Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Desafios do Ensino Médio
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação Educacional Externa
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
1 PROVA SÃO PAULO Avaliação do Rendimento Escolar 30/09/2007 Profª Maria Inês Fini AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Planejamento e 7 de março de 2014.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO RENDIMENTO ESCOLAR
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras Alves (2009) Disciplina: Políticas Públicas.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
O papel pedagógico do órgão gestor
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Transcrição da apresentação:

Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública

Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice

Elementos da Reforma 1.Profissionalização  Seleção de dirigentes por critérios de formação e experiência  Certificação prévia de candidatos à direção de escolas  Desenvolvimento profissional e certificação docente Page  3

Elementos da Reforma 2.Descentralização  Propostas curriculares estaduais e municipais  Sistemas próprios de avaliação educacional  Acordos de gestão e transferência de recursos para as escolas  Municipalização da educação fundamental Page  4

Elementos da Reforma 3.Resultados  Publicidade e monitoramento dos resultados  Pacto de metas de qualidade  Responsabilização das equipes e instâncias de gestão Page  5

Página  6 Placeholder, enter your own text here Qual o lugar ocupado pela avaliação educacional nesta reforma? Índice

Uma história de expansão 1990 – 1997 A construção de uma referência comum: as matrizes curriculares de referência e as escalas nacionais de desempenho em Leitura e Matemática – 2007 A avaliação da escola com base nas referências e escalas de desempenho nacionais O Plano de Desenvolvimento da Educação, os sistemas de responsabilização e o ENEM. Page  7

Um veículo para um novo repertório 1.As matrizes curriculares de referência e as escalas nacionais de proficiência: associação entre o currículo e expectativas de aprendizagem 2. A avaliação da escola: um debate sobre responsabilidades 3.A proposição de metas: a necessidade de ampliação das oportunidades educacionais Page  8

Página  9 Placeholder, enter your own text here Os desafios Índice

Desafios 1.Currículos bem desenhados e de fácil compreensão por diferentes públicos. 2.Avaliação alinhada ao currículo, produzindo informação sobre as realizações do alunado e os níveis de desempenho. 3.Padrões de desempenho definidos com a participação docente e de conhecimento geral. Page  10

Desafios 4.Pactos de metas de desenvolvimento da educação: desempenho e rendimento, condições de oferta, acesso e permanência. 5.Consequências bem definidas, de modo reconhecidamente equilibrado e justo. 6.Canais de comunicação efetivos com os diversos públicos da educação: pais, alunos, professores, gestores, sociedade Page  11

Desafios 7.Parâmetros de formação e desempenho de gestores e professores definidos com a participação de universidades e profissionais. 8.Certificação do desenvolvimento profissional 9.Associação entre a carreira, a avaliação de desempenho e a certificação profissional 10.Universalização da avaliação da educação básica: inclusão da rede particular Page  12

Minas Gerais: Diferença de Desempenho Médio do Alunado em Matemática entre Grupos de Escolas (ISE)