Business Intelligence:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services
Tabela de Banco de Dados Relacional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
Projeto Informações Gerenciais
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Aula 4 – Inteligência de Negócios (Business Intellingence)
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde CBIS'2004 UNIFESP Ricardo S. Santos Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo.
Control Objectives for Information and related Technology
Business Intelligence – BI Análise de sistemas de informação
Noções de Sistemas de Informação – Aula 5
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Modelagem Dimensional do Data Warehouse
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso Sisitemas de Informação
Projeto: Capacitação em GP
Desenvolvimento de Sistemas OLAP
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Gerenciamento de Dados
DATA MART: UM APOIO À TOMADA DE DECISÕES NO SETOR DE QUALIDADE DE UMA EMPRESA DE FUNDIÇÃO Orientador: Prof. Ms. Leopoldo Edgardo Messenger Parada INTRODUÇÃO.
Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Tecnologia da informação e estado
Tecnologia da informação
Análise e Projeto de Sistemas
4. Decisões Estruturadas 4.1. Data Warehouse (DW)
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
D ATA M ART É DEFINIDO COMO UM SUBCONJUNTO DO D ATA W AREHOUSE FOCADO EM UM ASSUNTO ESPECÍFICO, USA UM MODELO DE DADOS MULTIDIMENSIONAL, TAMBÉM CHAMADO.
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
J OÃO C ARVALHO Data Warehouses. D EFINIÇÃO Um Data Warehouse é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às actividades.
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Kamila T. Lyra Karina C. S. Nishimura Thiago P. Colonhezi William S. Soares.
Marcel Fernando de Oliveira
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informação
ASSUNTO Facilitando a Tomada de Decisão em um Ambiente Móvel Mohamed A. Sharaf Panos K. Chrysanthis Felipe Menezes Cardoso COPIN – UFCG Banco de Dados.
Modelagem de Processos de Negócio
Gestão da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Tipos de sistema de informação Prof. Dr. Henrique Freitas & Equipe Tipos de sistema de informação Prof. Dr. Henrique Freitas & Equipe Baseado em: Introdução.
Documento de Visão do Data WareHouse
Data Warehouse Bruno Estevão Rosa Emerson Barbosa Gonçalves
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
OLAP - On-Line Analytical Processing (Processamento Analítico On-Line)
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Disciplina: Inteligência Artificial
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Janeiro/2013 Ceça Moraes Data Warehouse Janeiro/2013 Ceça Moraes
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 7 - Data Warehouse.
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Transcrição da apresentação:

Business Intelligence: Seminário II Business Intelligence: um sistema de apoio a decisões gerenciais Aduílio Ana Cláudia Danilo Dhullyene Enivaldo

Introdução Sistema computadorizado de suporte aos gestores; Solução de BI centrada em Data Warehouse (DW) “Fábrica de informações” Implementar uma solução de BI KeyPerformance Indicator – KPI Ferramentas de processamento analítico.

Business Intelligence BI é fazer uso de informações já disponíveis nas organizações para ajudar os responsáveis pelas tomadas de decisões a adotar as melhores opções e de forma mais rápida.

Business Intelligence Objetivos: Permitir acesso interativo aos dados. Proporcionar a manipulação desses dados. Fornecer aos gestores a capacidade de realizar a análise adequada. Fornecer informações precisas quando necessário.

Business Intelligence Principais benefícios: Economia de tempo Melhores estratégias e planos Melhores decisões táticas Processos mais eficientes Economia de custos

Data Warehouse Data Warehouse (DW) é um conjunto de dados produzido para oferecer suporte à tomada de decisões. É um repositório de dados atuais e históricos de possível interesse aos gestores de Toda a organização.

Data Warehouse Características: Os dados, normalmente, são estruturados de modo a estarem disponíveis em um formato pronto para atividades de processamento analítico. Coleção de dados orientada por assunto, integrada, variável no tempo e não volátil. Grande variedade de dados.

Arquitetura As principais arquiteturas utilizadas são: Arquitetura de Data Warehouse Empresarial (Enterprise Data Warehouse – EDW): é considerada a que suporta toda ou maior parte dos requisitos ou necessidades. Ela possui grande grau de acesso e a utilização das informações é para todos os departamentos de uma empresa.

Arquitetura Arquitetura de Data Mart Independente: é um DW projetado para uma unidade estratégica de negócios ou um departamento. Eles são fáceis de construir, porém envolvem altos custos, redundância de dados e não permitem uma visão global da empresa.

Arquitetura Arquitetura de Data Mart Dependente (Integrados): é um subconjunto criado a partir do EDW. Ele tem a vantagem de usar um modelo de dados consistente e apresentar dados de qualidade.

