consolidar base de fornecedores com contratos de longo prazo buscando assim firmar parcerias e condições comercias competitivas; Implementar sistema único de requisições de compras; Introduzir a “ Politica de Compras” aos compradores de projeto diferenciando as demandas de nicho e contratos;

Análise SWOT – Novo Processo De Compras Fimar parceirias de longo prazo; Diminuição dos desvios e fraudes; Maior pode de negociação; Controle de Custos; Procedimos Unificados; Sinergia com as áreas envolvidas; Melhor Seleção de fornecedores Aumento de trabalho nas funcoes corporativas de compras (Necessidade de Novas contratações); Resistencia as Mudancas organizacionais; Forças Fraquesas Oportinidades Ameaças

D’uvidas