CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA Fortaleza, 02/08/2011 Disponível em www.arturmotta.com
O Convite Sala de aula, planejamento, avaliação e atuação da coordenação pedagógica. Gestão escolar: função social e papel dos gestores. O papel da escola diante da comunidade em que está inserida.
Em síntese, o FOCO O papel social da escola se concretiza no trabalho da sala de aula, mediado por diferentes instâncias de gestão.
o papel social da escola? Qual seria, então, o papel social da escola?
A Escola precisa assumir seu papel de PROTAGONISTA no processo educativo de seus alunos. Proto = o primeiro, o principal. Agon = luta. Agonistes = lutador. Protagonista quer dizer, então, lutador principal, personagem principal, ator principal.
em que processo educativo? Lutadora principal em que processo educativo? O pleno desenvolvimento do aluno, Seu preparo para o exercício da cidadania e Sua formação para o mundo do trabalho.
Óbvio ??? E aquilo que nesse momento se revelará aos povos Surpreenderá a todos não por ser exato Mas pelo fato de poder tem sempre estado oculto Quando terá sido O ÓBVIO... Caetano Veloso
Pleno desenvolvimento do aluno Que desenvolvimento? Que plenitude? O que significa ser completo, inteiro, total e absoluto nos tempos atuais, naquela comunidade concreta em que a escola se insere?
Preparo para o exercício da cidadania Pertencer a um Estado Cidadania Formal Obedecer às suas Leis “direita” – excesso de intervenção Cidadania por Oposição ao Estado “esquerda” – defensor dos dominantes.
Preparo para o exercício da cidadania É algo que se faz através de vivências concretas de cidadania na Escola, HOJE.
Preparo para o exercício da cidadania Governante Potencial Bem comum Utopia Agir localmente e pensar globalmente
Formação para o mundo do trabalho carreiras estáveis e duradouras profissões que eram exercidas por toda a vida, após um tempo de estudos que nos dava as bases necessárias para isso
Tempo de instabilidade de possibilidades criativas e, ao mesmo tempo, de possibilidades criativas em termos de tempos, espaços e modos de trabalhar
Formamos nossos alunos para o trabalho futuro, do mundo pós-industrial, com uma economia baseada na informação e no conhecimento... ...ou para o mundo da Revolução Industrial, com uma economia baseada na máquina, na energia, na matéria-prima, na mão-de-obra e no capital?
O TRABALHO NA SALA DE AULA Índices e Estatísticas Importância relativa A Escola que chega até o aluno é aquela da experiência vivida na sala de aula
Nossa própria experiência nos mostra A experiência vivida na sala de aula conteúdos metodologias de trabalho avaliação Grande parte dos valores e fundamentos do que somos hoje.
metodologias de trabalho avaliação conteúdos Missão da SEDUC garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno, buscando o cuidado constante com a sua aprendizagem e o estímulo à sua permanência na escola.
Valores propostos pela SEDUC: qualidade, equidade, transparência, metodologias de trabalho avaliação conteúdos Valores propostos pela SEDUC: qualidade, equidade, transparência, eficiência, ética e participação. Importância da Formação Docente
EXPRESSIVO-COMUNICATIVA ESPECIALIDADE (conteúdos) SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL
Profissional Reflexivo Reflexão Individual Reflexão Coletiva Sobre as Práticas Conhecimento Teórico Conhecimento Técnico
Propondo um conceito para as diferentes instâncias de Gestão na Escola Utilização racional de recursos para atingir objetivos determinados, com eficiência e eficácia
Que racionalidade nos orienta? Uso RACIONAL ratio razão Que racionalidade nos orienta?
Pessoas não são recursos Os serviços que prestam, sim Como temos lidado com os recursos humanos?
OBJETIVOS DETERMINADOS Curto Prazo Missão da Escola Médio Prazo Longo Prazo
Para que Escola planejamos? Determinados Intencionalidade Participação Planejamento ESCOLA CONCRETA Para que Escola planejamos?
fazer o que deve ser feito Como fazemos essa relação ao lidar EFICÁCIA fazer o que deve ser feito Como fazemos essa relação ao lidar com as “coisas públicas”? EFICIÊNCIA fazer bem feito
A AÇÃO GESTORA SEGUNDO ESTE CONCEITO O gestor atual, mais do que o domínio técnico de sua área, apresenta capacidades e conhecimentos que permitem caracterizá-lo como um especialista em resultados, em mudanças e em gente.
Habilidades Relacionais Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Planejar Articular Desenvolver Mediar Controlar Coordenar Avaliar Capacitar
Habilidades Relacionais Habilidades Conceituais Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Habilidades Conceituais Para que? Por que? Em que bases
Habilidades Conceituais QUE NOS DÃO IDENTIDADE PESSOAL E INSTITUCIONAL Missão Institucional Visão Institucional Conjunto de Ações Conjunto de Valores QUE NOS DÃO IDENTIDADE PESSOAL E INSTITUCIONAL
Encerrando... Não existe o tempo: o que existe são memórias de lugares que foram significativos para nós... Bachelard Nossa narrativa de vida, portanto, resulta do conjunto dessas memórias... Que a Escola permita a todos a construção de uma narrativa de vida plena de realização pessoal, coletiva e profissional.
arturmotta@gmail.com Perguntas do Público