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Transcrição da apresentação:

Questionário as questões são respondidas por escrito. pode ser respondido (por indivíduo ou grupo) na presença do aplicador ou longe deste, quando enviado pelo correio. o respondente deve saber ler e escrever, no mínimo.

Escalas para Medir Atitudes Atitude é uma predisposição apreendida pelo sujeito para responder consistentemente, de maneira favorável, ou desfavorável, com respeito a um objeto, ou representação simbólica. Atitudes são indicadores de comportamentos e condutas.

Escalonamento tipo Likert Desenvolvido por Rensis Likert, no início dos anos 30. Consiste em um conjunto de itens apresentados em forma de afirmações, ou juízos, ante os quais se pede aos sujeitos que externem suas reações, escolhendo um dentre cinco, ou sete pontos de uma escala. A cada ponto de escala associa-se um valor numérico.

Escalonamento tipo Likert (cont.) O somatório dos valores indicará atitude favorável, ou desfavorável em relação ao objeto (ou representação) que se avalia. Exemplo: Objeto de atitude a ser medido: o voto Afirmação: Votar é uma obrigação de todo o cidadão responsável

Escalonamento tipo Likert Codificação das Alternativas Quando a afirmação é positiva (favorável) (5) Concordo totalmente (4) Concordo (3) Nem concordo, nem discordo (2) Discordo (1) Discordo totalmente

Escalonamento tipo Likert Codificação das Alternativas (cont) Quando a afirmação é negativa (desfavorável) (1) Concordo totalmente (2) Concordo (3) Nem concordo, nem discordo (4) Discordo (5) Discordo totalmente

Pode-se utilizar valores de 1 a 5 ou de -2 a +2 Uma pontuação é considerada alta, ou baixa, segundo o número de itens, ou afirmações. Por exemplo: se uma escala contém 10 afirmações, a pontuação mínima será 10, e a máxima 50. Atitudes favoráveis serão marcadas por somas próximas de 50, enquanto atitudes desfavoráveis estarão próximas de 10.

Alternativas de Escalas Likert “AFIRMAÇÃO” Concordo totalmente Nem concordo nem discordo Discordo Definitivamente sim Provavelmente Indeciso não Completamente verdadeira Verdadeira Nem falsa, nem verdadeira Falsa falsa As afirmações podem ter direção; favorável ou positiva e desfavorável ou negativa. A direção é fundamental para se saber como se codificam as alternativas de respostas.

Escalas de Diferencial Semântico Desenvolvida por Osgood, Suci e Tennenbaum, em 1957. Consiste em uma série de adjetivos extremos (bipolares) que qualificam um objeto de atitude, ante os quais se solicita a reação do respondente.

objeto de atitude: Gerente “x” Exemplo: objeto de atitude: Gerente “x” Justo: ____: ____: ____: ____: ____: ____: ____: Injusto O respondente coloca um X em uma das sete opções. Exemplos de adjetivos bipolares: grande - pequeno bonito - feio alto - baixo caro - barato rápido - lento perfeito - imperfeito agradável - desagradável acima - abaixo

Escalas de Diferencial Semântico Os pontos ou categorias, de escala podem ser codificados de +3 a -3 ou 7 a 1. Assim: Adjetivo favorável: ____: ____: ____: ____: ____: ____: ____: desfavorável: ou + 3 7 + 2 6 + 1 5 4 - 1 3 - 2 2 - 3 1 Nos casos em que os respondentes têm menor capacidade de discriminação, pode-se reduzir as categorias para cinco opções.

A apuração da atitude favorável, ou desfavorável, é semelhante à utilizada na escala Likert, somando-se os pontos de cada par de adjetivos. Para se chegar à versão final de escala de diferencial semântico será preciso realizar algumas sessões de pré-teste ou piloto, com um conjunto de respondentes, a fim de se proceder a correções e ajustes necessários.

Atividade Quatro grupos Elaborar questionário Aplicar 1 <-> 3 10 questões Aplicar 1 <-> 3 2 <-> 4 Tabular Apresentar