Dois currículos Duas pedagogias •Currículo escolar •Currículo da mídia.

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Transcrição da apresentação:

Dois currículos Duas pedagogias •Currículo escolar •Currículo da mídia

Cultura da mídia •Conjunto de representações •Modelos e referências de identidade

Reações mais comuns •Rejeição do currículo da mídia •Apropriação para “despertar o interesse”

Dissonância dos currículos •Currículo da mídia: –Velocidade •C•Currículo da escola: –L–Lentidão

Sumário •Parte I –Desafios do currículo •Parte II –Alguns exemplos

Proposições gerais 1ª. O currículo da mídia tem tanta importância quanto o currículo escolar 2ª. A escola é incompetente para concorrer com a mídia porque é uma instituição anacrônica 3ª. O currículo, os objetivos e os modos de ensinar da escola têm que ser radicalmente repensados 4ª. Para recuperar a sua relevância, a escola deve acentuar os seus aspectos arcaicos, arcaizantes ou anacrônicos

Parte I Desafios do currículo

A escolarização de massas •A escola de massas vem sendo construída, no Ocidente e em todo o mundo, desde meados do século XIX com diferentes ritmos, mas com impressionantes isomorfismos. (Meyer, Ramirez e Soysal, 1992).

Trabalho e formação do caráter •Desenvolvimento de bons hábitos –Esforço –Dedicação –Abnegação –Espírito de sacrifício

•Cada vez mais a escola e os professores perdem legitimidade e enfrentam o risco da obsolescência

Fontes dos currículos •Currículo escolar –Textos e cultura escrita •Currículo da mídia –Imagens e sons

Ambigüidade nas relações da escola com a cultura da mídia •Recusa –Baixo nível cultural –Valores degradados •Aproximação –Recurso pedagógico –Modernização

Ferramentas do saber reflexivo •Identificar •Ler •Decifrar •Conectar •Associar •Relacionar •Criticar •Interpretar

Transformar o sentido do currículo escolar •Incorporar uma pedagogia ou alfabetização das imagens •Cumprir a promessa da pedagogia moderna: –“Deixar vago o lugar do professor” •Transformar a classe numa comunidade interpretativa

Bruner e o valor da narrativa –A escola é uma cultura em si, não apenas um “preparo” para a mesma, um aquecimento. Como afirmam alguns antropólogos, a cultura é um conjunto de ferramentas com técnicas e procedimentos para entender seu mundo e lidar com ele.

–(…) Mas a tecnologia de apoio não é a questão, mesmo que seja crucial para o que é a cultura. A questão é o procedimento de indagação, do uso da mente, que é fundamental para a manutenção de uma comunidade interpretativa e de uma cultura democrática. Um passo é escolher os problemas cruciais, especialmente os problemas que estão levando à mudança em nossa cultura. Bruner e o valor da narrativa

–(…) Lembre-se do que eu disse anteriormente: o Problema é a força propulsora da narrativa e a justificativa para tornar uma história pública. É o sinal de problema que nos leva a buscar os elementos constituintes relevantes ou responsáveis na narrativa, a fim de transformar o Problema bruto em um Problema controlável que possa ser tratado com o rigor dos procedimentos. Nada disto é novidade. (BRUNER, 2001, p.98-99) Bruner e o valor da narrativa

Fim da Parte I

Parte II •Revista Nova

Parte II •Revista Boa Forma

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