TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 1 Sandra Valéria de Morais Santos Outubro/2009 O programa de capacitacão de servidores elaborado e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Brasília, 27 de setembro de 2012
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Experiência do TCU na avaliação de desempenho laboral Teresina, 27 de agosto de 2010.
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PNEF – Programa Nacional Educação para a Cidadania
Política de Gestão de Pessoas do GDF
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
Planejamento Estratégico
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Workshop “Atuação Internacional da Embrapa”
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Ministério da Cultura.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Gestão Estratégica FINEP
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Promovendo Soluções Sociais
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
APOIANDO O CONTROLE SOCIAL. PREMISSAS ComunicaçãoCapacitaçãoTransparência Controle Social.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Qualificação de gestores: o que falta ao setor público para melhorar a sua relação com a imprensa Congresso de Comunicação no Serviço Público agosto -
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos.
Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 1 Sandra Valéria de Morais Santos Outubro/2009 O programa de capacitacão de servidores elaborado e implementado pelo TCM/CE: uma experiência criativa gerando resultados

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 2 O TCM e o alinhamento à nova gestão pública O TCM e o compromisso cidadão: Tecnologia da Informacão Capacitacão de servidores Controle Social Sustentabilidade Austeridade

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 3 Por que criar Escola de Contas nos TC’s? 1)Necessidade de aproximação à sociedade civil; 2)Mecanismos de estímulo ao exercício do Controle Social; 3)Criação de canais de comunicação; 4)Disseminação do conhecimento institucional ao alcance do cidadão; 5)Maior visibilidade e transparência dos TC’s como órgãos de Controle Externo.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 4 ⇒ Criacão da ECOGE ⇒ Áreas estratégicas: - Divulgação Institucional; - Capacitação Interna e Externa; - Biblioteca Virtual e Centro de Documentação e Pesquisa; - Rede de Relações Institucionais; - Controle Social. A Escola de Contas e Gestão - ECOGE

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 5 A Escola de Contas e Gestao e o PCI ⇒ Finalidade – programas de aperfeiçoamento: 1- Educacão continuada; 2- Valorização de Talentos; 3- Desenvolvimento por meritocracia; 4- Aumento qualitativo de produtividade.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 6 A Escola de Contas e Gestão e o PCI PLANO DE CAPACITAÇÃO INTERNA Levantamento de Necessidades de Treinamento Programa de Desenvolvimento Individual - PDI A GIAP e o indicador corporativo – TCM Pessoas Cursos com carga horária de 20h

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 7 O GIAP e o indicador corporativo O indicador corporativo – TCM Pessoas: 80% dos servidores capacitados; Metas mensais e anuais; Alinhamento ao gap de competências individual; Impactos na remuneracão variável.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 8 Acordo de Resultados e o TCM Pessoas DESCRIÇÃO FevMarAbrilMaioJunJulAgoSetOutNovDez Total Geral PREVISÃO DE SERVIDORES A CAPACITAR SERVIDORES CAPACITADOS PERCENTUAL GIAP (%) ,34* FONTE: ECOGE SET/2009 *PERCENTUAL ATINGIDO NO PERÍODO DE JANEIRO A SETEMBRO/2009

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 9 Parcerias Institucionais PARCERIAS EXITOSAS Assembléia Legislativa – (Universidade do Parlamento) Tribunal de Contas do Estado do Ceará Ministério da Fazenda Escola de Administracão Fazendária (ESAF) Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 10 Novos Paradigmas Sentimento de pertença; Papel estratégico; Desenvolvimento de competências; Excelência no atendimento aos Stakeholders.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 11 “As empresas que investem no domínio pessoal de seus colaboradores são aquelas que se revelam fortalecidas, tendo em vista que estão comprometidas com os seus funcionários e produzem a cultura de compromisso das pessoas com os própios resultados e os da organização” (Senge, 1990)

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ 12 OBRIGADA! TCM – Compromisso Cidadão