ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 Abril 2007 Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico.
Advertisements

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
TURISMO PARA TODOS O Turismo oferece oportunidades únicas para uma evasão da vida cotidiana, de convívio e para se descobrir novos mundos e outras culturas.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Tecnologia Assistiva:
EDITORIAL ENTREVISTA COLUNA SOCIAL CAP ACONTECE FOTOS - NÚCLEO DE TECNOLOGIA C A D E R N O S CAP AMAPÁ JUNHO/2008 1ª EDIÇÃO PROJETOS E AÇÕES PONTO DE VISTA.
um desafio contemporâneo
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
18 Dezembro 2008 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SERRA DA GARDUNHA
Orientação & Mobilidade
Legislação.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
TANIA MARA ZANCANARO PIECZKOWSKI
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Tecnologias de Informação e Comunicação
Ivoti.
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Os direitos da criança.
Escola Municipal Professoras:
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica
Olimpíada de Ciências e Matemática 2003
Gente Famosa com Deficiência
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
PENSANDO A INCLUSÃO A PARTIR DAS TICS
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
 PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
CREACIL (Cooperativa de Reabilitação, Educação e Animação para a Comunidade Integrada de Loures CREACIL é uma cooperativa de Pais e de Técnicos que conjugam.
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Gerente do Programa educação para e pelo lazer
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
PSICOMOTRICIDADE.
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Doença Mental Definição Médica
EIXO 1 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FACILITADORAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Vulnerabilidade na Saúde Pública
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Tecnologia Assistiva Carina Maia.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
As novas tecnologias assistivas para a educação
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PEI – Programa Educacional Individualizado
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Determinantes da saúde
Bases Metodológicas do Condicionamento Físico Prof. José Alex Cantuária.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas.
N.E.E. …existe uma N.E.E., quando qualquer incapacidade (física, sensorial, intelectual, emocional, social ou uma combinação destas) afecta a aprendizagem.
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Transcrição da apresentação:

ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO

O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano, nomeadamente: - o DESENVOLVIMENTO - a SAÚDE - a AUTONOMIA. A Comunicação,. A Relação Verbal e Gestual,. O Metabolismo do nosso corpo,. O Desenvolvimento Intelectual, não seriam possíveis sem o MOVIMENTO. Fonseca, 1976

A falta de Experiência Motora tem que ser realçada pois é fundamental para a AUTONOMIA da pessoa portadora de deficiência. O Corpo factores intra individuais O Meio condições ecológicas, condicionam a ADAPTAÇÃO. Quando o ser humano está limitado no seu potencial devido a uma deficiência, o MOVIMENTO toma contornos de uma importância vital. A Tecnologia como apoio à MOBILIDADE e a prática de Educação Física e do Desporto podem ser ajudas importantes na INTEGRAÇÃO do deficiente na SOCIEDADE, nomeadamente na Escola, Lazer e Meio laboral.

A falta de: - ACESSIBILIDADE - EQUIPAMENTOS - TÉCNICOS assim como a tendência do ESTILO DE VIDA INATIVO da maioria das pessoas portadoras de deficiência, NÃO PODEM SER RAZÕES SUFICIENTEMENTE IMPEDITIVAS PARA QUE ESTAS SE MOVIMENTEM.

ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO Obrigado !