Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública
Página 2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice
Elementos da Reforma 1.Profissionalização Seleção de dirigentes por critérios de formação e experiência Certificação prévia de candidatos à direção de escolas Desenvolvimento profissional e certificação docente Page 3
Elementos da Reforma 2.Descentralização Propostas curriculares estaduais e municipais Sistemas próprios de avaliação educacional Acordos de gestão e transferência de recursos para as escolas Municipalização da educação fundamental Page 4
Elementos da Reforma 3.Resultados Publicidade e monitoramento dos resultados Pacto de metas de qualidade Responsabilização das equipes e instâncias de gestão Page 5
Página 6 Placeholder, enter your own text here Qual o lugar ocupado pela avaliação educacional nesta reforma? Índice
Uma história de expansão 1990 – 1997 A construção de uma referência comum: as matrizes curriculares de referência e as escalas nacionais de desempenho em Leitura e Matemática – 2007 A avaliação da escola com base nas referências e escalas de desempenho nacionais O Plano de Desenvolvimento da Educação, os sistemas de responsabilização e o ENEM. Page 7
Um veículo para um novo repertório 1.As matrizes curriculares de referência e as escalas nacionais de proficiência: associação entre o currículo e expectativas de aprendizagem 2. A avaliação da escola: um debate sobre responsabilidades 3.A proposição de metas: a necessidade de ampliação das oportunidades educacionais Page 8
Página 9 Placeholder, enter your own text here Os desafios Índice
Desafios 1.Currículos bem desenhados e de fácil compreensão por diferentes públicos. 2.Avaliação alinhada ao currículo, produzindo informação sobre as realizações do alunado e os níveis de desempenho. 3.Padrões de desempenho definidos com a participação docente e de conhecimento geral. Page 10
Desafios 4.Pactos de metas de desenvolvimento da educação: desempenho e rendimento, condições de oferta, acesso e permanência. 5.Consequências bem definidas, de modo reconhecidamente equilibrado e justo. 6.Canais de comunicação efetivos com os diversos públicos da educação: pais, alunos, professores, gestores, sociedade Page 11
Desafios 7.Parâmetros de formação e desempenho de gestores e professores definidos com a participação de universidades e profissionais. 8.Certificação do desenvolvimento profissional 9.Associação entre a carreira, a avaliação de desempenho e a certificação profissional 10.Universalização da avaliação da educação básica: inclusão da rede particular Page 12
Minas Gerais: Diferença de Desempenho Médio do Alunado em Matemática entre Grupos de Escolas (ISE)