A Ciência é metodológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como a vida começou no planeta Terra?
Advertisements

HISTÓRIA DA QUÍMICA.
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
Evolução.
Antoine Lavoisier.
Charles Darwin.
"A man´s friendships are one of the best measures of his worth."
NOÇÕES PRELIMINARES.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Evolução Seleção Natural.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Introdução ao estudo da física I
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Acesse:
A Origem da Psicologia Científica
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A necessidade de nascer de novo
Filosofia.
MÉTODO CIENTÍFICO.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc
O MÉTODO CIENTÍFICO E A OBSERVAÇÃO
ERA EINSTEIN UM ESTRANHO DO ESPAÇO?
EXEMPLO 01 No século XIX um médico observou que nos partos realizados por estudantes e professores de medicina a incidência de mulheres que contraiam.
Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Metodologia Científica
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Trabalho de conclusão de curso
Turma 601 – Aula 22/08/14 Teoria da Criação
O que é ciência?.
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Evolução dos seres vivos
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Ciência x Religião Eliezer Alves 20º Encontro de Jovens e Adolescentes.
Charles Robert Darwin 200 anos do aniversário de nascimento de um grande cientista e amante da natureza.
Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
Conceitos e Modalidades
Metodologia de Pesquisa para Projetos
2. TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DAS RELIGIÕES. Houve um tempo em que pessoas descrentes e sem religião eram raras, de tal forma, que isto era considerado pela.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
ORIGENS COMO TUDO COMEÇOU.
Conceitos básicos MÉTODO.
O MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Mayra Ruas.
FATOS, LEIS E TEORIAS Metodologia Científica Augusto Bispo.
Para entender a natureza e transformar o mundo - O método Científico Angela Wyse Departamento de Bioquímica ICBS - UFRGS.
Entra no Beagle… Vem investigar com o Mr. Darwin!.
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

A Ciência é metodológica Professora Fernanda Landim

Você já assistiu algum filme que possuía um cientista maluco? Os cientistas têm a tarefa de observar, pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades, criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os seres vivos e as suas interações com o ambiente.

Método científico Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido em etapas: Observar um fato (ou um fenômeno) e coletar os dados. Levantar um problema (uma dúvida ou um questionamento). Formular uma hipótese (uma possível resposta para o problema). Realizar experimentos controlados. Avaliar os experimentos e, se necessário, testar novamente. Elaborar conclusões

VAMOS VER AGORA ALGUNS CIENTISTAS:

Albert Einstein (1879-1955) Foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos. Muito cedo em sua vida, manifestou curiosidade pela ciência: aos cinco anos, ao ganhar de presente uma bússola, ele ficou maravilhado com o instrumento. Desde então, Einstein decidiu nunca mais se afastar da ciência. Acabou sendo mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel da Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Albert Einstein, em uma pose famosa por sua irreverência.

Antoine de Lavoisier A frase lhe parece familiar? "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" A frase lhe parece familiar? Pois ela tem a ver com a Química e foi dita pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier. Fascinado por estudos e descobertas, ele não só revolucionou essa área da ciência como também trabalhou em outros campos do conhecimento. Lavoisier nasceu em Paris, em 1743. Filho de uma família de classe média alta, estudou nas melhores escolas francesas. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Fisgado pela Química, tornou-se um grande cientista. Aos 23 anos foi eleito membro da Academia Francesa de Ciências e, por seu talento, logo indicado ao posto de diretor da Administração da Pólvora, um dos comitês da academia.

Charles Darwin Em todo o lugar aonde ia, Darwin reunia grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos) enviadas à sua pátria. Imediatamente, após seu regresso à Inglaterra, Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies. No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies. Assim surgiram, em sua cabeça, várias questões: por que se originavam as espécies? Por que se modificavam com o passar dos tempos, diferenciavam-se em numerosos tipos e freqüentemente desapareciam do mundo por completo? Naturalista inglês, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury. Robert Darwin, seu pai, era Físico, filho de Erasmus Darwin, poeta, filósofo e naturalista. A mãe de Charles, Susannah Wedgood Darwin morreu quando ele contava apenas oito anos de idade.

Os cientistas são pesquisadores que buscam, por meio do método científico, respostas para as questões relacionadas conosco e com o mundo à nossa volta. Em geral, podem ser encontradas várias respostas para a mesma pergunta.

Importância Os cientistas utilizam etapas definidas, estabelecidas. Caso deixe de realizar alguma etapa, pode-se chegar a resultados e conclusões erradas em relação a um fato. Deve-se utilizar o grupo controle e o grupo experimental. Utiliza-se a imparcialidade

Leis e teorias Lei É uma regra com base em algum fenômeno que ocorra com regularidade. É uma relação entre o fenômeno e sua causa. Teoria É a forma de entender algum fenômeno através da observação. A lei está contida na teoria. A teoria pode gerar várias hipóteses específicas que podem ser testadas.

Ciência forense Ciência Forense, ou criminalística ( vinculado a justiça), deve ser compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar crimes. Em casos de homicídio, por exemplo, são utilizados meios pelos quais descobrem, por exemplo, a hora, a data e a causa da morte, que matou, o que levou ao homicídio etc.