Participação local no sector petrolífero Øystein Kristiansen Conselho de Direcção do Petróleo Norueguês
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Como é possível atingir a participação in situ? Opção 1: uma instituição nacional para a gestão do sector e para a protecção dos interesses de STP. São Tomé decidiu tomar parte activa nesta questão Opção 2: a provisão de bens e serviços Opção 3: a participação directa em actividades de fornecimento
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Provisão de bens e serviços 4 segmentos do mercado com características diferentes Mercado de exploração Mercado de desenvolvimento Mercado de operações Terminais em terra
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Mercado de exploração Navios de aquisição de dados sísmicos Navios de perfuração ou prospecção para a exploração Os equipamentos principais virão do estrangeiro Actividades em intervalos irregulares antes de confirmar a bacia de petróleo Provisão limitada de bens e serviços locais
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Mercado de desenvolvimento Nível muito alto de actividades durante um curto período de tempo São necessários êxitos nos resultados para obter o apoio requerido e poder continuar com as actividades Oportunidades de provisão regional para produtos competitivos A maioria dos bens e serviços provêm do estrangeiro Requerimento provável de apoio local para a logística
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Mercado de operações Actividades a longo prazo Vantajoso para que a indústria possa definir a capacidade local de um número determinado de bens e serviços Provisão também para os mercados regionais
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Características gerais do aprovisionamento da IOC Determinar padrões de provisão - dificuldades para novos interessados A maioria dos aprovisionamentos são já feitos por companhias contratadas a longo termo e com sede em Houston, Aberdeen, Paris, Oslo/Stavanger, etc. Requerimentos exigentes relativamente à documentação e conteúdos de engenharia Enfoque directo nos sistemas de controlo e garantia da qualidade, bem como conhecimento dos padrões técnicos internacionais Contratos geralmente de longo termo O idioma de negociação é o inglês Frequentemente as empresas locais constituem parcerias com companhias internacionais ou as representam
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Oportunidades para fornecedores locais Serviços de catering: serviços de restauração, água, lavandaria, limpeza e segurança Transporte local, alojamento na região Serviços aeroportuários Condições de abastecimento de portos de mercadoria (inclusive para o fornecimento na região): tubos de sondagem, barro, betão, produtos químicos, etc. Disponibilização para os casos de urgência (inclusive para a utilização na região): navios de resgate, gruas, sinalizadores, rebocadores, etc. Formação
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Participação directa em actividades de processamento Participação no consórcio PSC Alto risco Investimento de capital Conhecimentos específicos requeridos Opção de participação em descobertas para a exploração comercial, se foi tido em conta no contrato Durante toda a fase de exploração Acordo de assistência técnica com a IOC Comprometimentos de formação intensiva em PSC com os nativos da região de STP
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th O papel das companhias petrolíferas
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th O papel das companhias petrolíferas Operação eficaz segundo as condições e os termos estabelecidos pelas autoridades locais: Capacidade e recursos de exploração, desenvolvimento e produção eficaz para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis: recursos técnicos, de pesquisa e desenvolvimento idoneidade financeira capacidade de gestão aptidão para a gestão de riscos competência para a cooperação etc. Companhias de qualidade
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Se for requerida uma companhia petrolífera nacional (NOC): por que separada das obrigações políticas e dos requerimentos regulatórios? Eficiência:dificuldades em alcançar diversos objectivos diferentes Objectividade:a IOC deve estruturar a Administração de Petróleo Estatal independentemente dos interesses comerciais Competência:criar um ambiente competitivo para a NOC para assegurar o êxito numa fase de maturidade, nomeadamente a expansão internacional Excesso de poder: evitar um Estado dentro do Estado
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Companhia petrolífera nacional: prós e contras Participação da Gestão Estatal e realização do controlo comercial Proporcionar acesso ao conhecimento das operações petrolíferas Permitir a ampla participação nacional no sector de petróleo Transpor as diferenças culturais Pode acrescentar aproveitamento adicional Capacidade limitada para lidar com riscos Recursos escassos divididos entre diversas instituições Baixa eficiência na fase inicial, adicionando custos Atrasos na entrada de receitas no sector petrolífero para alcançar a conta do petróleo nacional Nem todas as companhias petrolíferas nacionais são relatos de êxito
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Ministério do Petróleo Petróleo nacional, mais do que 66,7% Dir. Financ. Estatal Interesses - Petoro GassCo Norsk Hydro Menos de 50% Noruega: organização das operações comerciais de petróleo
Petroleum Management Seminar Sao Tome, October 24th-28th Resumo É de nomeada importância a participação da administração do sector in situ A provisão de bens e serviços é possível, mas STP terá capacidade limitada de captação de uma grande partilha desses mercados. Os mercados de longo termo com clientes da região parecem ser os mais promissores É considerada vantajosa a "joint venture" ou cooperações similares com companhias estrangeiras Os procedimentos de investimentos directos nas explorações envolvem riscos muito altos A companhia petrolífera nacional é considerada uma opção desde que sejam encontrados recursos importantes e exista a possibilidade de participação do estado