Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Plano “VISA na Atenção Básica”
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Seminário Internacional da Educação Profissional em
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Secretaria de Estado da Saúde
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
Ita de Cácia Aguiar Cunha
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Formação por competências
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Curso para Qualificação de Gestores do SUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
2ª OFICINA DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO DE RH DOS ESTADOS DIVISA - SESAB.
Atuação dos agentes de Controle Social
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Fundamentos de Vigilância Sanitária
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Transcrição da apresentação:

Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -

BREVE HISTÓRICO 2002-2003: Concepção inicial: profissionais de nível médio 2004-2006: Curso realizado em 29 DIRES 2008-2009: Revisão da primeira concepção Construção de novos módulos 2010: Projeto Piloto

APRESENTAÇÃO Proponente: Parcerias: Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA)‏ Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA) Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DVAST/CESAT)‏ Parcerias: Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH)‏ Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP)‏ Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS)‏

APRESENTAÇÃO O que? Para que?‏ Para quem? Processo formativo, realizado através de curso de aperfeiçoamento em nível locorregional. Para que?‏ Qualificar as equipes técnicas municipais de Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde Ambiental (VSA) para o desenvolvimento de suas ações, de forma integrada. Para quem? Equipes constituídas por trabalhadores do quadro efetivo da VISA e VSA das SMS, dos níveis superior e médio, incluindo os coordenadores dessas equipes.

JUSTIFICATIVA Necessidade de progressiva incorporação de novos conceitos e práticas pelas equipes municipais (processo de descentralização em saúde); Necessidade de valorização do desenvolvimento da consciência sanitária que ultrapasse o aspecto coercitivo da Vigilância; Necessidade de formação dos trabalhadores do SUS para o desenvolvimento de ações integrais, abrangendo a promoção, prevenção de riscos e agravos e proteção da saúde; Demanda expressa pelas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES) e pelas equipes técnicas municipais de VISA e VSA

CARGA HORÁRIA 160h de concentração 320 horas 160h de dispersão (sede Regional)‏ 320 horas 160h de dispersão (desenvolvimento de atividades práticas no município)‏

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Opção pedagógica: PROBLEMATIZAÇÃO O curso utiliza o serviço como local de aprendizado. Currículo por competências, não disciplinar e integrado

UNIDADES DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS) E CONTEÚDOS UNIDADE I: Processo saúde – doença Políticas públicas de saúde Modelo de atenção de vigilância à saúde Humanização em saúde UNIDADE II: Planejamento, gestão e avaliação em saúde Intersetorialidade Informação em saúde Legislações e normas técnicas Comunicação em saúde Educação em saúde

UNIDADES DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS) E CONTEÚDOS UNIDADE III: Trabalho em equipe Inspeção sanitária Poder de polícia Instrumentos legais do processo de trabalho da visa Interface VISA e VISAT Processo administrativo sanitário UNIDADE IV: VIGIÁGUA, VIGIAR E VIGISSOLO Interface VSA e VISAT Organização dos serviços de vigilância

ESTRATÉGIA OPERACIONAL - Reuniões integradas - Elaboração do material didático; - Seleção e capacitação de Instrutores; - Projeto Piloto 3ª DIRES – Alagoinhas Critérios: Maior número de profissionais efetivos e organização operacional da Regional.

para os alunos que obtiverem o resultado “apto”. CERTIFICADOS EFTS  nível médio EESP  nível superior para os alunos que obtiverem o resultado “apto”. Obrigatoriedade de freqüência de 75% da carga horária do curso, salvo os casos especiais de dispensa ou compensação de faltas previstas em lei.

CRONOGRAMA

Obrigada! 3351-1515 / 3270-5775 sesab.divisa@saude.ba.gov.br