Farm. Rogério Hoefler Conselho Federal de Farmácia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Tecnologias em Saúde
Advertisements

Brasília– DF 20 de maio de 2013 Brasília– DF 20 de maio de 2013 Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Diretrizes estratégicas.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
Cursos Profissionalizantes
Melhora da Qualidade de vida;
Assistência Farmacêutica no SUS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
MISSÃO: formar professores de educação física
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
II FORUM NACIONAL DE PATENTES E MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO BRASIL: PATENTE COMO ALAVANCA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Brasília / Maio 2010.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Planejamento estratégico Confea/2009 Planejamento estratégico Confea/2009 Projeto Especial.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE Apresentação de Jean Daniel Peter
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE
Bens Públicos e Recursos Comuns
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Escola Nacional de Saúde Pública
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Atividade Notarial na atualidade Ubiratan Pereira Guimarães
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Panorama da Saúde no Brasil
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
FARMACOPEIA BRASILEIRA
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
Novos Medicamentos Oncológicos e o SUS
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
COMO AVALIAR A QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE? CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GESTÃO DE INOVAÇÕES Marina Mendes Ferreira Greciane Soares da Silva Renata Patrícia.
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
Seminário sobre o Papel dos Órgãos Sociais das Empresas Participadas pelo Estado Interação dos Gestores Públicos e Representantes do Estado com o IGEPE.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
CONITEC – DESAFIOS ISPOR – Brasília – Dez 2014.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Profa. Dra. Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Judicialização da saúde no Brasil: o problema e as respostas ao problema Daniel Wei Liang Wang.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO STF ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO SUS
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Transcrição da apresentação:

I Seminário Farmácia: Ciência e Tecnologia a favor da vida Conselho Federal de Farmácia Farm. Rogério Hoefler Conselho Federal de Farmácia Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF)

Ciência e Tecnologia a favor da vida Sumário Conselho Federal de Farmácia Regulamentação e fiscalização do exercício profissional Contribuições para o ensino farmacêutico Defesa do reconhecimento e da inserção do farmacêutico no SUS Outras contribuições para a PNM e PNAF Cebrim DCB Rename/FTN CPURM FT Anvisa - dispensação de medicamentos que requerem prescrição

Ciência e Tecnologia a favor da vida Conselho Federal de Farmácia Regulamentação e fiscalização do exercício profissional Res. nº 574/2013 - dispensação e aplicação de vacinas Res. nº 571/2013 - dispensação e controle de antimicrobianos Res. nº 570/2013 - genética humana Res. nº 570/2013 - serviços de oncologia Contribuições para o ensino farmacêutico Comissão de Ensino Farmacêutico - apoio ao MEC

Ciência e Tecnologia a favor da vida

Ciência e Tecnologia a favor da vida Comparação dos lucros médios dos maiores fabricantes de medicamentos dos EUA aos lucros médios das 500 maiores empresas (Fortune) (1954-2008; em milhões de dólares))Fonte: Fortune

Ciência e Tecnologia a favor da vida Estamos entrando em uma Nova Era de Inovação? Uma análise quantitativa dos novos fármacos introduzidos no mundo de 1961 a 2005.

Ciência e Tecnologia a favor da vida Medicamentos Inovadores? 28 anos de avaliação (la Revue Prescrire)   Julgamentos Nº medicamentos % Bravo 9 0,3 Um avanço real 81 2,4 Oferece alguma vantagem 255 7,7 Possivelmente útil 570 17,1 Nada novo 2098 63,1 Inaceitável 161 4,8 Julgamento reservado 148 4,5 TOTAL 3.322 ~100 NOTA: Novos produtos e indicações. Não inclui OTC, novas doses, formulações ou apresentações Fontes: Prescrire International april 2003; 12(64): 75 Prescrire International april 2009; 18(100): 85

Ciência e Tecnologia a favor da vida

Ciência e Tecnologia a favor da vida Pesquisa em Empresas Privadas Missão: geração de produtos e lucro. Natureza: pesquisa aplicada e desenvolvimento. Tempo para conclusão: curto prazo. Motivação: orientada por estudos de viabilidade, por novos mercados, riscos e potencialidades. Informações relevantes: protegidas por sigilo ou publicadas depois de assegurada a propriedade intelectual. Processo decisório: rápido e hierarquizado. Estrutura organizacional: eficiente e com equipes multidisciplinares. (Stal e Souza, 1998)

Ciência e Tecnologia a favor da vida Pesquisa em Universidades Públicas Missão: meio para formação de recursos humanos. Natureza: pesquisa básica (principalmente). Tempo para conclusão: longo prazo. Motivação: puramente intelectual. Informações relevantes: divulgação incentivada sem restrições (teses, dissertações e artigos). Processo decisório: lento e em colegiados. Estrutura organizacional: complexa e com equipes descentralizadas. (Stal e Souza, 1998)

Ciência e Tecnologia a favor da vida Informação Útil sobre Tecnologias em Saúde Independente: isenta de viés político ou mercadológico. Confiável: fundamentada nas melhores evidências, imparcial e atual, com completa transparência sobre autoria e financiamento. Comparativa: apresenta benefícios e riscos, comparativos, entre tratamentos disponíveis (e opção de não tratar), e fornece dados sobre prognóstico. Adaptada aos usuários: compreensível, acessível e culturalmente apropriada. (ISDB & MiEF, março 2009)

SBS Quadra 01 Bloco K Ed. Seguradoras 8° Andar Conselho Federal de Farmácia Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos Cebrim/CFF Contatos: SBS Quadra 01 Bloco K Ed. Seguradoras 8° Andar Brasília - DF Tel: (61) 3255-6550 cebrim@cff.org.br http://www.cff.org.br