Recordando alguns pontos da aula passada...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O ESDE COM QUALIDADE.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pedagogia da pesquisa-ação
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
III Encontro de Boas Práticas
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
O uso de novas mídias nas escolas
Plano de Trabalho Docente
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
Curso de GESTÃO ESCOLAR A reflexão teórica como instrumento
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Roteiro de observação de estágio
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Presentation Title Subheading goes here Cap.2- A direção da escola e a gestão democrática.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
RESULTADOS DO INQUÉRITO PROFESSORES DO AGRUPAMENTO Professores do Agrupamento = 162 Inquéritos analisados = 82 Legenda: Agree = Concordo Partially Agree.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Prática como Componente Curricular
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
3º Momento Resultados Simare 2014
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
O papel pedagógico do órgão gestor
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

Recordando alguns pontos da aula passada...

Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Minha filha anda saindo com um cara estranho... Vocês têm como me ajudar a descobrir se ela tá usando droga? Meus filhos querem assistir a tudo na TV... Eu sei que vocês preparam pro vestibular, mas dava pra ter uma orientação vocacional? Será que vocês podiam ensinar meu filho a comer salada??? Não sei porque meus filhos não têm limites... ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Boletim??????? Que boletim?????????

GESTÃO Utilização racional de recursos para atingir objetivos determinados, de modo eficiente e eficaz.

Que racionalidade orienta a Gestão? Utilização Racional: Que racionalidade orienta a Gestão? Recursos: Recursos “Materiais” e Recursos “Humanos” Objetivos determinados: Por quem? Como? Com que finalidades? Eficiência e Eficácia: Fazer bem feito o que deve ser feito. Quais são e como são determinados os critérios de qualidade?

Acessar o site www.arturmotta.com PARA A PRÓXIMA AULA Acessar o site www.arturmotta.com Estudar o primeiro texto (O que é Administração Escolar) e o segundo texto (Escola e Paradigmas de Gestão), da página 25 à página 33. O restante do segundo texto será trabalhado durante a aula. Dúvidas: arturmotta@gmail.com

Trabalhando o texto de Anisio Teixeira Que paradigma orienta esse pensamento?

O “novo” paradigma 1:20:15

é o elemento que faz com que a capacidade de realizar trabalho, Uma atividade que tem por objetivo assegurar a eficácia e a eficiência do processo escolar, a partir da utilização racional dos recursos e da coordenação do esforço humano coletivo, realiza uma mediação entre os recursos (meios) e os resultados (fins) alcançados, isto é, é o elemento que faz com que a capacidade de realizar trabalho, presente potencialmente nos recursos (materiais e humanos), se manifeste de forma dinâmica e produza os resultados esperados.

Essa mediação realizada pela administração, no caso da escola, é orientada pelo projeto político-pedagógico e se manifesta na prática como aquelas ações que podem contribuir para que, com os recursos existentes e disponíveis, se ‘produza’ o máximo de educação possível, ou seja, que a escola atenda o maior número de alunos com a melhor (qualidade?).

Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Modelos de gestão Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Capacitar

Enfrentamento como categoria ARTICULAÇÃO ENTRE OS MEIOS E OS FINS Discussão coletiva Enfrentamento como categoria PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, ETC

NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Função-representação Clima Institucional NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Bons Resultados MEDIAÇÃO Função-representação Função-autoridade

Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade COORDENAÇÃO Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade ARTICULAÇÃO MEDIAÇÃO

Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente CAPACITAÇÃO Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente Reflexão sobre as práticas Junto aos demais Professores

Novos paradigmas de gestão Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Capacitar

Acessar o site www.arturmotta.com Dúvidas: arturmotta@gmail.com PARA A PRÓXIMA AULA Acessar o site www.arturmotta.com 3 O sistema de organização e gestão da Escola 4 Implicações do caráter político da Educação… 5 Sobre organograma Dúvidas: arturmotta@gmail.com