Recordando alguns pontos da aula passada...
Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Minha filha anda saindo com um cara estranho... Vocês têm como me ajudar a descobrir se ela tá usando droga? Meus filhos querem assistir a tudo na TV... Eu sei que vocês preparam pro vestibular, mas dava pra ter uma orientação vocacional? Será que vocês podiam ensinar meu filho a comer salada??? Não sei porque meus filhos não têm limites... ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Boletim??????? Que boletim?????????
GESTÃO Utilização racional de recursos para atingir objetivos determinados, de modo eficiente e eficaz.
Que racionalidade orienta a Gestão? Utilização Racional: Que racionalidade orienta a Gestão? Recursos: Recursos “Materiais” e Recursos “Humanos” Objetivos determinados: Por quem? Como? Com que finalidades? Eficiência e Eficácia: Fazer bem feito o que deve ser feito. Quais são e como são determinados os critérios de qualidade?
Acessar o site www.arturmotta.com PARA A PRÓXIMA AULA Acessar o site www.arturmotta.com Estudar o primeiro texto (O que é Administração Escolar) e o segundo texto (Escola e Paradigmas de Gestão), da página 25 à página 33. O restante do segundo texto será trabalhado durante a aula. Dúvidas: arturmotta@gmail.com
Trabalhando o texto de Anisio Teixeira Que paradigma orienta esse pensamento?
O “novo” paradigma 1:20:15
é o elemento que faz com que a capacidade de realizar trabalho, Uma atividade que tem por objetivo assegurar a eficácia e a eficiência do processo escolar, a partir da utilização racional dos recursos e da coordenação do esforço humano coletivo, realiza uma mediação entre os recursos (meios) e os resultados (fins) alcançados, isto é, é o elemento que faz com que a capacidade de realizar trabalho, presente potencialmente nos recursos (materiais e humanos), se manifeste de forma dinâmica e produza os resultados esperados.
Essa mediação realizada pela administração, no caso da escola, é orientada pelo projeto político-pedagógico e se manifesta na prática como aquelas ações que podem contribuir para que, com os recursos existentes e disponíveis, se ‘produza’ o máximo de educação possível, ou seja, que a escola atenda o maior número de alunos com a melhor (qualidade?).
Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Modelos de gestão Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Capacitar
Enfrentamento como categoria ARTICULAÇÃO ENTRE OS MEIOS E OS FINS Discussão coletiva Enfrentamento como categoria PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, ETC
NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Função-representação Clima Institucional NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Bons Resultados MEDIAÇÃO Função-representação Função-autoridade
Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade COORDENAÇÃO Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade ARTICULAÇÃO MEDIAÇÃO
Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente CAPACITAÇÃO Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente Reflexão sobre as práticas Junto aos demais Professores
Novos paradigmas de gestão Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Capacitar
Acessar o site www.arturmotta.com Dúvidas: arturmotta@gmail.com PARA A PRÓXIMA AULA Acessar o site www.arturmotta.com 3 O sistema de organização e gestão da Escola 4 Implicações do caráter político da Educação… 5 Sobre organograma Dúvidas: arturmotta@gmail.com