U01 Grupo 19X
Introdução Logística: área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, administrando seus recursos materiais e financeiros. O papel da Logística na empresa é contribuir para que a empresa consiga maximizar o valor entregue ao cliente e o valor agregado por ela própria, o qual pode ser medido pela diferença entre a receita total e a despesa total incorrida para obtê-la,incluindo os custos de oportunidade.
Medidas de desempenho logístico (duas categorias): Nível de serviço Custos logísticos
Logística de Suprimento Início da cadeia Logística; Elementos: desenvolvimento, especificação, e projeto do produto, previsão de demanda, planejamento das necessidades de novas fontes de fornecimento, compras, recebimento, estocagem de matérias-primas e componentes e seus respectivos controles.
Estoque Abrange desde a programação e planejamento das necessidades de materiais em estoque até ao controle das quantidades adquiridas; Objetivo: medir a sua localização, movimentação, utilização e armazenagem desses estoques de modo a responder com regularidade aos clientes em relação a preços, quantidades, e prazos.
Logística de Distribuição e Transporte Planeja a distribuição a partir dos pedidos, define as modalidades e rotas de transporte; Responsável desde a expedição, a partir da retirada dos estoques, até a entrega ao cliente final (consumidor).
Supply Chain: Logística integrada
Sincronismo entre as estratégias das diversas áreas da empresa; Abrange toda a movimentação de materiais, interna e externa à empresa – da chegada da matéria prima até o consumidor final; Maior eficácia na movimentação de materiais e menor custo total;
Conseqüências nocivas da segmentação da movimentação de materiais e do fluxo de informações: Ciclos logísticos de maior duração Custos logísticos elevados Nível de serviço ao cliente aquém do desejado