Modelagem Modelagem multidimensional que compreende um sistema baseado em recuperação que suporta acessos com alto volume de consultas Dados organizados de acordo com a preferência do usuário. Representação dos dados tem a estrutura de um cubo transmitindo a ideia de múltiplas dimensões.

Modelagem – Modelo de um cubo

Modelagem – Tipos de Estrutura Fatos: tabela central do modelo e contém os valores (numéricos) que se deseja analisar, geralmente, contendo um grande volume de dados. Dimensões: representam um aspecto do negócio que está sendo analisado. Medidas: : são atributos numéricos armazenados na tabela de fatos, que representam o desempenho de um indicador em relação às dimensões que participam desse fato.

Modelagem – Tipos de Modelo Esquema estrela:

Modelagem – Tipos de Modelo Esquema floco de neve:

Integração e Processos ETL A integração de dados compreende três grandes processos que, quando implementados corretamente, permitem que eles sejam disponibilizados a um conjunto de ferramentas de Extração, Transformação e Carga (ETL), análise e ao ambiente de data warehousing. Já os processos compreendem: acesso aos dados (a capacidade de acessar e extrair dados de qualquer fonte), federação de dados (a integração das visualizações de negócios em diversos data stores) e captura de alterações (com base na identificação, captura e entrega das alterações feitas nas fontes de dados da empresa).

Integração e Processos ETL Três etapas do processo ETL: Extração: coleta de dados dos sistemas de origem extraindo-os e transferindo-os para o ambiente de DW. Limpeza, Ajustes e Consolidação: é nesta etapa que realiza-se os devidos ajustes, podendo melhorar a qualidade dos dados e consolidar dados de duas ou mais fontes. Entrega ou carga dos dados: consiste em fisicamente estruturar e carregar os dados para dentro da camada de apresentação.

OLAP Conjunto de ferramentas e técnicas que permite realizar a exploração dos dados de um DW, utilizando os recursos de modelagem, análise e visualização de grandes conjuntos de dados. O OLAP ajuda a analisar de forma mais eficiente a quantidade de dados crescente armazenados pelas organizações transformando-os em informação. O OLAP possibilita que o usuário produza facilmente seus próprios relatórios e analise tendências e desempenho diariamente. Os sistemas OLAP oferecem uma alternativa aos sistemas transacionais, produzindo uma visão dos dados orientados à análise, além de uma navegação rápida e flexível.

Planejamento Na etapa de planejamento o escopo do projeto deve ser definido, sempre mantendo o foco no negócio. Deve ser escolhido o mecanismo de processamento de consultas (multidimensional, relacional ou ambos), considerando o desempenho desejado e o conjunto de funções de análise oferecidas Posteriormente, deve ser realizada uma análise da visão macro, para verificar como os projetos futuros serão integrados ao projeto inicial.

Levantamento A etapa de levantamento de necessidades é uma das mais importantes, pois nesta fase é possível identificar e priorizar as necessidades de informação que a organização necessita. É importante o envolvimento de analistas de sistemas, usuários, equipe de tecnologia da informação e DBAs durante esta fase, outra fonte que pode auxiliar o levantamento de dados são os relatórios gerenciais.

Modelagem A etapa de modelagem é considerada uma das mais importantes e é um dos fatores críticos de sucesso em um projeto de DW. Ela possibilita que o usuário obtenha as informações em uma forma muito próxima do seu entendimento, com várias perspectivas possíveis.

Projeto Físico e de banco de Dados Definição das estruturas lógicas do modelo dimensional Os seus relacionamentos Os índices Os atributos As regras de tabelas

ETL – Extract Transform Load Extração: Responsável pela coleta de dados do sistema e transferência destes dados para o ambiente Data Warehouse. Transformação: Responsável em realizar os devidos ajustes, podendo melhorar a qualidade dos dados e consolidar dados de duas ou mais fontes. Carga: Responsável por estruturar e carregar os dados para dentro da camada de apresentação.

Desenvolvimento Após adquirir dados e informações de diversas fontes e organizá-los em um data warehouse, inicia-se o desenvolvimento da solução de análise de negócios.

Teste e Homologação Ambiente alpha Teste diferentes de outras aplicações comerciais; Sensação de investigação; Detectadas algumas “anomalias” nos dados de produção; Ambiente de homologação (processo de validação); Simulações de volume e de processamento para avaliar o impacto da solução na produção.

Treinamento Workshop sobre a solução com diretor, o gerente e colaboradores da trabalham no setor onde será o foco do projeto. Possibilita alguns ajustes antes de entrar em produção.

Implantação Servidor ; Backup; Sistemas de monitoramento; Capacidade do sistema; Processos ETL acessarão bancos de dados de produção (base transacional).

Obrigado.